A Assembleia Geral da Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro de Tomar decorreu, no passado dia 20 de novembro, com o objetivo de aprovar o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2022.
Esta associação tem como grandes objetivos, reforçar a sua missão, que, desde sempre foi potenciar a saúde e bem-estar dos seus utentes e prolongar a vida destes com o máximo das suas capacidades. Ao longo destes dois últimos anos, esta tarefa tornou-se cada vez mais complicada, a Covid impôs, por um lado o distanciamento social e por outro o reforço das medidas auto protetoras, que para os mais idosos são fundamentais, mas que não deixam de implicar maiores dificuldades de relacionamento, de interação e de socialização entre utentes e entre estes e as famílias e amigos.
Tem sido um desafio constante encontrar formas de se reinventar, permanentemente, e continuar a desenvolver atividades. Há, simultaneamente, o dever de prudência, tendo em conta a já tão falada nova vaga de Covid.
Assim, o plano apresentado, e o desenvolvimento de atividades, será sempre condicionado à evolução da pandemia e á situação em cada momento de realização da atividade prevista.
A associação presta serviços a cerca de 70 utentes distribuídos pelas seguintes valências, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, e Residência para Idosos e Cantinas Sociais. Possui um quadro de pessoal com cerca de 33 colaboradores.
Com um orçamento de €742.958,80, onde as despesas com pessoal, assumem aproximadamente 400.000,00, é uma Entidade da Economia Social com grande relevância para a Freguesia de São Pedro de Tomar e para o concelho de Tomar.
Se, até este ano, as preocupações passaram sempre por uma gestão de rigor face aos compromissos assumidos, conseguindo-se, alcançar os mesmos, com o empenho, esforço e colaboração de todos, sócios, órgãos sociais, dirigentes, parceiros sociais, colaboradores e população, outros desafios se apresentam para os próximos dois anos – a expansão da resposta em lar.
Com a aprovação do PDM, será possível executar o projeto para a criação de mais 15 lugares em lar, tão necessários para dar resposta à inúmeras solicitações da população quer da Freguesia de São Pedro quer das freguesias limítrofes. Há ainda a expetativa de a candidatura ao Programa PARES poder vir a ser aprovada, de forma a permitir a execução do projeto.
Para esta nobre e desafiante tarefa, a associação conta com uma direção empenhada e motivada, órgãos socias estáveis e um quadro de pessoal dedicado e igualmente motivado.
Contamos com todos.
Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro