A Festa Templária regressa a Tomar entre os dias 9 e 12 de julho com várias novidades. A apresentação oficial da nova edição decorreu no renovado Parque Urbano da cidade, espaço que será, pela primeira vez, o centro do evento.
Festa Templária regressa a Tomar em julho com nova Vila Medieval no Parque Urbano e entradas pagas
REGIÃO: Hippos da Golegã reforça aposta na formação e competição equestre
Segundo declarações do vice-presidente da Câmara Municipal da Golegã, Diogo Rosa, o centro recebe regularmente seleções nacionais, cavaleiros portugueses e equipas estrangeiras, acolhendo provas de disciplinas como dressage, saltos de obstáculos, equitação de trabalho e horseball.
Em 2025, o espaço recebeu competições em 25 fins de semana, contribuindo para a dinamização económica local, sobretudo nos setores da restauração, alojamento e comércio.
REGIÃO: Praia do Norte inspira nova coleção de selos dos CTT dedicada à Nazaré
Os CTT – Correios de Portugal lançaram na sexta feira, 22 de maio, uma nova coleção de selos personalizados inspirada na Praia do Norte, na Nazaré, destacando a forte ligação da vila ao mar, à pesca e ao fenómeno das ondas gigantes.
A emissão filatélica presta homenagem à identidade marítima da Nazaré e ao Canhão da Nazaré, fenómeno natural responsável pelas ondas que tornaram a localidade uma referência mundial no surf de ondas gigantes.
Vereadores da oposição criticam condições da Feira do Livro de Ferreira do Zêzere
Os vereadores da oposição na Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Hugo Azevedo e Alexandre Cruz, manifestaram publicamente preocupação com as condições das estruturas utilizadas na Feira do Livro do concelho, considerando que o evento continua a decorrer “sem dignidade” e aquém daquilo que o município merece.
Numa nota de imprensa enviada à comunicação social, os eleitos pelo PSD referem que têm vindo, desde 2022, a alertar em reuniões de Câmara para a falta de condições das estruturas instaladas no certame, lamentando que “nada tenha mudado” ao longo dos últimos anos.
Segundo os vereadores, continuam a ser utilizadas “simples estruturas metálicas com toldos em lona”, que classificam como desadequadas para um evento cultural desta natureza. Os autarcas apontam ainda a ausência de conforto, condições térmicas e qualidade estética, defendendo um maior investimento em estruturas “modernas, funcionais e condignas”.
- Notícia desenvolvida na próxima edição semanal.
Nas comemorações do 220.º aniversário do RI15
Com a dignidade que o aniversário merece e a organização que a Instituição Militar nos transmite, foram de enaltecer as comemorações do 220.º aniversário do Regime de Infantaria n.º 15, o conhecido RI15.
Creio, neste particular, haver desconhecimento do que é, hoje, uma unidade militar.
Para tal, apelo ao conhecimento e leitura, de entre outras intervenções, da expressão transmitida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Tiago Carrão, no acto de inauguração da exposição patente, até 21 de junho próximo, do que é o valor do Regimento de Infantaria n.º 15 e da sua afirmação em prol e defesa de uma comunidade. Intervenção que nos permitiu fazer sentir o que uma unidade militar, nas suas múltiplas funções, pode assumir.
Neste particular, faço apelo, entre outros, a que se releve o apoio prestado aquando da tempestade Kristin e da prontidão em que se colocou ao serviço de Tomar, e o dar a conhecer o seu histórico património. Mais: em dignificar Tomar nas múltiplas funções a que é chamado, o RI15, a intervir seja no teatro de missões de defesa e humanitária, seja, repito, na disponibilização do seu património.
Disponibilização a ser consagrada num protocolo comum Câmara-RI15 e Instituto Politécnico, porque a história de uma instituição merece ser preservada e dada a conhecer. Aliás, como está a suceder com o Cidade de Tomar na digitalização das suas edições ao longo dos seus 90 anos.
Repito: apelo a que se visite a exposição patente na Casa Vieira Guimarães. Apelo a que a comunidade educativa participe incentivando à visita e ao dar a conhecer o que é a Instituição Militar e uma unidade de Tomar. Apelo a que, não obstante o contraditório, haja um reconhecimento colectivo do RI15.
Hoje, os tempos são outros. O RI15 dos anos 60 e início dos anos 70 do século passado, como unidade mobilizadora para a Guerra do Ultramar, estão, muito felizmente, ultrapassados. Hoje, a missão do Exército assume vertentes bem diversas, e o conhecer o RI15, como unidade militar de que Tomar se pode orgulhar, deve merecer atendimento.
Conhecimento igualmente bem patente nas palavras proferidas pelo Sr. Brigadeiro General Paulo Pereira, Comandante da Brigada de Reacção Rápida, e pelo Sr. Coronel de Infantaria Paraquedista Victor Gomes, Comandante do RI15, que devo salientar no historial do ser uma unidade militar. Neste particular, termino saudando o facto de, na reorganização do todo das Unidades Militares, Tomar mereceu ser reconhecida ao manter o seu RI15.
Reconhecimento, aliás, histórico e bem patente no número único do jornal Thomar, de 2 de Fevereiro de 1902, cuja capa inserimos nesta edição do Cidade de Tomar. Edição de congratulação com o regresso do 15 a Thomar. Luta de muitos, porque o sentir de uma unidade militar vem de muitos anos.
Parabéns, por isso, ao RI15 neste seu ano de 220 anos de vivência com uma comunidade que o respeita.
Finalmente, e para a próxima Nota, deixo esta pergunta à Sra. Câmara: há na autarquia uma Comissão de Toponímia?
Carregueiros volta a celebrar as Festas em Honra do Divino Espírito Santo
A localidade de Carregueiros recebe, entre os dias 22 e 25 de maio, mais uma edição das Festas em Honra do Divino Espírito Santo, iniciativa que alia tradição religiosa, animação musical e momentos de convívio para a comunidade.
O programa inclui celebrações religiosas, atuações musicais, atividades populares e animação ao longo de quatro dias. Um dos pontos altos das festividades acontece no domingo, 24 de maio, com a realização do tradicional Cortejo dos Tabuleiros engalanados com flores naturais, iniciativa que mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da freguesia.
As festas arrancam na sexta feira, 22 de maio, com abertura dos festejos e animação musical, prolongando-se durante o fim de semana com concertos, baile, gastronomia e diversas atividades dirigidas à população.
Feira de Santa Iria: alguns espetáculos passam a ter entradas pagas
A Câmara Municipal de Tomar aprovou, na reunião de segunda-feira, 18 de maio, por maioria, os aspetos inerentes à realização da Feira de Santa Iria 2026. O evento decorre entre 16 e 25 de outubro e traz como novidade a instalação de uma tenda para concertos e a possibilidade de alguns espetáculos passarem a ter entradas pagas. A proposta contou com a abstenção dos vereadores do PS, que criticaram alterações ao modelo económico e comunitário do certame.
A proposta foi apresentada por Samuel Fontes, eleito pelo Chega, mas com pelouros atribuídos pelo presidente do executivo, Tiago Carrão, da coligação PSD/CDS. Segundo o vereador, a edição deste ano decorrerá “nos moldes habituais”, mantendo um layout semelhante ao das edições anteriores, embora com algumas alterações consideradas estruturantes pelo executivo.
De acordo com Samuel Fontes, esta solução permitirá oferecer “melhores condições para artistas e público”, garantindo igualmente a realização dos espetáculos independentemente das condições meteorológicas.
O vereador revelou ainda que está a ser estudado um modelo de entradas pagas para alguns concertos, cuja proposta concreta será apresentada posteriormente. “É nossa intenção que alguns concertos deixem de ser gratuitos e estamos a estudar, neste momento, o modelo de entradas pagas que, a seu tempo, será apresentado”, afirmou.
Durante a discussão da proposta, a vereadora socialista Filipa Fernandes considerou que, apesar de à primeira vista a feira parecer semelhante às edições anteriores, existe “uma mudança clara” no paradigma social e económico do evento.
Livro de José Micard Teixeira “Entre Muitas Verdades e Alguns Segredos” esteve em destaque em sessão do Clube de Literatura de Tomar
Bebé nasce em ambulância dos bombeiros no Entroncame
Um bebé nasceu ao início da tarde de sábado, 16 de maio, numa ambulância dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, depois de a mãe ter entrado em trabalho de parto junto ao pavilhão desportivo municipal da cidade.
A família tinha-se deslocado de Lisboa ao Entroncamento para acompanhar a filha mais velha numa competição desportiva que decorria no local. No entanto, pelas 13h50, foi dado o alerta para os bombeiros devido ao estado de Francisca, que já se encontrava em trabalho de parto avançado.
Escola Secundária Jácome Ratton celebrou 142.º aniversário com inauguração de novo centro tecnológico
A Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar, assinalou na manhã desta segunda feira, 18 de maio, o seu 142.º aniversário com várias iniciativas comemorativas, destacando-se a inauguração do novo Centro Tecnológico Especializado (CTE) de Informática, um investimento de cerca de 600 mil euros financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O novo espaço pretende reforçar a aposta da escola na inovação tecnológica e no desenvolvimento de competências digitais dos alunos, através da modernização de equipamentos e infraestruturas.
Segundo explicou Paulo Macedo, o projeto incidiu sobretudo na renovação tecnológica das salas já existentes. “Substituímos todo o equipamento que tínhamos por equipamento topo de gama e o mobiliário também foi renovado”, afirmou o responsável.
O diretor do Agrupamento de Escolas Templários destacou ainda a instalação, no auditório da escola, de uma câmara preparada para transmissão de eventos online. “Temos agora equipamentos topo de gama na escola para toda a comunidade”, acrescentou.
As cerimónias oficiais começaram com o hastear das bandeiras da escola e de Portugal, acompanhadas pelos respetivos hinos. Seguiu-se o tradicional momento de celebração do aniversário, com o cantar dos parabéns, e uma visita ao núcleo museológico da escola.









