Decorreu, no auditório da Escola Secundária Jácome Ratton, no dia 4 de abril, a sessão “Tomar Inovação Social”, que teve como objetivo apresentar o Programa Portugal Inovação Social e alguns dos projetos envolvidos no mesmo que se estão a desenvolver no concelho.
Após as boas-vindas e o enquadramento feitos pelo diretor do Agrupamento de Escolas Templários, Paulo Macedo, e pela vereadora Filipa Fernandes, a iniciativa começou por contar com a intervenção de Alexandra Neves, da equipa técnica do Portugal Inovação Social, que explicou que esta medida se destina a apoiar empreendedores sociais, em ações com financiamento comunitário a 70%, sendo que implicam a existência de um investidor social, a quem cabe investir o valor remanescente. Explicou que os projetos têm que ter vários atores, sendo que o que caracteriza os empreendedores sociais é que são apaixonados por uma causa, mas que depois se vão dedicar a aprofundar o estudo sobre essa mesma causa, e só assim é que é possível avançar com estes projetos que implicam, obrigatoriamente, a utilização de uma metodologia que ajude a perceber, de facto, como evoluiu a situação.
Presentes estiveram dois desses empreendedores. Rute Galvão, representando a Associação de Saúde Mental do Médio Tejo, apresentou o projeto IntegrativaMente, cujo investidor social é a Comunidade Intermunicipal, e que pretende intervir na área a que a associação se dedica, sob o lema “mais do que cuidar, capacitar”, ou seja, dar condições a quem é abrangido para ter uma maior autonomia na sua vida. (…)
Notícia completa na edição impressa de 15 de abril.