EPAL adjudica construção de central hidroelétrica da ETA da Asseiceira

0
3524

                   

A EPAL avançou com um investimento de 5 milhões de euros na construção de uma central que permite produzir energia nas tubagens que transportam água potável para Lisboa, sendo a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) do mundo 100% autossustentável em energia sem recurso a painéis fotovoltaicos. O investimento, previsto no Programa EPAL 0% Energia que tem como objetivo atingir, até 2025, a neutralidade energética.

A central hidroelétrica da ETA da Asseiceira produzirá energia elétrica turbinando a água nas condutas que transportam água para Lisboa, permitindo que a ETA atinga a neutralidade energética assim como a Estação Elevatória (EE) de Castelo do Bode o que, para além dos benefícios ambientais e económicos, permite aumento da resiliência face a tempestades dado que a alimentação à ETA e à EE de Castelo do Bode será feita através de linha privativa instalada no subsolo.

No âmbito do projeto EPAL 0% Energia encontram-se já em concurso diferentes investimentos como a empreitada de aumento de eficiência energética (2.2 milhões de euros) e mini hidroelétrica de 1.5 MW (4.9 milhões de euros) da ETA de Asseiceira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here