Mais uma semana na liderança! Com uma vitória sobre o rival Fazendense, por expressivo 3-0, o U. Tomar continua na ponta da tabela classificativa do principal campeonato da Associação de Futebol de Santarém.
A equipa tomarense reagiu da melhor maneira ao primeiro desaire da época (3-1 em Samora Correia, no domingo anterior), mantendo, após cumpridas cinco jornadas, um e dois pontos de vantagem sobre Rio Maior e Atl. Ouriense, respetivamente.
Os unionistas podiam ter marcado logo no segundo minuto, mas Luís Alves, à boca da baliza, não aproveitou (finalizou ao lado) um excelente passe de Guilherme Graça, da esquerda.
E, apesar da maior posse de bola do Fazendense, foi a equipa de Filipe Pinto que criou mais duas situações para abrir o marcador… Mas o primeiro golo não tardou muito: no minuto 30, num livre cobrado por Leandro Filipe, o brasileiro Henrique Matos surgiu ao segundo poste e, de cabeça, bateu o guardião João Sardinha.
No minuto imediato, na sequência de um canto, o guardião visitante negou o golo a Anderson Nascimento, também numa finalização de cabeça. No segundo canto, igualmente na direita, a bola sobrou para a zona frontal… e Tiago Vieira atirou forte, sem hipóteses de defesa para Sardinha: 2-0.
A reação da equipa de Fazendas de Almeirim levou perigo à baliza de Francisco Esteves em dois momentos, já na reta final da primeira parte: no primeiro (42’), Lorran Jesus atirou muito ao lado; no segundo (45’+1’), atirou… rente ao poste esquerdo!
O início do segundo tempo mostrou também o Fazendense com mais posse de bola… e o U. Tomar, seguro na defesa, à espreita de criar perigo em rápidas transições.
Wemerson Silva, no minuto 63 (ou seja, dois minutos após ter entrado em campo), recebeu a bola na zona frontal, tirou um adversário da frente e rematou forte… para o fundo da baliza (a bola entrou junto ao poste esquerdo): 3-0.
Além da clara desvantagem no marcador, o Fazendense, volvidos apenas dois minutos, ficou também reduzido a dez elementos: o guardião João Sardinha saiu da área ao encontro da bola mas acabou por atingir Anderson Nascimento… e viu o consequente cartão vermelho.
Mesmo reduzida em campo, a equipa visitante não desistiu de lutar por uma golo… No entanto, na reta final, com mais espaço para as transições, o U. Tomar teve oportunidades de sobra para construir uma goleada: Wemerson Silva (71’), num remate em rotação… acertou no poste esquerdo; Leandro Filipe (82’), sozinho na esquerda, atirou forte… o guardião Nuno Segurado desviou a bola por cima da trave; Pedro Pires (85’), da direita, e Guilherme Nunes (88’), da esquerda, falharam por pouco a baliza; Siaka Bamba, já no segundo e último minuto da compensação, em remate frontal… proporcionou uma grande defesa ao guarda-redes do Fazendense!
Triunfo justo do U. Tomar… resultante de uma exibição convincente, talvez a melhor nestas cinco jornadas. Embora tenha permitido que o adversário tivesse mais posse de bola, a equipa de Filipe Pinto conseguiu criar mais e melhores oportunidades de golo. E a goleada esteve à vista!
Na próxima jornada, agendada para 24 de outubro, o U. Tomar visita o Alcanenense (15h00).
Outros resultados desta jornada 5: Abrantes e Benfica-Amiense, 0-0; Cartaxo-Benavente, 0-0; Salvaterrense-Mação, 4-4; Torres Novas-Samora Correia, 2-2; Atl. Ouriense-Alcanenense, 2-0; Ferreira do Zêzere-Rio Maior, 0-2; U. Almeirim-Glória do Ribatejo, 3-2.