Natércia Rodrigues Lopes é de Venda Nova – Tomar, tem 29 anos, morou 10 anos no Reino Unido, para onde foi estudar alguns meses depois de ter atingido a maioridade e como tomarense, levou tabuleiro na última edição da Festa dos Tabuleiros, juntamente com seu pai.
Tirou um Mestrado de química na Universidade de Leicester e um doutoramento em química-física na Universidade de Warwick. Após o doutoramento trabalhou alguns anos na Universidade de Warwick como investigadora, tendo também responsabilidades de ensino. Em 2020 mudou-se para Barcelona, em Espanha, onde é investigadora em contexto industrial, com uma bolsa da União Europeia.
Há muito que é simpatizante do Livre, mas só aderiu efetivamente ao Partido depois das eleições presidenciais de janeiro último. Depois esteve bastante ativa durante a campanha para as autárquicas e foi muito naturalmente que se candidatou para integrar a lista de candidatos às eleições Legislativas antecipadas de 30 de janeiro.
Segundo refere, ser candidata, “significa que me proponho a representar todas as pessoas portuguesas emigradas na Europa na Assembleia da República. Ao votar no LIVRE nas legislativas de 2022, os emigrantes estarão na prática a votar em mim.Cada pessoa portuguesa emigrada num país europeu que vote no partido LIVRE estará a votar em mim”.