O Hotel Vila Galé Collection Tomar, situado na Rua Santa Iria, em Tomar, acolheu o evento “Tomar um Tejo a Copo 2024” na tarde de sábado, 12 de outubro. Esta edição especial do já consagrado Tejo a Copo foi organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), em parceria com a Câmara Municipal de Tomar e com o apoio do grupo Vila Galé. O evento contou com a participação de 24 produtores, incluindo oito do concelho de Tomar, alguns dos quais participaram pela primeira vez, uma vez que o evento habitual decorre na capital de distrito.
Os produtores presentes apresentaram cerca de 200 vinhos, todos certificados com os selos de qualidade DOC Tejo ou IG Tejo. A entrada no evento foi livre, mas era necessário adquirir um copo oficial por 5 euros para degustar os vinhos.
Luís Castro, presidente da CVR Tejo, afirmou que “a região sempre foi uma grande região” de vinhos, destacando que “hoje em dia, as adegas estão muito bem equipadas e há uma nova geração de enólogos à frente das adegas, garantindo que os vinhos aqui produzidos são de qualidade reconhecida em qualquer parte do mundo”. O responsável sublinhou que “o difícil não é promover um bom vinho, mas sim vendê-lo no estrangeiro, onde ainda não é bem conhecido”, enfatizando que há muito trabalho a fazer a nível nacional e regional. Em relação à realização do evento em Tomar, Luís Castro mencionou que isso pode beneficiar aqueles que têm dificuldades em se deslocar a Santarém, permitindo que tanto consumidores finais quanto profissionais do setor HORECA (Hotelaria, Restauração, Cafetaria e Catering) possam participar.
O programa incluiu provas de vinhos comentadas, enquanto a animação musical esteve a cargo do DJ Fernandinho, já habitual no Tejo a Copo. O restaurante do Vila Galé Collection Tomar preparou uma seleção de petiscos para acompanhar a degustação.
– Notícia completa na próxima edição semanal