Tomar Inovação Social: todos podemos ser empreendedores sociais

0
1890

Decorreu, no auditório da Escola Secundária Jácome Ratton, no dia 4 de abril, a sessão “Tomar Inovação Social”, que teve como objetivo apresentar o Programa Portugal Inovação Social e alguns dos projetos envolvidos no mesmo que se estão a desenvolver no concelho.

Após as boas-vindas e o enquadramento feitos pelo diretor do Agrupamento de Escolas Templários, Paulo Macedo, e pela vereadora Filipa Fernandes, a iniciativa começou por contar com a intervenção de Alexandra Neves, da equipa técnica do Portugal Inovação Social, que explicou que esta medida se destina a apoiar empreendedores sociais, em ações com financiamento comunitário a 70%, sendo que implicam a existência de um investidor social, a quem cabe investir o valor remanescente. Explicou que os projetos têm que ter vários atores, sendo que o que caracteriza os empreendedores sociais é que são apaixonados por uma causa, mas que depois se vão dedicar a aprofundar o estudo sobre essa mesma causa, e só assim é que é possível avançar com estes projetos que implicam, obrigatoriamente, a utilização de uma metodologia que ajude a perceber, de facto, como evoluiu a situação.

Presentes estiveram dois desses empreendedores. Rute Galvão, representando a Associação de Saúde Mental do Médio Tejo, apresentou o projeto IntegrativaMente, cujo investidor social é a Comunidade Intermunicipal, e que pretende intervir na área a que a associação se dedica, sob o lema “mais do que cuidar, capacitar”, ou seja, dar condições a quem é abrangido para ter uma maior autonomia na sua vida. (…)

Notícia completa na edição impressa de 15 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here