Sete atletas do U. Tomar alcançaram marca de qualificação para o Campeonato Nacional de Juvenis em Pista Coberta, que, organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo, decorreu no fim de semana de 5 e 6 de fevereiro, em Braga. Este evento é um dos mais aguardados pelos jovens atletas, uma vez que se trata maior competição sub-18 a nível nacional. Ou seja, onde estão reunidos os melhores atletas de cada disciplina.
Como é hábito, os atletas tomarenses entraram nestes campeonatos… com a convicção de que podiam ‘batalhar’ contra os melhores. Destaque, naturalmente, para a conquista de três medalhas: Tiago Costa sagrou-se vice-campeão nacional de salto com vara, estabelecendo um novo recorde pessoal de pista coberta, ao transpor a fasquia a 3,75m.
Na segunda jornada, Tiago voltaria a subir ao pódio, desta feita na terceira posição, fruto da excelente participação na prova de 60 metros barreiras, onde voltou a melhorar o seu máximo pessoal para 8’’48.
Medalha de bronze que foi também alcançada por Rodrigo Martins (repetindo o terceiro posto nos campeonatos de juvenis da época transata, mas de ar livre) na distância de 3000 metros, batendo o seu recorde pessoal ao concluir as 15 voltas à pista em 9’02’’63.
Na quarta posição, também com uma brilhante prestação, e um novo recorde pessoal na ‘bagagem’, ficou Rita Silva, na prova de 3000 metros marcha, baixando pela primeira vez a barreira dos 17 minutos ao terminar a distância em 16’55’’47.
Marisa Nunes também foi finalista, na prova de triplo salto: alcançou um fantástico sexto lugar, com o melhor salto a atingir os 10,56m.
João Ferreira participou nas provas de 1500 e 3000 metros: nesta última, um infortúnio acabou por levar o atleta unionista a ser desqualificado; no entanto, na primeira distância terminou na nona posição, com o registo cronométrico de 4’22’’44.
Continuam, assim, os atletas do U. Tomar na senda das medalhas… nacionais!
SA UFCIT