U. Tomar foi mais consistente e esclarecido no ataque, construindo um resultado histórico em Torres Novas

0
3434

Goleada no clássico do norte do distrito! A equipa principal do U. Tomar construiu um resultado histórico (1-5), no passado domingo, no terreno do vizinho Torres Novas, num embate da jornada 25 do campeonato distrital de futebol.

Os unionistas, que, sobretudo (porque o Rio Maior não vacila…), lutam por consolidar o segundo lugar na competição distrital, adiantaram-se logo no minuto 6, por Fábio Vieira: o central (depois de um ressalto…) finalizou na pequena-área, na sequência de um canto na direita.

A reação torrejana, mesmo dando algum trabalho a Ivo Cisto, resultou em apenas uma situação de golo: Tiago Prates cobrou um livre na esquerda e a bola, depois de passar por cima do guarda-redes unionista, acabou por… embater na trave!  

No outro lado, após cruzamento de Guilherme Graça da esquerda, Chrystian Pedroso finalizou… rente ao poste direito!

Sempre à espreita de uma oportunidade, o U. Tomar reforçou a vantagem no minuto 37: Pedro Pires antecipou-se (fora da grande área) ao guardião Rui Pereira e, de cabeça e com a baliza escancarada, elevou para 0-2.

O terceiro golo unionista surgiu logo na fase inicial (50’) do segundo tempo: o costa-marfinense Siaka Bamba desmarcou-se na direita e serviu Chrystian Pedroso, que, na zona frontal, depois de uma primeira defesa de Rui Pereira, atirou para o fundo da baliza.

Mas o Torres Novas marcou volvidos apenas três minutos: Filipe Cotovio derrubou Cláudio Major na área e, na consequente grande penalidade, Tiago Prates reduziu para 1-3.

Com grande espírito de grupo e entreajuda, os pupilos de Filipe Pinto conseguiram travar a reação do adversário… e, no minuto 69, Siaka Bamba, na cobrança de um livre frontal (excelente execução… colocando a bola no ângulo superior direito), repôs a diferença no marcador: 1-4.

Mas a equipa torrejana não se entregava e, volvidos seis minutos, num cruzamento da direita, a bola… passou a rasar o poste esquerdo da baliza de Ivo Cristo!

A goleada unionista (que, com melhor definição no passe, podia ter sido ainda mais expressiva…) ficou completa já sobre o minuto 90: em mais um contra-ataque, João Marchão surgiu sozinho na esquerda e, frente ao guarda-redes, rematou forte e certeiro: 1-5.

Com este triunfo, o 19.º neste campeonato (mais um empate e cinco derrotas), o U. Tomar ficou mais perto de assegurar o segundo lugar (e o consequente apuramento para a Taça de Portugal da próxima época), pois, a cinco jornadas do final, tem 11 pontos de vantagem sobre o Fazendense (venceu, por 0-1, em Abrantes).

Contudo, o líder Rio Maior (ganhou, por magro 0-1, no terreno do aflito U. Almeirim) leva também avanço significativo: seis pontos (e ainda vantagem no confronto direto com a equipa tomarense).

Na luta pela manutenção, o Atl. Ouriense amealhou três pontos preciosos em Salvaterra de Magos (1-4), tal como o Ferreira do Zêzere, em casa, diante do Glória do Ribatejo (2-0).

A próxima jornada (26) está agendada para 30 de abril…

Foto: Jorge Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here