Depois do forçado interregno em 2020 e de duas datas adiadas já este ano, a região dos Vinhos do Tejo fez subir ao palco do seu evento anual de reconhecimento os melhores do vinho, da gastronomia e do território.
A ‘Gala Vinhos do Tejo 2021’ decorreu este sábado, 16 de outubro, no Hotel dos Templários, em Tomar. Foram muitos os galardoados pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, tendo-se acrescentado ao ‘Concurso Vinhos do Tejo’ e aos ‘Prémios Vinhos do Tejo’ mais três iniciativas: o ‘Tejo Academia’, o ‘Tejo Anima’ e o ‘Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo’.
O Prémio Carreira foi atribuído a José Vidal. A quinta onde estão as suas vinhas constitui um legado e um saber-fazer preservado na mesma família há 5 gerações. Quem ouve a sua história, contada na primeira pessoa, facilmente se apercebe da paixão e cuidado que dedica da vinha ao copo. Em 1973, com 24 anos, decidiu trocar Ovar por Tomar, mas para si o melhor ano agrícola foi 2015, ano que marca o Capítulo e a passagem de testemunho
para as mãos da sua filha Rita.
Empresa Dinamismo: Adega Cooperativa de Almeirim
Empresa Excelência: Casal da Coelheira
Sustentabilidade: Falua
Enólogo do Ano: Luís Santos
Prémio Carreira: Maria José Viana
Prémio Carreira: José Vidal
CONCURSO VINHOS DO TEJO 2021
Vinhos de Excelência
Casa Cadaval Riesling branco 2016 (Casa Cadaval)
Quinta do Casal Monteiro Grande Reserva tinto 2018 (Quinta do Casal Monteiro)
TEJO ANIMA 2021
Lista de Nomeados e Vencedores
Alojamento em Turismo Rural
Casa da Alcáçova (Santarém)
Quinta da Lapa (Manique do Intendente, Azambuja)
Villa Nova Nautic & Nature Hostel (Vila Nova, Serra, Tomar) – VENCEDOR
Fotos: Anabela César