26 C
Tomar

Em tempo de aniversário

Relacionadas

Tomar recebeu a 3 ª Mostra Internacional de Folclore dos Templários 

O Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, foi palco, na noite de quinta-feira, 24 de abril, de uma celebração da cultura...

Quercus denuncia descarga de esgotos urbanos sem tratamento na ribeira de Seiça

A Quercus denunciou, na quinta-feira, 24 de abril, a descarga de esgotos urbanos sem tratamento na ribeira de Seiça,...

Olaias da Av. Dr. Egas Moniz em Tomar foram abatidas

Cerca de uma dezena de olaias da Av. Dr. Egas Moniz foram abatidas na manhã desta quinta-feira, 24 de...

Tomar acolhe evento gratuito sobre marca pessoal para profissionais e empreendedores

A antiga Central Elétrica da Levada, em Tomar, vai acolher, no sábado, 26 de abril, das 16h às 18h,...

Requalificação Rua Dr. José Tamagnini em Tomar condiciona trânsito por 11 meses

  A Câmara Municipal de Tomar anunciou que a empreitada de requalificação da Rua Dr. José Tamagnini vai implicar importantes...

No 90.º ano de publicação semanal ininterrupta – Eis o Cidade de Tomar. Esta é a edição com que se comemoram os 90 anos de publicação semanal do Cidade de Tomar, fruto do arrojo e, talvez, sonho e ânimo, de um conjunto de cidadãos, naturais ou não de Tomar, que meteram ombros na criação de um projeto editorial. Donde, por isso, nasceu o Cidade de Tomar. Projeto de um jornal local com que se procurou a defesa de Tomar, suas freguesias e a área geográfica em que nos inserimos. Mais, como se escreveu no número 1 do Cidade de Tomar, … “ser este um propugnador, sincero, e consciente das realizações regionais” … “realizar uma crítica serena e construtiva, fora e acima dos diversos particularismos que enxameiam a vida contemporânea.”

Foi, como é hoje, um desafio que a mim, como Director, como para todos os Directores que me antecederam, se obrigaram na prossecução e defesa dos ideais que os fundadores desejavam.

E, assim, aqui chegámos neste março de 2025 sendo Cidade de Tomar um marco de defesa de Tomar; ou projeto jornalístico incómodo para alguns, mas com uma incomodidade muito própria e que defendo como tal. Um defensor das nossas Instituições e Entidades locais como o foram, ao longo dos anos, a defesa de um hospital; do nosso Rio e contra a peregrina ideia do desvio do seu curso para Fátima; a defesa da Festa dos Tabuleiros afastando-a de iniciativas que pouco, muito pouco, fazem, ou fariam, perigar a sua génese. Enfim, um marco tomarense.

É, por esta razão que longe estaria de decorridos, mais de 35 anos me manter como Director de Cidade de Tomar. Razão pela qual me permito recordar parte da carta que minha Mãe, uma das sócias da Empresa Editora Cidade de Tomar, viúva de um Fundador e filha de uma das primitivas sócias, me escreveu, em 8 de julho 1990, da Beira Baixa profunda, da Zebreira – Castelo Branco, ao ter conhecimento do falecimento de Romualdo Mela, este o Director que me antecedeu. E, escreveu minha Mãe, referindo-se a Romualdo Mela: “Não sabiam o que o Sr. Mela era para mim”, amizade e consideração também que tinha e, muitas vezes, me perguntava qual a opinião que eu tinha do jornal, o seu jornal, lembrando o nome de meu Pai (António Lopes) e também: “a sua opinião é muita válida para mim, incentiva-me.”

É, assim, caros leitores, este património que me cumpre defender, assegurando o seu futuro. Futuro este que não se possibilita sem o apoio daqueles que nos leem; nos que nos criticam; nos que acreditam no Cidade de Tomar com as suas publicidades e anúncios semanais; com o apoio dos sócios desta Empresa Editora Cidade de Tomar, Lda.

Mas, em tudo na vida há sempre um mas. Este, mas, tem um destinatário muito concreto – Cidade de Tomar só é possível, como o foi, é e será com o total apoio e sacrifício pessoal dos seus colaboradores directos. As suas e os seus funcionárias e funcionários, verdadeiro coração desta empresa. Daí, em primeira mão, vai para eles o meu muito obrigado.

Mas, outra vez o mas, em Romualdo Mela, recordo todos os Directores de Cidade de Tomar, muitos dos quais tive o privilégio de conhecer. Também para eles, neste número de aniversário o meu muito Obrigado por tudo o que conseguiram no reconhecimento de Cidade de Tomar.

Razão pela qual nesta edição de aniversário se conseguiu recuperar uma pequena parte de Cidade de Tomar, mesmo a fotografia de alguns dos seus fundadores. Pequena parte de espólio de Cidade de Tomar que a Empresa Editora se propõe dar a conhecer a todos aqueles que, em investigação ou por curiosidade, se pretendam inteirar do que foi Tomar ao longo dos seus últimos 90 anos. Projeto que estou certo vai dar os seus primeiros passos em cerimónia a ter lugar no próximo dia 17 de março com a assinatura de um protocolo englobando a nossa Câmara Municipal, a Associação Portuguesa de Imprensa, o Instituto Politécnico de Tomar e nós próprios. Projeto, naturalmente arrojado. Mas que, estou certo e convicto, os nossos Fundadores suportariam com ânimo e crença.

Bem-Hajam, pois, todos os que continuam a acreditar em Cidade de Tomar e a apoiar-nos com toda a amizade e veemência.

Tomar, aos 11 de março de 2025, neste número de aniversário do Cidade de Tomar.

António Cândido Lopes Madureira.
*Nota do Director

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Tomar recebeu a 3 ª Mostra Internacional de Folclore dos Templários 

O Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, foi palco, na noite de quinta-feira, 24 de abril, de uma celebração da cultura...

Quercus denuncia descarga de esgotos urbanos sem tratamento na ribeira de Seiça

A Quercus denunciou, na quinta-feira, 24 de abril, a descarga de esgotos urbanos sem tratamento na ribeira de Seiça,...

Olaias da Av. Dr. Egas Moniz em Tomar foram abatidas

Cerca de uma dezena de olaias da Av. Dr. Egas Moniz foram abatidas na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, na sequência da empreitada...

Tomar acolhe evento gratuito sobre marca pessoal para profissionais e empreendedores

A antiga Central Elétrica da Levada, em Tomar, vai acolher, no sábado, 26 de abril, das 16h às 18h, um evento gratuito dedicado à...

Requalificação Rua Dr. José Tamagnini em Tomar condiciona trânsito por 11 meses

  A Câmara Municipal de Tomar anunciou que a empreitada de requalificação da Rua Dr. José Tamagnini vai implicar importantes condicionamentos na circulação e estacionamento...

Festival da Juventude Solidário foi adiado

Devido ao falecimento do Papa Francisco, o Festival da Juventude que se iria realizar na noite do próximo sábado, 26 de abril, na Praça...
- Advertisement -

Mais notícias