25.7 C
Tomar
Início Site Página 547

Noite de Fados na Linhaceira enche Pavilhão Multiusos

0

A Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira, liderada por José Manuel Guido, organizou mais uma Noite de Fados, no passado sábado 7 de março no Pavilhão Multiusos da Linhaceira.

O elenco, vindo de Torres Novas e Santarém, foi selecionado por Fausto Alves, que é o especialista do fado no seio da coletividade. Era composto pelo cabeça de cartaz, o fadista Alcides Cepas, Emílio Serra, Catarina Ferreira, Ana Dória e Rita Inácio, que foram acompanhadas, à viola, por Rui Girão e à guitarra portuguesa, por Diogo Ferreira e na viola baixo, Constantino Formigo.

Notícia completa na edição impressa de 13 de março.

Centro de Reunião e Convívio do Povo de Brazões festejou o seu 42.º aniversário

0

Foi no passado domingo, 8 de março, na sede da coletividade, em Brazões, freguesia de Carregueiros, concelho de Tomar, que se festejou mais um aniversário do Centro de Reunião e Convívio do Povo de Brazões. Foi servido um almoço convívio a todos os sócios e convidados.

Carlos Pedreiro é presidente da coletividade há cerca de sete anos, mas conta com 22 de trabalho associativo e sempre cheio de dinamismo.

Notícia completa na edição impressa de 13 de março.

BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa vai ser adiada para final de maio

0

A edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa vai ser adiada para 27 a 31 de maio. A decisão foi tomada na passada quinta-feira, 5 de março, pela Fundação da AIP, enquanto entidade organizadora da BTL. Em comunicado, a  Fundação AIP explica que, “em articulação com o Governo (Ministério da Economia) e as Associações mais relevantes no Sector do Turismo concluíram que, face a este novo enquadramento, deixaram de estar reunidas as condições para poder assegurar a realização da BTL 2020 nas datas originalmente previstas. Assim, com o objectivo de corresponder aos anseios e necessidades de promoção do sector do turismo, entendeu a Fundação AIP adiar a BTL 2020 para os próximos dias 27 a 31 de Maio”. Recorde-se que a BTL ia ter início esta quarta-feira dia 11 março, realizando-se até dia 15 na FIL, em Lisboa.  

Assinados protocolos com as coletividades do concelho

0

Foram assinados, na passada sexta feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os protocolos com as coletividades no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo para 2020.

Recorde-se que foram apoiadas as 82 associações candidatas, que vão receber um apoio total de 487 mil euros. Destas, 61 irão receber 296 mil euros para atividade regular/desenvolvimento associativo (programa 1), um total de 148 eventos serão apoiados com 213 mil euros (programa 2 – Apoio a Eventos e Atividades Pontuais) e haverá ainda 11 entidades a partilharem 2750 euros do programa 0 (Associação “Porta Aberta”).

Casa do Concelho de Tomar comemorou 77.º aniversário lembrando os seus fundadores

0

A Casa do Concelho de Tomar comemorou, no passado sábado, dia 7 de março, o 77.º aniversário, num almoço convívio na Quinta da Gracinda, evento que juntou associados e amigos da Casa.

Nesta evocação dos 77 anos, foram lembrados os fundadores da Casa do Concelho de Tomar e aqueles que colocaram a primeira pedra no edifício situado na rua Flores de Lima, em Alvalade, Lisboa.

Nesta cerimónia comemorativa do aniversário, foram entregues galardões aos associados da Casa há 25, 50 e 75 anos, sendo entregue um galardão à Câmara Municipal de Tomar por ser associada da  Casa há 75 anos.

Realizou-se também um sorteio de vouchers com estadia nos hotéis Boutique Hotel, em Tomar, e Hotel 3K Europa, em Lisboa, aos associados com as quotas em dia.

O presidente da Casa do Concelho, Carlos Galinha, começou por dizer que, se no caso de uma pessoa, 77 anos de vida são muitos anos, no caso de uma associação “trata-se dos primeiros anos de vida”.

Destacou todos aqueles que integraram os órgãos sociais da Casa sublinhando que a Casa do Concelho “orgulha-se de todos os dirigentes que por aqui passaram, tendo cada um dado o seu tempo e conhecimento possível”.

Para Carlos Galinha, “no fim ficou a obra, a obra existente que é a nossa sede em Lisboa e que tem promovido muitas atividades que têm mostrado o que melhor se produz em Tomar”.

Ler notícia completa na edição impressa de 13 de março.

PROCESSO DE MIGRAÇÃO DA REDE TDT APRESENTADO NA CIM DO MÉDIO TEJO

0

O processo de migração da rede de Televisão Digital Terrestre (TDT), que inicia no Médio Tejo a partir do dia 12 de março, foi explicado, em conferência de imprensa na CIM do Médio Tejo, em Tomar, no passado dia 6 de março, com a presença de João Cadete de Matos, presidente da ANACOM, que foi recebido pelo secretário executivo desta CIM, Miguel Pombeiro.

Perante os jornalistas, Miguel Pombeiro agradeceu a presença da ANACOM nas instalações da CIM do Médio Tejo “para transmitir todo o processo de migração da rede TDT nos 13 concelhos que pertencem à região”, tendo evidenciado a importância da reunião com os autarcas para o efeito.

João Cadete de Matos começou por salientar que “hoje, estes canais são transmitidos em todo o país através de frequências que vão ser necessárias para a quinta geração móvel”, referiu o presidente da ANACOM, tendo acrescentado que “esta mudança acontece em toda a Europa, uma vez que, se trata de uma libertação de frequências que é necessária em todos os países europeus”.

Neste sentido, o processo de migração terá início no dia 12 de março com a ressintonia do emissor de Trancão – Torres Novas, havendo um interregno até 25 de março com a ressintonia do emissor de Mação.

De 25 de março a 3 de abril, serão ressintonizados todos os emissores instalados nos concelhos da CIM Médio Tejo, concluindo-se o processo com a ressintonia do emissor instalado em Bufão, no dia 17 de abril.

Tomar foi centro do debate sobre o consumidor em Portugal

0

Tomar foi, nos dias 5 e 6 de março, o centro do debate sobre as problemáticas do consumo, com a realização da Cimeira do Consumidor, iniciativa da Direção-Geral do Consumidor, com o apoio do município, e que decorreu no Hotel dos Templários.

A importância da iniciativa foi vincada pela presença do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, que abriu o encontro, e do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, que o encerrou, em ambos os acasos enfatizando a importância desta matéria e os passos que a tutela está a dar e tem previstos para os tempos mais próximos.

Tomar foi realçado por muitos dos participantes como um local especial para esta que é a primeira cimeira nacional, uma vez que já nos finais do século XX tinha sido ponto de encontro para debater este tema que tem vindo a ganhar especial relevância nas últimas décadas.

Notícia na edição impressa de 13 de março.

Restrições de horário de visitas e condições de acesso a doentes internados no CHMT

0

No âmbito da infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) e na fase de contenção da propagação do vírus, o Centro Hospitalar do Médio Tejo implementou novos horários e condições de visitas aos doentes internados nas três unidades hospitalares. O horário de visita passará a ser das 14h00 às 16h00 e das 18h00 às 19h00 e só é permitida a visita de uma só pessoa de cada vez junto do doente. Excecionalmente poderá ser autorizada a entrada de duas pessoas em simultâneo, em situação de visitantes com necessidades especiais.

Recomenda-se, ainda, que pessoas com sintomas sugestivos de infeção respiratória ou febre não devem fazer visitas, assim como pessoas que tenham contactado com doentes com SARS-CoV-2 não devem, também, visitar os doentes internados. Estas recomendações estendem-se, ainda, a pessoas que tenham estado fora do país em áreas de risco elevado de transmissão, ou que tenham tido contacto próximo com indivíduos que tenham estado nessas áreas, nos últimos 14 dias.

Alunos da Escola Infante vão ser transferidos para a Escola Santa Iria como estava definido desde o ano passado

0
Conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Teve lugar, ao início desta tarde, às 13h00, uma conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o vereador com o pelouro da Educação, Hugo Cristóvão, o presidente da Associação de Pais da Escola Infante, João Jesuíno, e a representante da Comissão de Pais da Escola Santa Iria, Marta Pedro, tranquilizaram os pais referindo que, tal como ficou definido o ano passado, a Escola Infante será encerrada e os alunos, professores e auxiliares serão transferidos para a Escola Santa Iria, que passará a ser uma escola integrada.

Está tudo a ser tratado, os professores já estiveram na Escola Santa Iria para conhecerem o espaço e está tudo a ser tratado de forma tranquila. O espaço onde vai funcionar o ATL já está desocupado e vai necessitar de algumas obras.

O vereador disse ainda que o documento que circulou a semana passada sobre a hipotética mudança para a Escola Gualdim Pais, por parte da Comissão Municipal de Educação não tem qualquer fundamento. “É apenas uma opinião de cinco pessoas, é um texto despropositado, irrealista e fora do tempo. Não vai haver nas próximas duas, três décadas dinheiro para novos centros escolares”, disse.

Os representantes dos pais referiram que tudo farão para que mudança seja tranquila e em respeito pelos direitos dos alunos de todos os ciclos.

Município e Página Editora lançam projeto Escola com Livros em Tomar

0

Foi assinado, esta semana, entre o Município de Tomar e a Página Editora, um protocolo de parceria no âmbito do projeto Escola com Livros. O projeto tem como objetivo principal criar uma resposta integrada em defesa do livro impresso, em parceria com os estabelecimentos de ensino desde o pré-escolar à universidade sénior, com vista a equipar as respetivas bibliotecas a custo zero para as suas entidades gestoras.
A iniciativa passa por, em função das necessidades das bibliotecas, a editora conseguir mecenas que financiem a aquisição dos seus livros com descontos mínimos de 30%.