31.8 C
Tomar
Início Site Página 549

Novo leilão da fábrica de papel do Prado marcado para 12 de março

0

Já há data para o novo leilão da Fábrica do Prado: dia 12 de março depois de o anterior – tal como noticiámos – ter sido suspenso devido a uma guerra entre leiloeiras. Vai ser a leiloeira LeiloSeabra a avançar novamente com o leilão, mantendo o valor base de 2
milhões e 750 mil euros, um valor mais baixo do que na primeira tentativa de venda, através da leiloeira Domus Legis, que era de 3 milhões e 60 mil euros. Até agora a proposta mais alta é
de 1 milhão e 770 mil euros.

O leilão, que abrange os bens imóveis e móveis distribuídos por 194 lotes, realiza-se pelas 15 horas na própria fábrica, situada a cerca de seis quilómetros de Tomar.

Os bens imóveis são compostos por uma parte urbana – edifícios destinados a fabricação, oficinas, armazéns, arrecadações, escritórios, refeitório, posto médico, capela, com área

coberta de 25.465,00 m2, e logradouro com área de 31.215 m2 – e a parte rústica composta por terra de pastagem, oliveiras, cultura arvense de regadio de terreno estéril, mato, mata,
pinhal, eucaliptal, cultura arvense, construções rurais, leito de curso de água, com área de 54.910 m2.


A fábrica de papel do Prado parou de laborar no dia 30 de junho de 2017, depois de mais de 200 anos de funcionamento. Deixou no desemprego mais de 70 trabalhadores.

Bombeiros de Tomar comemoram aniversário com a garantia que vão continuar a ter elementos voluntários

0
Foto: CMT

Como habitualmente, os Bombeiros Municipais de Tomar aproveitaram o feriado do Dia da Cidade, no domingo 1 de março, para comemorar o seu 98.º aniversário. A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, aproveitou a ocasião para dar conta de alguns números relativos aos investimentos feitos. “Quero deixar bem claro: é para continuar a ser um corpo de bombeiros misto (municipais e voluntários). Quem dedica o seu tempo para estar ao serviço em prol do outro, continua e continuará a fazer parte do corpo de Bombeiros Municipais de Tomar”, vincou a autarca. Anabela Freitas referiu ainda que as sucessivas alterações legislativas sobre corpos de bombeiros “não dão resposta cabal” às necessidades específicas.

A presidente da Câmara de Tomar disse ainda que não se compreende a diferença de financiamento para corpos de bombeiros municipais e mistos que têm a mesma missão. E, salientou, o investimento que tem vindo a ser feito para dotar o corpo de bombeiros de meios, quer operacionais quer humanos. “Ao longo dos anos foi feito um esforço financeiro para dotar o corpo de bombeiros. Permitam-me recordar: aquisição de três novas ambulâncias de emergência pré-hospitalar, aquisição de um veículo de combate a incêndios, formação de 12 bombeiros com o curso de tripulante de ambulâncias de socorro, formação das 2 equipas BREC (Busca salvamento em estruturas colapsadas), remodelação do quartel dos bombeiros e isto só para dar alguns exemplos”, anuiu.

  • Leia a notícia desenvolvida na próxima edição semanal do Jornal “Cidade de Tomar”

Dia de Tomar assinalado com apelos à coesão territorial

0

A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, apelou à coesão territorial naquele que foi o discurso mais aplaudido nas cerimónias do 1 de março, decorridas na manhã de domingo, no Cine-Teatro Paraíso, dia em que se assinalaram os 860 anos do início da construção do Castelo Templário. Na sessão extraordinária de assembleia municipal, usaram da palavras os representantes dos partidos neste órgão. “Há algo em comum com as batalhas do passado: a defesa do território. Já, por diversas vezes, me ouviram dizer que temos que trabalhar em rede e abandonar a mentalidade do orgulhosamente sós. Tomar não é uma ilha isolada. Por isso, é importante que as dinâmicas territoriais sejam conjugadas, estejam interligadas e sejam complementares”, disse.
A autarca recordou aos seis eixos estratégicos que se pretendem para Tomar nos próximos 10 anos, aprovados em assembleia municipal: “deve ser central, cultural, criativo, inovador, com qualidade de vida e cosmopolita”. Anabela Freitas lamentou ainda que muitas vezes Tomar seja referenciado por motivos negativos motivados por questões políticas. Referiu-se ainda à posição favorável que tem em relação ao aeroporto de Tancos sublinhando que, enquanto infraestrutura militar, seja mais aproveitado e valorizado para esse fim. Pediu ainda que se pare de denegrir da cidade e concelho, criticas que têm muitas vezes apenas o fim de atingir pessoas. “Nunca ninguém, em lado nenhum, me vai ouvir falar mal de Tomar”, rematou.

  • Leia a reportagem desenvolvida na próxima edição semanal

Coronavírus: DGS alerta para medidas a tomar

0

Às crianças, jovens e adultos que regressem de uma área com transmissão comunitária ativa do novo coronavírus, como o Norte de Itália, China, Coreia do Sul, Singapura, Japão ou Irão, a Direção-Geral da Saúde informa que à data, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não existem restrições à sua estadia no nosso país.

No entanto, aconselha-se, nos próximos 14 dias:

• Estar atento ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória;

• Medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar os valores;

• Verificar se alguma das pessoas com quem convive de perto, desenvolvem sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória);

• Caso apareça algum dos sintomas referidos (no próprio ou nos seus conviventes), não se deslocar de imediato aos serviços de saúde;

• Telefonar para o SNS24 (800 24 24 24); • Seguir as orientações do SNS24.

Recomenda-se também:

• Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos; 

• Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos ou as refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas; 

• Usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool; 

• Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar; 

• Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida; 

• Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos; 

• Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;

• Evitar permanecer em locais fechados e muitos frequentados nos 14 dias após o regresso;

• Evitar contacto físico com outras pessoas durante 14 dias após o regresso.

A evolução da situação pode ser acompanhada em www.dgs.pt 

Estas medidas enquadram-se na Emergência de Saúde Pública Internacional declarada pela OMS, na sequência da epidemia por um novo coronavírus. Os Países aumentaram a sua vigilância para diagnosticar rapidamente possíveis novos casos de COVID-19.

Abrantes: TAGUS realiza a 4 de março uma sessão sobre requisitos legais para Produtores e Artesãos com ASAE

0

Com o intuito de sensibilizar e esclarecer os produtores locais e artesãos de Abrantes, Constância e Sardoal sobre os requisitos legais para a sua atividade económica, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está a organizar uma sessão de esclarecimentos para dia 4 de março, às 18h, na sua sede.

Esta iniciativa é gratuita e dirige-se aos pequenos produtores agroalimentares e artesãos. A sessão, com duração de cerca de hora e meia a duas horas, irá abordar questões, como a rotulagem dos géneros alimentícios de produção artesanal, licenciamento das instalações de produção, letreiros e dísticos a afixar em função da modalidade de venda praticada, entre outros.

A sessão contará com a presença da entidade nacional, que tem por missão a fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora do exercício das atividades económicas, a ASAE. Para participar nesta formação, deve ter intenção ou já ter atividade aberta na área dos produtos agroalimentares ou do artesanato num dos concelhos de intervenção da TAGUS, Abrantes, Constância ou Sardoal e inscrever-se através do sítio na Internet em www.tagus-ri.pt.

Esta pequena sessão de esclarecimentos sobre requisitos legais, na sede da TAGUS, no antigo edifício do GAT, está integrada na estratégia territorial, da Associação de Desenvolvimento Local, de valorização e promoção do que é produzido no Ribatejo Interior. E surge no âmbito do DLBC Rural (Desenvolvimento Local de Base Comunitária), através do eixo Reforçar a capacitação institucional das entidades regionais (CAPACITAR), do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO2020), incluído no Portugal 2020, e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.

Tarifário do Parque de Estacionamento atrás da Câmara sofre atualização

0

O tarifário do Parque de Estacionamento da Praça da República vai ser atualizado a partir do dia 1 de Março, na sequência de deliberação de Câmara que tem como objetivo garantir a rotação de estacionamento neste parque tendo em conta o substancial aumento da procura que se tem verificado. A prioridade da autarquia é permitir que o P1 continue a garantir lugares para quem precise de utilizar por tempo reduzido o comércio ou serviços do centro histórico, nomeadamente o balcão único municipal.

Por isso, a primeira meia hora vai continuar a ser gratuita, incidindo os aumentos nos períodos mais alargados. Por outro lado, o P2 – Parque de Estacionamento do Estádio Municipal vai manter o tarifário em vigor, uma vez que tem uma oferta de lugares superior e está mais direcionado para o estacionamento de longa duração.

Assim, primeira meia hora continuará gratuita, o estacionamento por 45 minutos custará 20 cêntimos e por uma hora 40 cêntimos. A partir da segunda hora, cada hora terá o custo de 1 euro.  O bilhete diário (24 horas) importará em 6 euros e o noturno (das 19 às 10 horas) em 3 euros.

A avença 24 horas (para todos os dias do ano) custará 70 euros para ligeiros e 35 para motociclos; a diurna (todos os dias das 8 às 20 horas) 60 euros para ligeiros e 30 para motociclos; e a noturna (de segunda a quinta-feira das 18 às 9 horas e das 18 horas de sexta-feira às 9 horas de segunda-feira) 30 euros para ligeiros e 15 para motociclos.  Quanto à avença de residentes (24 horas por dia), terá um custo de 45 euros para ligeiros e 22,50 para motociclos.

Central Elétrica de Tomar vai abrir ao público a partir de 1 de março

0

Localizado no Complexo Cultural da Levada, o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar vai abrir as portas ao público no Dia da Cidade, após a inauguração oficial que decorrerá na véspera.

Integrado nos Dias de Thomar (evento comemorativo das duas efemérides mais importantes do concelho: a elevação a cidade em 1844 e a fundação do castelo em 1160), o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar será aberto ao público no domingo, dia 1 de março, a partir das 10 horas da manhã, depois de ser oficialmente inaugurado na véspera.

Com este projeto museológico da responsabilidade do Município de Tomar, desenvolvido na continuação das ações de reabilitação e requalificação daquele espaço, a Central torna-se a primeira unidade industrial do Complexo Cultural da Levada de Tomar a abrir as portas ao público, dando formalmente início ao seu novo uso cultural.

Dotado nesta primeira fase de uma exposição de longa duração, que apresenta e reflete a memória daquele equipamento industrial nas suas diferentes dimensões materiais e imateriais, o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar pretende proporcionar a apresentação e interpretação de diferentes equipamentos de produção de energia elétrica, assim como a história da eletrificação em Tomar.

Este equipamento recordará que a Central Elétrica de Tomar, inaugurada a 1 de julho de 1901, surgiu com o propósito de fornecer eletricidade às 100 lâmpadas de 16 velas para a cidade, e que Tomar foi uma das primeiras cidades do país, depois de Elvas e Vila Real, a dispor de iluminação pública elétrica.

Promovendo a preservação e potenciando a valorização do património cultural, o Município de Tomar devolve, assim, um legado industrial e testemunho da história do desenvolvimento local à fruição pública.

O Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar vai estar aberto de terça feira a domingo, durante o período de inverno – de outubro a março, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, e durante o período de verão – de abril a setembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Agrupamento de Escolas Templários dá início à 1.ª Semana Cultural

0

Realizou-se, esta manhã, a sessão de abertura da 1.ª Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Templários, Escola Piloto, atividade que se realiza no âmbito do Plano Nacional das Artes.

Entre hoje e amanhã serão dinamizados cerca de 250 workshops, em diferentes áreas dos “fazeres”, das artes e da tecnologia, que decorrerão simultaneamente em 11 escolas do Agrupamento, permitindo a todos os nossos alunos vivências diversificadas onde o questionamento e a experimentação serão uma constante. Numa aproximação clara de cada escola ao meio em que insere com a colaboração da comunidade local.

Intervieram na sessão de abertura, o diretor do Agrupamento, Paulo Macedo; o vereador Hélder Henriques, da câmara municipal; Maria João Bravo, do Plano Nacional de Artes e António Ventura, do Centro de Estudos de Fotografia de Tomar.

Notícia completa na edição impressa de 6 de março.

Se procura novas experiências gastronómicas, venha a Tomar e prove a lampreia

0

Atenção: isto não acontece todos os anos. E se tem estado à espera de uma ocasião especial para uma experiência gastronómica de excelência, é a ocasião certa. Este ano, a Mostra da Lampreia teve início a 29 de fevereiro, prolongando-se até 29 de março, aos fins de semana, em 24 restaurantes e pastelarias do concelho de Tomar.

Quanto ao resto, repete-se o milenar ciclo anual: quando o caudal dos rios engrossa, os ciclóstomos deixam o mar e nadam contra a corrente para cumprir o seu destino: desovar nos rios do interior e perpetuar a espécie. Para além de ser um desses momentos de grande intensidade que a natureza nos dá, é também uma grande alegria para os amantes da boa mesa – mais conhecidos pelo nome de lampreia, os ciclóstomos vão depois dar sabor a um prato de excelência. E o concelho de Tomar, sabem-no bem os apreciadores, é um dos principais destinos nesta época do ano, entre o final do Inverno e o princípio da Primavera.

Ao todo, são dez restaurantes, a que se juntam catorze pastelarias, a terem menus especiais de lampreia durante este período.

Entre os pitéus disponíveis, que abarcam todos os pratos da refeição, contam-se entradas de paté de lampreia, paté de lampreia com algas ou pataniscas de lampreia; sopas de peixe do rio e de lampreia; lampreia com arroz de cabidela, molhata de lampreia, lampreia à bordalesa, arroz de lampreia e feijoada de lampreia.

Nos doces, há lampreias de ovos simples e com misto de fruta e ainda docinho de lampreia. Isto nas sobremesas dos restaurantes, porque as pastelarias aderentes, além da lampreia de ovos, apresentam nestas datas um conjunto de iguarias conventuais comos sejam as Castanhas de Ovos, Bolos de Cama, trouxas de ovos e beijinhos de lampreia.

Município vai homenagear 18 pessoas e entidades tomarenses no dia 1 de março

0

O ponto alto dos Dias de Thomar acontece, como é hábito, no dia 1 de março, domingo, começando com o hastear das bandeiras e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais pelas 10 horas da manhã, seguindo-se, às 11, a sessão solene da Assembleia Municipal no Cine-Teatro Paraíso, que inclui a homenagem a pessoas e instituições com um papel relevante para o concelho.

Este ano serão distinguidos com a Medalha de Honra do Município quatro personalidades: Maria João Morais, Eugénio de Almeida, Manuel Augusto Baptista da Conceição e Luiz Graça. A Medalha Municipal de Valor e Altruísmo (grau ouro) será atribuída a Rosa Dias e Rui Manuel Dias da Costa. Com a Medalha Municipal de Mérito (grau ouro) serão agraciados Ápio Sotto Mayor, Urbano Rei, Augusto Moucho, António Jacinto Ferreira, António Branco, Manuel Silva Marques de Brito, Tuna Templária, Agrupamento de Escuteiros 44, Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira, Doçaria Estrelas de Tomar e João Godinho Granada. A Medalha Municipal de Valor Desportivo (grau ouro) será atribuída a Carolina Feliz.

Este dia contará ainda com a cerimónia comemorativa do aniversário dos Bombeiros Municipais de Tomar, às 16h00, no quartel e com um concerto pela Orquestra Sinfónica de Thomar, pelas 18h00, no Cine-Teatro Paraíso.