Sofrida… mas inteiramente merecida! Mais uma vitória tangencial (1-2), desta vez na visita a Glória do Ribatejo, permitiu ao U. Tomar manter um registo cem por cento vitorioso quando estão cumpridas as duas primeiras jornadas do principal campeonato de futebol da Associação de Futebol de Santarém.
Tal como tinha acontecido na jornada de abertura do campeonato, em casa, diante do Benavente (2-1), a equipa de Filipe Pinto criou maior número de oportunidades que o adversário, sobretudo na primeira parte, mas apenas conseguiu marcar dois golos… e acabou pressionada no resultado!
As primeiras oportunidades foram repartidas pelas duas balizas. Logo no minuto 4, um remate de fora da área levou a bola à trave da baliza de Ivo Cristo. O guarda-redes unionista, volvidos seis minutos, desviou a bola em remate cruzado de Pedro Soares, da esquerda.
No outro lado do campo, as tentativas de Leandro Filipe e Anderson Nascimento foram travadas pelo guardião Bernardo Lopes.
Contudo, no minuto 18, na sequência de um livre, na direita, a bola sobrou para as costas da defesa do Glória e o brasileiro Chrystian Pedroso, isolado, fez um chapéu perfeito ao guarda-redes: 0-1.
Nos minutos seguintes assistiu-se a um autêntico festival de oportunidades de golo falhadas pelos unionistas: Leandro Filipe, Fábio Luzio, Anderson Nascimento, Tiago Vieira…
Não marcou o U. Tomar… e o Glória empatou, já no minuto 37: lance rápido de ataque, cruzamento de Costinha, da direita, e desvio certeiro de Filipe Gaspar, sem hipótese para Ivo Cristo.
Apesar do golpe inesperado, a equipa tomarense não se deixou afetar… e conseguiu voltar à liderança do marcador (1-2) ainda na primeira parte (45’), pelo brasileiro Anderson Nascimento, que, isolado, finalizou da melhor maneira um lance construído pela zona frontal.
O segundo tempo foi bastante mais disputado, mais repartido… mas com menos oportunidades. Ainda assim, o U. Tomar dispôs de várias situações para resolver a contenda, mas Leandro Filipe, Chrystian Pedroso e Diogo Ismail, por exemplo, não acertaram na rede.
Os minutos finais foram de grande ansiedade para a equipa unionista… que, apesar de alguns (pequenos) sustos, conseguiu garantir o mais importante – os três pontos.
Na próxima jornada, agendada para 3 de outubro (16h00), a equipa tomarense recebe a visita do Mação.
Outros resultados desta jornada 2: Cartaxo-Ferreira Zêzere, 1-0; Abrantes Benfica-U. Almeirim, 3-0; Amiense-Salvaterrense, 1-3; Benavente-Torres Novas, 2-1; Mação-Atl. Ouriense, 2-2; Samora Correia-Rio Maior, 0-4; Fazendense-Alcanenense, 3-1.