Três jogos… e sete pontos! O Sp. Tomar/IPT somou a segunda vitória (a juntar ao empate na jornada de abertura) no principal campeonato nacional de hóquei em patins ao bater o Paço de Arcos por 3-1, subindo ao terceiro lugar da tabela classificativa – em igualdade pontual com o segundo, o Sporting, e a dois pontos do novo líder, o FC Porto.
No entanto, não foi fácil quebrar a ‘muralha’ defensiva da equipa da ‘Linha’. A equipa tomarense teve mais posse de bola e finalizações, mas só na segunda parte conseguiu bater os guarda-redes Diogo ‘Matraco’ Rodrigues e José Silva.
Na primeira parte, entre outras oportunidades criadas pelos leões de Tomar, Ricardo ‘Caio’ Oliveira dispôs de um livre direto (por cartão azul a Diogo Alves) quando estava já a decorrer o minuto 20: na cobrança do castigo, o internacional português… atirou ao lado!
Idêntica situação (cartão azul a Tomás Moreira) aconteceu, para o Paço de Arcos, no último minuto antes do descanso: Francisco Veludo travou a bola no remate forte de João Sardo.
Por isso, a equipa de Nuno Lopes acabou a primeira parte e começou a segunda com menos um elemento… mas sem consequências no resultado! Já com cinco jogadores em campo, os leões chegaram à décima falta no minuto 29: na cobrança do livre direto, o jovem Bruno Frade… também finalizou ao lado!
O mesmo aconteceu, volvidos dois minutos, a Guilherme Silva, na cobrança de uma grande penalidade (falta sobre Lucas Honório).
Uma falta do guardião Matraco (cartão azul) sobre Lucas, logo no minuto imediato, levou Rúben Sousa para a marca de livre direto: o número 66 atirou ao poste… e depois, na insistência, permitiu a defesa a José Silva (passou pelos escalões de formação do Sp. Tomar).
Filipe Almeida abriu finalmente o marcador, já no minuto 35, num excelente remate cruzado, da esquerda.
Depois de mais três cartões azuis, para Matraco, Lucas Honório e João Sardo (com o jogo parado…), por demasiada impetuosidade, o capitão Ivo Silva marcou o segundo (2-0) no minuto 38, em remate frontal, após passe da direita.
Lucas Honório, no minuto 42, num livre direto (cartão azul a Filipe Fernandes), não conseguiu bater Matraco. Mas, volvido apenas um minuto (43’), em igual situação (cartão azul a João Sardo, por simulação), Tomás Moreira, na insistência (após defesa do guarda-redes), elevou para 3-0.
O resultado ficou definido a pouco mais de 30 segundos do final, por Filipe Fernandes, na cobrança de mais um livre direto (cartão azul a Filipe Almeida).
Vitória justa da equipa tomarense (com o guardião Francisco Veludo novamente em excelente nível…), embora seja também necessário realçar a excelente réplica do regressado e aguerrido Paço de Arcos.
Na próxima jornada, agendada para 5 de outubro, a equipa tomarense visita o campeão Sporting (15h00). No sábado, dia 9, recebe o Parede (18h00).
Outros resultados desta jornada 3: Ó. Barcelos-Turquel, 7-2; FC Porto-Sp. Marinhense, 15-3; Oliveirense-Sporting, 2-2; H. Braga-Parede, 2-3; Valongo-Benfica, 5-3; Sanjoanense-Juv. Viana, 5-6.