25.7 C
Tomar
Início Site Página 548

Recordista mundial de kitesurf Francisco Lufinha dá palestra sobre o mar e a necessidade da sua preservação

0

O recordista mundial de kitesurf, Francisco Lufinha, esteve, no dia 3 de março, na escola D. Nuno Álvares Pereira, onde deu uma palestra que abordou a necessidade de se preservar o mar.

No âmbito do projeto D. Nuno Árvores Pereira e da Flexibilidade Curricular,esta palestra foi bastante animada e participativa, o orador foi descontraído e bem-disposto ao transmitir a sua paixão pelo mar, a necessidade urgente da sua proteção/preservação do flagelo do plástico para viabilizar a vida dos animais marinhos e do próprio Homem.

Notícia completa na edição impressa de 13 de março.

Jornal Cidade de Tomar assinala 85 anos, no próximo dia 17 de março

0

Jornal Cidade de Tomar assinala, no próximo dia 17 de março, 85 anos.

CHMT e autarcas cooperam no Plano de Contingência ao novo Coronavírus

0

Desde a primeira hora que o Centro Hospitalar do Médio Tejo. EPE,  tem estado a acompanhar e a seguir as orientações da Direção Geral de Saúde relativas ao novo Coronavírus.

Os presidentes dos três Municípios onde estão instaladas as Unidades Hospitalares do CHMT, e parte do  Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, juntaram-se ontem, dia 3 de março, para uma reunião onde foram abordados vários assuntos e medidas a implementar face ao novo Coronavírus.

Desde logo, ficou clara a cooperação e disponibilidade assumidas por Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar, Manuel Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, na total colaboração das suas autarquias no combate a esta situação epidémica, nomeadamente através da disponibilidade de algumas infraestruturas municipais, caso haja essa necessidade.

O Plano de Contingência do CHMT, EPE está em fase de ultimação integrando as sucessivas revisões das orientações emitidas pela DGS e contemplará vários níveis de criticidade.

Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do CHMT, EPE, informou sobre os trabalhos em curso relativamente ao Plano de Contingência do CHMT, nas diferentes fases de resposta a esta epidemia, dando conta que para além do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos, o CHMT, EPE, tem ainda uma equipa Multidisciplinar a acompanhar a evolução da situação do Coronavírus por forma a adaptar estas respostas do CHMT às necessidades que a situação justificar a cada momento.

O CHMT, EPE, criará as zonas de isolamento que forem necessárias e caso se justifiquem, de acordo com as possibilidades físicas existentes nas suas três Unidades Hospitalares.

O CHMT, EPE, tem 22 quartos de isolamento com antecâmara e cerca de 50 quartos individuais, que podem ser de isolamento para doentes contaminados com o novo Coronavírus, se a situação o justificar.

Está, também, prevista a criação de uma base operacional flexível de resposta a situações no domicílio, que serão acionadas em casos específicos. Com esta medida, o objetivo é impedir a deslocação desses eventuais suspeitos às Unidades de Saúde, evitando desta forma o contágio de profissionais de saúde e outros doentes.

O CHMT, EPE, dispõe, igualmente, de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde que contactem com eventuais doentes contaminados pelo novo Coronavírus.

Segurança no turismo debatida em Tomar no Encontro de Proteção Civil

0

Vão decorrer entre os dias 14 e 26 de março, no concelho de Tomar, as iniciativas do Mês da Proteção Civil, que terão início com um workshop de armadilhas para vespas, a ter lugar no Quartel dos Bombeiros Municipais de Tomar, sábado, 14, pelas 16h30, dinamizado pela Associação dos Apicultores do Centro.

O ponto alto, porém, será na quinta-feira, dia 19, com a realização do V Encontro Municipal de Proteção Civil, esta ano dedicado ao tema “Segurança no Turismo”, a partir das 10 horas da manhã na Biblioteca Municipal, com a presença de especialistas das diversas áreas envolvidas.

Serão abordados a “Segurança e o seu impacto no Turismo” pelo Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo; “ A importância da Segurança na promoção do Turismo” pelo Instituto Politécnico de Tomar; “ Segurança da saúde no Turismo: Monitorização de grandes eventos” pela  Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo; “Segurança alimentar e económica no Turismo” pela ASAE; “Principais fenómenos criminais contra turistas” pela PSP; “ Turismo versus Terrorismo” pela Unidade Central de Combate ao Terrorismo da Polícia Judiciária; e “Medidas preventivas de segurança no Turismo” pelo Turismo do Centro. O encontro será encerrado pela Secretária de Estado da Administração Interna que abordará o tema “A resposta da Proteção Civil na Segurança do Turismo”.

Jornal Cidade de Tomar com novo site/diário online a partir de 3 de março

0

Desde esta terça feira, 3 de março, que o Jornal “Cidade de Tomar” apresenta um novo Site/Diário Online no endereço www.cidadetomar.pt. 🎤

A edição em papel mantém-se inalterada, com saída para as bancas todas as quintas feiras, e onde os conteúdos online podem ser lidos com mais desenvolvimentos, tal como outros artigos escritos/entrevistas que são produzidos em exclusividade para o papel. 🗞

A mudança deve-se ao facto de estarmos conscientes da importância de acompanhar a evolução tecnológica e o novo paradigma comunicacional, uma vez que cada vez é maior o número de leitores e anunciantes on-line. 

Convidamos todos os nossos leitores, colaboradores, anunciantes e assinantes para a nossa nova casa: www.cidadetomar.pt.

Deputado Hugo Costa em representação parlamentar na OCDE em Paris

0

O deputado de Santarém, Hugo Costa deslocou-se à OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico em Paris, entre os dias 24 e 26 de fevereiro, em representação parlamentar, tendo estado reunido com parlamentares de todo o mundo. 

Nesta reunião foram apresentados importantes dados de primavera da instituição, tais como o impacto na economia mundial do Coronavírus. Além disto, foram ainda debatidos temas como a energia, os transportes sustentáveis, a fiscalidade no digital ou a inteligência artificial.

NERSANT reforça apoio a empresas em Tomar

0

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai passar a ter uma presença junto das empresas de Tomar, no Balcão Único, num espaço cedido pelo Município de Tomar, onde os seus técnicos irão prestar informação e apoio às empresas da região. Nesse sentido, foi celebrado no dia 28 de fevereiro, o protocolo de colaboração entre o Município de Tomar e a NERSANT, mediante o qual a autarquia cede as instalações no Balcão Único para que os técnicos da Associação Empresarial possam aqui prestar informações e apoio às empresas da região.

O protocolo foi assinado pela presidente da NERSANT, Salomé Rafael, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, no decorrer da sessão de apresentação dos novos Avisos de Concurso para as Empresas dos Territórios de Baixa Densidade – Inovação Produtiva e I&D Empresarial em Copromoção, que teve lugar no 28 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal em Tomar.

Com a participação de centenas de empresas, este encontro serviu para divulgar o conjunto de Avisos de Concurso lançado pela Autoridade de Gestão do Centro 2020, com o objetivo de promover a atração de novos investimentos empresariais e a criação de emprego nos territórios do interior, bem como a inovação empresarial através da realização de atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, no contexto de projetos em copromoção entre empresas do interior e entidades do Sistema de I&I.


 

José Delgado é candidato ao PSD de Tomar

0

O atual vereador do PSD, na Câmara de Tomar, José Delgado, vai candidatar-se à Secção Concelhia do PSD de Tomar, nas eleições que deverão ocorrer em maio.

No discurso de apresentação, o candidato diz que “Muitos são os militantes, que me incentivaram a tomar conta dos desígnios do PSD de Tomar. Após séria reflexão tomei uma decisão: Sou candidato. Não me candidato para ser candidato. Candidato-me porque quero recomeçar o PSD de Tomar. Candidato-me porque entendo que o PSD tem de ser um partido forte, dinâmico e coeso. O PSD tem de estar sempre presente. Tomar tem direito a ter um PSD com um rumo, com uma estratégia de qualidade e uma visão de futuro capaz de mobilizar vontades e criar um futuro melhor para todos os tomarenses. Tenho muito para dar ao PSD de Tomar e a Tomar”.

Central Elétrica é novo motivo de atração no centro de Tomar

0

Localizado no Complexo Cultural da Levada, o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar é um retrato vivo do século XIX, quando a cidade foi uma das primeiras do país a dispor de iluminação pública elétrica.

Foi inaugurado no sábado o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar, espaço industrial do século XIX situado em pleno coração da cidade, onde agora passa a ser mais um motivo de atração a par da paisagem deslumbrante e do riquíssimo património histórico.

Com este projeto museológico da responsabilidade do Município, desenvolvido na continuação das ações de reabilitação e requalificação daquele espaço, a Central torna-se a primeira unidade industrial do Complexo Cultural da Levada de Tomar a abrir as portas ao público, dando formalmente início ao seu novo uso cultural.

Dotado nesta primeira fase de uma exposição de longa duração, que apresenta e reflete a memória daquele equipamento industrial nas suas diferentes dimensões materiais e imateriais, o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar pretende proporcionar a apresentação e interpretação de diferentes equipamentos de produção de energia elétrica, assim como a história da eletrificação em Tomar.

Neste equipamento se recorda que a Central, inaugurada a 1 de julho de 1901, surgiu com o propósito de fornecer eletricidade às 100 lâmpadas de 16 velas para a cidade, e que Tomar foi uma das primeiras cidades do país, depois de Elvas e Vila Real, a dispor de iluminação pública elétrica. Promovendo a preservação e potenciando a valorização do património cultural, o Município devolve, assim, um legado industrial e testemunho da história do desenvolvimento local à fruição pública.

O Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar vai estar aberto de terça-feira a domingo. Durante o período de Inverno (de Outubro a Março), das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, e durante o período de Verão (de Abril a Setembro), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Decisão da transferência dos alunos da Escola Infante para a Santa Iria mantém-se

0

Esclarecendo uma notícia que andou a circular nas redes sociais sobre a possível criação de um centro escolar na Escola Gualdim Pais para alunos de jardim de infância e 1.º ciclo, o vereador da Educação, Hugo Cristóvão, esclareceu, na reunião de câmara, na segunda feira, que a mesma notícia não corresponde à verdade, pois o que foi decidido o ano passado está a ser executado, ou seja o encerramento da Escola Infante D. Henrique e transferência de alunos, professores e auxiliares para a Escola Santa Iria, que passa a ser uma Escola Básica Integrada.

Aliás, a semana passada, a associação dos Aerocalminhas deixou o espaço que tinha na Escola Santa Iria, porque este espaço vai ser o novo ATL para os alunos do 1.º ciclo.