21.8 C
Tomar
Início Site Página 9

Câmara de Tomar avança com proposta de Taxa Municipal Turística de dois euros por dormida

0
FIMI Drone Camera

A Câmara Municipal de Tomar vai avançar com a implementação da Taxa Municipal Turística, estando atualmente em preparação o respetivo regulamento, que será colocado em consulta pública antes de seguir para aprovação na Assembleia Municipal.

A proposta prevê a cobrança de dois euros por dormida nos diferentes estabelecimentos de alojamento do concelho. Segundo explicou o presidente da autarquia, Tiago Carrão, estão previstas algumas isenções, nomeadamente para peregrinos, crianças até aos 12 anos e visitantes com estadias superiores a cinco noites.

O autarca adiantou ainda que a expectativa do município passa por arrecadar cerca de 300 mil euros anuais com a aplicação da nova taxa turística.

Esta proposta mereceu voto favorável do Partido Socialista durante a reunião do executivo camarário desta segunda-feira, 18 de maio. Ainda assim, surgiram dúvidas relativamente aos mecanismos de controlo e verificação do pagamento da taxa, questão levantada pelo vereador Hugo Cristóvão.

Tomarense Ricardo Lopes distinguido como Treinador do Ano em judo adaptado

0

O tomarense Ricardo Lopes foi distinguido com o prémio de Treinador do Ano, na modalidade de judo adaptado, na terceira edição da Gala do Desporto e da Atividade Física do Município de Ourém.

O reconhecimento destaca o trabalho desenvolvido por Ricardo Lopes no Centro de Reabilitação e Integração de Ourém (CRIO), instituição dedicada ao apoio, educação e reabilitação de crianças e adultos com deficiência mental ou multideficiência.

– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal.

Centro Cultural e Recreativo da Torre assinalou 47.º aniversário com mais de 200 participantes

0
O Centro Cultural e Recreativo da Torre, em Casais, no concelho de Tomar, comemorou no passado domingo, 17 de maio, o seu 47.º aniversário com um almoço-convívio que reuniu mais de 200 pessoas entre associados, familiares e amigos da coletividade.

A celebração contou também com a presença do presidente do Município de Tomar, do presidente da Assembleia Municipal e do presidente da União das Freguesias de Casais e Alviobeira, Luís Freire.

Durante o encontro, os responsáveis pela associação destacaram a forte adesão da comunidade ao evento, sublinhando a importância do envolvimento dos associados e amigos na continuidade da atividade da coletividade.

Manuel Subtil

– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal

Ferreira do Zêzere celebrou 513 anos do Foral com homenagem a instituições e personalidades da freguesia

0

A Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere assinalou, no domingo, dia 17 de maio, o Dia da Freguesia, evocando os 513 anos da atribuição do foral à vila por D. Manuel I, ocorrido a 12 de março de 1513.

As comemorações iniciaram-se com o hastear das bandeiras, seguindo-se a sessão solene realizada nas instalações da Junta de Freguesia. Usaram da palavra o presidente da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere, Armando Cotrim, o presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, e o presidente da Assembleia Municipal, José Casanova, destacando a importância da data e o papel da comunidade no desenvolvimento da freguesia e do concelho.

Seguiu-se a atribuição das Medalhas de Honra da Freguesia às seguintes instituições e personalidades, em reconhecimento pelo seu contributo relevante para o desenvolvimento social, cultural, desportivo e comunitário de Ferreira do Zêzere: Casa do Povo de Ferreira do Zêzere; Sport Club Ferreira do Zêzere: Amélia Dias Ferreira Galinha e Maria de Lourdes Alves da Silva.

TEDxParque do Mouchão cancelado por conflito de datas

0

A organização do TEDxParque do Mouchão anunciou o cancelamento da edição agendada para sábado, 30 de maio, alegando dificuldades provocadas pela sobreposição de eventos e consequente inviabilidade financeira da iniciativa.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a organização explica que a data inicial do evento foi alterada de 9 para 30 de maio para evitar conflitos na agenda cultural. No entanto, refere que o reagendamento do Congresso da Sopa para o mesmo dia, devido às condições climatéricas, acabou por criar uma “sobreposição direta entre dois grandes eventos na cidade”.

Segundo os responsáveis, “a ausência do TEDxParque do Mouchão na agenda cultural impressa limitou também a divulgação da iniciativa, reduzindo significativamente a sua visibilidade junto do público”.

A organização sublinha ainda que, “tratando-se de um projeto voluntário e com recursos limitados, não foi possível assumir o risco financeiro de manter o evento na mesma data”. O adiamento acabou igualmente por ser descartado, uma vez que implicaria a construção de um novo programa.

No comunicado, a equipa reconhece ter cometido “erros” ao longo do processo, mas garante que foram feitos esforços para assegurar a realização do evento com a qualidade pretendida.

Os bilhetes adquiridos serão integralmente reembolsados, incluindo a taxa de processamento da plataforma, cujo custo será assumido pela organização.

O Jornal Cidade de Tomar contactou a autarquia para obter mais esclarecimentos, aguardando a sua posição em relação a este assunto.

– Notícia integral na próxima edição semana.

Tramagal, 2 – U. Tomar, 2

0

Pouco, pouco, poucochinho… A equipa tomarense não conseguiu melhor do que um empate, a dois golos, na visita ao também histórico Tramagal, nesta tarde de sábado, em jogo antecipado da 29.ª e penúltima jornada do principal campeonato distrital.

Má entrada do U. Tomar… castigada com um golo da equipa tramagalense, logo no minuto 10, pelo capitão Luís Ferreira.

A reação do unionistas… só deu frutos na segunda parte, por Miguel Neves, no minuto 53, e pelo capitão Siaka Bamba, já no minuto 77, na cobrança de uma grande penalidade.

Contudo, mesmo em vantagem no marcador e em número de jogadores em campo (Hugo Costa, na contestação ao penálti, viu o cartão vermelho direto), o U. Tomar não conseguiu segurar os três pontos! Uma nova grande penalidade, por suposta falta de Diogo Castanheiro sobre José Pedro, deu o segundo golo ao Tramagal: o ‘veterano’ Bruno Lemos bateu o jovem Afonso Marques e restabeleceu o empate.

A reação final dos unionistas não resultou e qualquer golo… e, assim, acabaram por deixar dois pontos em casa do último classificado!

Castelo do Bode 2030 debate turismo sustentável e náutica de interior em Vila de Rei

0

A Biblioteca Municipal de Vila de Rei recebeu, no dia 7 de maio, o encontro “Castelo do Bode 2030”, uma iniciativa centrada na discussão do turismo sustentável, da náutica de interior e do desenvolvimento territorial da região envolvente à albufeira de Castelo do Bode.

O evento reuniu representantes de autarquias, entidades regionais, associações e agentes turísticos, com o objetivo de definir estratégias para o futuro do território, apostando na valorização da náutica de interior, do turismo de natureza e da bioeconomia enquanto motores de desenvolvimento sustentável.

A sessão teve início com a reunião do Conselho Náutico da ENCB, durante a qual foram apresentadas várias estratégias e oportunidades de crescimento regional. Entre os temas em destaque estiveram a valorização da Estação Náutica de Castelo do Bode e os projetos desenvolvidos no âmbito do PROVERE Náutica Centro de Portugal.

Seguiu-se “Conversas Náuticas”, uma mesa-redonda moderada por Eunice Lopes, do Instituto Politécnico de Tomar, que contou com a participação de representantes dos municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Sertã, Tomar e Vila de Rei, além da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e da Associação de Empresários de Turismo de Castelo do Bode.

O encontro contou ainda com a presença de Bruno Gomes, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Nuno Catorze eleito primeiro presidente do Colégio da Especialidade de Medicina de Urgência e Emergência

0

O diretor do Departamento de Urgência e Medicina Intensiva da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), Nuno Catorze, foi eleito primeiro presidente do Colégio da Especialidade de Medicina de Urgência e Emergência da Ordem dos Médicos, assumindo a liderança do primeiro órgão técnico da nova especialidade médica em Portugal.

A eleição representa um marco na consolidação da Medicina de Urgência e Emergência enquanto especialidade autónoma, recentemente criada com o objetivo de reforçar a formação especializada e a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nas situações urgentes e emergentes.

Os Colégios da Especialidade da Ordem dos Médicos são responsáveis pela definição de critérios de formação, avaliação da idoneidade formativa, valorização científica e estabelecimento de referenciais de qualidade para o exercício médico.

Moradores pronunciam-se sobre projeto de requalificação urbana de um milhão de euros para o Casal dos Frades na Choromela

0

O Município de Tomar apresentou, ao final da tarde da passada terça feira, 12 de maio, o projeto de requalificação urbana previsto para a zona do Casal dos Frades, na Choromela, numa sessão aberta aos contributos dos moradores e população em geral. O investimento previsto para a futura empreitada ronda um milhão de euros.

A iniciativa decorreu no Café Cidade Nova e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, da vice-presidente Célia Bonet, da vereadora Sandra Cardoso, do vereador Samuel Fontes, de vários técnicos da autarquia e ainda do arquiteto Miguel Rodrigues, coordenador do projeto.

Durante a sessão foram apresentados os principais detalhes da intervenção prevista para aquela área residencial, permitindo igualmente a recolha de sugestões e opiniões por parte dos moradores.

Segundo a autarquia, o projeto contempla trabalhos de repavimentação, reorganização do estacionamento, requalificação dos acessos e criação de espaços destinados ao lazer e convívio para diferentes faixas etárias.

Referindo-se à intervenção prevista para o Casal dos Frades, Tiago Carrão destacou que a obra pretende melhorar a qualidade de vida numa das zonas habitacionais com maior densidade populacional da cidade.

O projeto, que já tem alguns anos, prevê a criação de um espaço infantil, uma pequena zona desportiva equipada com tabela de basquetebol e baliza de futebol, áreas de convívio, plantação de árvores e reorganização do estacionamento, procurando tornar o espaço mais funcional e agradável para os moradores.

– Leia a notícia completa na edição que já está nas bancas.

Apontamentos

0
É salutar ver que as notas que, semanalmente, escrevo para e edição de Cidade de Tomar são, no mínimo, lidas e, algumas, comentadas.

Saliento que o meu propósito é discutir Tomar e obter o contraditório sobre os assuntos dos mesmos apontamentos. Naturalmente que nem todos concordam com as minhas ideias. Ainda bem, porque, assim, outros apresentam o que entendem de Tomar; como se deve desenvolver; que medidas importa tomar; o que está bem ou mal, etc.

E, como tal, a Nota da semana, ao versar a polémica instalada sobre o parque de autocaravanismo, mais não era que um alerta aos poderes de governação do nosso Concelho… que outros poderão avançar com um parque em substituição do que existia. Recordo, para aqueles que o não sabem, que, não obstante o esforço do Dr. Gouveia Pereira, nos idos de 1960, o parque de campismo existente no Castelo do Bode, concelho de Abrantes, só não ficou no nosso concelho por razões que a razão desconhece.

Congratulo-me, hoje, com a reunião que, realizada em Vila de Rei, se debruçou sobre o turismo sustentável e náutica do interior. Iniciativa deveras importante para um conjunto de municípios e de empresários com intervenção no sector. Mais: com foco em trabalho do Instituto Politécnico de Tomar, o que permite concluir da sua valência em termos de sabedoria e da importância do mesmo nesta região do Pinhal Interior.

Mas pergunto: quando saberemos do estado de arte do Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo do Bode? Não será hora de nos elucidarem? De uma vez por todas, dar rumo à Ilha do Lombo e a outros projectos parados à espera do que outros decidem? De haver respeito por aqueles que, nesta área, do todo de Portugal suportam as agruras das decisões de outros? De usufruirmos de actividades náuticas saudáveis, quando os intervenientes se mostram responsáveis neste sector tão importante, potenciando o interior?

E deixo ainda outras questões: que destino para a Zona Industrial em Santa Cita? Qual o ponto de situação da reversão de lotes em que não houve instalação de promotores?

Por hoje são estes os pontos para reflexão, sendo que Cidade de Tomar se manterá firme, como ao logo dos anos tem sucedido, na defesa do que é nosso; porque Tomar merece.

O diretor,

António Cândido Lopes Madureira