Tomás Santos, atual campeão nacional de motocross na categoria de 85cc, apresentou-se à comunicação social na passada terça feira, em Tomar. O piloto tomarense, de 13 anos, reuniu, na Várzea Grande, a família, amigos, patrocinadores, representantes da Federação de Motociclismo de Portugal e da Câmara de Tomar – o vice-presidente Hugo Cristóvão e a vereadora do Desporto, Filipa Fernandes.
Recorde-se que o município tem sido (e vai continuar, agora de forma “significativa”) parceiro de percurso (ainda curto mas já recheado de títulos) do campeão da KTM (moto).
Carlos Rodrigues, presidente da Junta de Asseiceira, também esteve presente, pois Tomás é natural daquela freguesia.
Hugo Cristóvão destacou as qualidades do jovem tomarense: “Ele já é um campeão e queremos que continue a ser e a trabalhar arduamente, mantendo a humildade. É um jovem com excelentes valores e isso é cada vez mais importante nestes tempos que vamos atravessando no desporto”.
Tomás Santos não esqueceu quem o tem ajudado e prometeu empenho para continuar o percurso vitorioso: “Vou lutar para revalidar o título de campeão nacional. Este ano, temos um novo projeto – disputar o Campeonato da Europa. Agradeço à Câmara de Tomar, a todos os meus patrocinadores, à família… que é uma ajuda fundamental neste desporto. Vou continuar a trabalhar arduamente, melhorar a cada dia. Este ano não foi fácil… mas trabalhámos e levámos o título para casa, para Tomar”.
Cinco provas (uma delas em Portugal, em Fernão Joanes, concelho da Guarda) compõem o Campeonato da Europa deste ano. A primeira será nos dias 23 e 24 de abril, em Itália (zona de Milão).
Ficam apurados para a final (na Rep. Checa) os 10 primeiros classificados de cada um dos quatro grupos (portanto, um total de 40 pilotos).
Nélson Epifânio, padrasto e mentor do Tomás Santos, adianta que, para já, o propósito é “tentar apurar-se para a final”.
O jovem piloto tomarense, antes deste título de 85cc, foi ainda campeão de 50cc e de 65cc (dois anos), além de outras conquistas nacionais e regionais.