A equipa principal do Sp. Tomar/IPT tinha, ao início da tarde deste feriado de 1 de dezembro, no segundo jogo após a paragem (de cerca de um mês) para a realização do Campeonato da Europa, um difícil teste em Oliveira de Azeméis, diante de um dos cinco candidatos ao título nacional.
E as dificuldades… foram efetivamente confirmadas: os leões perderam por 4-2, sofrendo assim o segundo desaire na principal competição nacional, esta época.
Cedo a equipa da casa se adiantou no marcador: à entrada do minuto 5, a partir do flanco esquerdo, Alexandre ‘Xanoca’ Marques (ex-jogador do clube tomarense) serviu, no lado contrário, Nuno Araújo… que finalizou de imediato, sem hipóteses para Francisco Veludo.
Caio, volvidos apenas cerca de 10 segundos, viu o cartão azul por travar Xanoca atrás da baliza da Oliveirense: na cobrança do respetivo livre direto, Lucas Martínez levantou a bola… Veludo opôs-se com sucesso ao internacional argentino.
Os leões de Tomar saíram incólumes do tempo em desvantagem numérica… Contudo, já no minuto 13, uma combinação entre Franco Platero e Jorge Silva… deixou Xavier ‘Xavi’ Cardoso solto na esquerda… e, diante de Veludo, o número 39 elevou para 2-0.
A reação do Sp. Tomar/IPT surgiu ainda na primeira parte: Tomás Moreira sofreu um toque de Jorge Silva, na área; na consequente grande penalidade, bateu Diogo Fernandes, reduzindo para 2-1.
Veludo, no sexto minuto do segundo tempo, negou o golo ao espanhol Marc Torra, na cobrança de um livre direto (décima falta da equipa tomarense).
Mas, apesar da réplica leonina, a equipa de Oliveira de Azeméis voltou a marcar (3-1), no minuto 39: ‘Xavi’ Cardoso entrou pela direita, ganhou um ressalto e finalizou certeiro, na cara de Veludo.
O quarto golo da Oliveirense aconteceu volvidos menos de dois minutos, por Nuno Araújo (remate forte, rasteiro), em mais um livre direto (cartão azul a Guilherme Silva, por puxar o patim de ‘Xavi’, e, segundos depois, também para Caio).
Rúben Sousa (num remate frontal, ou passe para Tomás Moreira, que surpreendeu o guardião Diogo Fernandes) relançou a luta pelos pontos ao reduzir para 4-2, a pouco mais de cinco minutos para o final.
No entanto, a equipa tomarense não conseguiu aproximar-se mais… e foi mesmo a Oliveirense que, já no minuto 47, esteve muito perto de marcar mais um golo: Lucas Martínez, em novo livre direto (cartão azul a Pedro Martins por travar ‘Xavi’), levantou a bola… e, depois, finalizou da esquerda, mas a bola ficou a centímetros da linha de baliza. Os árbitros não atenderam aos protestos da Oliveirense, e nomeadamente do seu treinador, Paulo Pereira, que viu o cartão azul… o que deixou as duas equipas, durante algum tempo, com apenas três jogadores de campo.
Na próxima jornada, agendada para sábado, dia 4, o Sp. Tomar/IPT, que manteve o quinto lugar da tabela classificativa (com 17 pontos), tem nova deslocação, desta feita ao recinto da Sanjoanense.
Outros resultados desta jornada 10: Sanjoanense-Sporting, 1-8; Parede-Paço de Arcos, 3-5; Juv. Viana-Turquel, 7-3; Valongo-Ó. Barcelos, 0-4; H. Braga-FC Porto, 3-2; Benfica-Sp. Marinhense (16 de dezembro).
Foto: Élio Marques