12.9 C
Tomar

CaminhASMA aberta aos tomarenses

Relacionadas

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 235 milhões de pessoas sofrem de asma no mundo, provoca mais de 300 000 mortes por ano e, para alertar e sensibilizar os cidadãos, estabeleceu a primeira terça-feira de maio (desde 1998) para os países tomarem medidas preventivas contra a doença. 

Neste contexto, a OMS tem lançado desafios às instituições e populações para adotarem comportamentos que promovam a saúde e reduzam os efeitos nefastos da asma, a qual é uma doença crónica do sistema respiratório cujos estilos de vida “stressantes” e condições ambientais desfavoráveis concorrem para o seu descontrolo.

No caso de Tomar, a USF de Santa Maria, a USF de Marmelais, a UCSP de Tomar, a URAP Médio Tejo uniram-se para estreitar relações na consciencialização dos profissionais de saúde, doentes e associações, visando a melhoria dos cuidados na asma e o efetivo controlo da doença

Deste modo, as Farmácias e Laboratórios da cidade, o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tomar e ainda a Divisão de Desporto da CMT, são parceiros fundamentais para alcançar o sucesso desejado da atividade que irá decorrer no próximo mês.

 Dr.º Daniel Castro, à esquerda, com a equipa organizadora do evento

Nesta sequência, a organização do “Dia Mundial da Asma” em Tomar, além de promover o diálogo e a interação dos profissionais de saúde, apela aos tomarenses para participarem em “força” nas atividades programadas, pois “passo a passo” ganham saúde e defendem o seu bem-estar.

Em termos operacionais, a organização projetou iniciativas para o dia da asma, genericamente designadas por “CaminhASMA”, tendo a seguinte estruturação:

No dia 4 de maio, para “abraçar” a efeméride, haverá uma mini “CaminhASMA”, às 10.30 horas, no Estádio Municipal de Tomar, dedicada às crianças da creche e jardim de infância “Academia de Sonhos”, enquanto que na parte da tarde será a vez da caminhada de todos os tomarenses, sendo também convidados os conterrâneos dos Lares e Centros de Dia, em regime de IPSS. 

Neste caso, a “caminhASMA” será realizada no pulmão natural da cidade, ou seja, a Mata dos Sete Montes, a partir das 15.30 horas, já que a concentração dos caminhantes será na Biblioteca Municipal de Tomar, pelas 14.30 horas, onde acontecerá uma “conversa” sobre a asma, entre um Médico de Família de Tomar e um Pediatra do CHMT. (…).

Notícia completa na edição impressa de 22 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Novo executivo define pelouros e equipa de apoio à presidência, Célia Bonet é vice-presidente

O novo Executivo Municipal de Tomar, liderado por Tiago Carrão, tomou posse para o mandato 2025-2029 e procedeu à...

“Quando desenhamos, descobrimos novas coisas”

O arquiteto e professor Jorge Mascarenhas apresenta no sábado, 8 de novembro, o seu mais recente livro, Os Segredos...
- Advertisement -

Mais notícias