Pouco mais de duas semanas depois da vitória para o campeonato (0-2, a 14 de novembro, para a jornada 9), o U. Tomar voltava a Ferreira do Zêzere para discutir a passagem à primeira eliminatória (oitavos de final) da Taça do Ribatejo.
Em campo estavam os dois extremos da tabela classificativa do campeonato: o U. Tomar é líder, com 28 pontos; o Ferreira do Zêzere é ‘lanterna vermelha’, com apenas 1 ponto. Ou seja, apesar de ser visitante, o favoritismo estava todo do lado da equipa tomarense.
Contudo, os unionistas demoraram alguns minutos para se instalarem no meio-campo ofensivo e mais ainda para acertarem na baliza do adversário. As finalizações de Henrique Matos, Chrystian Pedroso e Anderson Nascimento passaram bem acima do alvo.
A primeira grande oportunidade para o U. Tomar surgiu já no minuto 43: após cruzamento de Douglas Pissona, o guarda-redes João Ramos (no primeiro remate) e um defesa (na recarga de Chrystian Pedroso) evitaram que a bola entrasse na sua baliza.
Mas o golo unionista demorou apenas mais dois minutos: na sequência de um canto, na esquerda, a bola chegou à zona frontal e Diogo Ismail rematou… a bola sofreu um ligeiro desvio e enganou o guardião ferreirense (0-1).
O segundo tempo começou debaixo de uma chuva miudinha e vento ainda mais forte… e com o U. Tomar a assumir, tal como nos primeiros 45 minutos, maior vocação ofensiva. Tiago Vieira, no minuto 56, na cobrança de um livre frontal, elevou para 0-2.
Eduardo Fortes, volvidos três minutos, refrescou a equipa ferreirense com quatro substituições de uma assentada… No entanto, apesar da maior expressão atacante, raramente conseguiu levar perigo à baliza de Francisco Esteves.
As dúvidas ficaram desfeitas no minuto 81: Wemerson Silva, um minuto depois de ter substituído Chrystian Pedroso, aproveitou um mau alívio da equipa ferreirense (após cruzamento da esquerda) e atirou fora do alcance de João Ramos (Cláudio Rato ainda tentou evitar… mas apenas conseguiu confirmar o golo).
O resultado final ficou definido passados mais quatro minutos (85’): Anderson Nascimento, após tabela com Wemerson, entrou na área pela esquerda, rodopiou… e rematou para o fundo da baliza: 0-4.
A vitória do U. Tomar é incontestável, pois mostrou ter melhores argumentos e mais tranquilidade e confiança, criando as grandes oportunidades de golo do encontro.
O próximo adversário da equipa tomarense nesta competição (nos oitavos de final) será o Entroncamento, na cidade do Nabão, no dia 6 de fevereiro de 2022.
Outros resultados desta pré-eliminatória: Espinheirense-Salvaterrense, 1-3; Atalaiense-Entroncamento, 0-3; Samora Correia-Cartaxo, 0-1; Benavente-U. Almeirim, 1-1 (4-3 g.p.); Porto Alto-Fazendense, 1-2; Marinhais-Alcanenense, 3-3 (3-5 g.p.); Mação-Glória do Ribatejo, 4-3; Fátima-Abrantes e Benfica (adiado); Forense-Atl. Ouriense (adiado).