A I Convenção anual da Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) decorreu entre os dias 5 e 7 de novembro, no Hotel dos Templários e no Convento de Cristo, em Tomar. O evento contou com a parceria da Associação Thomar Honoris, e com o apoio da Câmara Municipal de Tomar, da Direção Geral do Património Cultural – DGPC/Convento de Cristo.
A iniciativa recebeu cerca de 200 participantes oriundos das Comendas que constituem a OPCTJ, no país. No sábado, realizou-se uma cerimónia solene, em que um dos pontos da ordem de trabalhos foi a instalação do seu Grão-Mestre, José Manuel Anes. Decorreram, em paralelo, atividades de natureza cultural, algumas abertas a convidados.
No reinício dos trabalhos da parte da tarde, destacamos a assinatura do protocolo de cooperação com o Município de Tomar, no âmbito da criação do Museu da Ordem dos Templários (MOT), a instalar na cidade.
O programa incluiu, ainda, uma visita guiada noturna ao Convento de Cristo, à qual se sucedeu um Jantar Medieval no Refeitório dos Frades, com animação e recreação histórica. No seguimento do acordo de cedência de direitos de autor do livro “Usos e Cerimónias da Nossa Ordem de Cristo” à OPCTJ, por parte do professor José Medeiros, teve lugar no Scriptorium do Convento de Cristo o lançamento da sua reedição, pela editora Zéfiro e pelo autor. A apresentação ficou a cargo da diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão.