Leões de Tomar conseguiram impor a sua maior qualidade… e estão apurados para a Final-4 da Liga Europeia

0
2270

Confirmado! Os leões de Tomar venceram, no passado sábado, no recinto do La Vendéenne (em La Roche Sur Yon), por claro 2-4, e garantiram presença na Final-4 da Liga Europeia.

Um empate chegava para a equipa tomarense assegurar a passagem à fase final da competição. O primeiro lugar no Grupo A também ainda era possível; para isso acontecer, era preciso vencer em França e que o H. Trissino (já apurado) perdesse no recinto do Amatori Lodi.

Depois de uma fase inicial de algum atrevimento dos franceses, os pupilos de Nuno Lopes assumiram o comando… e colocaram-se em vantagem no minuto 15: Ivo Silva intercetou um passe e Caio, em forte remate da esquerda, abriu o marcador.

O número 8 leonino aumentou a contagem (0-2) volvidos quatro minutos, desta vez em finalização do lado direito, sem hipóteses para o guardião tomarense Carlos ‘Carlitos’ Silva.

Lucas Honório, em remate frontal, bateu Luís Mateus logo no segundo minuto da etapa complementar, acentuando a diferença no marcador. Mas a equipa francesa respondeu passados apenas sete segundos, por Erwan Debrouver, numa finalização na área.

Mas estes primeiros 15 minutos da segunda parte foram difíceis para o Sp. Tomar/IPT, que, além de outras situações de perigo para a sua baliza, foi acumulando faltas… E, no minuto 37, chegou à décima: na cobrança do castigo, Stanislas Vankammelbecke atirou forte… Francisco Veludo estava no caminho da bola!

A equipa leonina, com mais ou menos dificuldades, conseguiu suster a reação do adversário… e Tomás Moreira, à entrada dos últimos três minutos, em lance individual (da esquerda para zona frontal), acabou com a dúvidas ao apontar o quarto golo (1-4).

Nathan Gefflot, a 45 segundos do final, fixou o resultado em 2-4.

Com a vitória no recinto do Amatori Lodi, por 2-3, o H. Trissino somou 14 pontos e garantiu o primeiro lugar no Grupo A. Os leões de Tomar somaram 12 pontos (três vitórias e três empates) e ficaram na segunda posição.

Valongo e H. Sarzana foram os dois primeiros classificados do Grupo B.

A Final-4 da Liga Europeia de hóquei em patins desta época vai ser disputada em Torres Novas, no agora denominado Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, nos dias 14 e 15 de maio.

Nas meias-finais, no dia 14, haverá um encontro entre as duas equipas portuguesas: Sp. Tomar/IPT-Valongo. A outra meia-final será italiana: H. Trissino-H. Sarzana. Os vencedores vão encontrar-se no dia seguinte, 15, na grande final.

O próximo desafio do Sp. Tomar/IPT no campeonato nacional está agendado para… a Sexta-feira Santa, pelas 17.00 horas, frente ao Valongo, a contar para a jornada 21.

Recorde-se, ainda, que a viagem a Braga, da jornada 22, foi entretanto adiada para 27 de abril.

Foto: La Vendéenne Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here