Quatro equipas do distrito iniciam a época oficial de futsal no próximo sábado, na segunda edição do Troféu ‘Luís Boavida’ (prova em homenagem ao tomarense, falecido em 2018, que, durante muitos anos, foi dirigente da Associação de Futebol de Santarém).
Ferreira do Zêzere (da Série B da 2.ª Divisão nacional), Casa do Benfica em Golegã, Ribeira do Fárrio (ambas da Série E da 3.ª Divisão nacional) e Carvalhos de Figueiredo (do Distrital da AF Santarém) são as equipas que vão lutar pela conquista deste troféu, que volta a ter como palco o Pavilhão D. Nuno Álvares Pereira, em Tomar.
Há duas repetentes: Ferreira do Zêzere – empatou, a dois golos, diante do Caxinas, no passado sábado, na apresentação oficial – e Carvalhos de Figueiredo.
Na primeira edição, em 2019, chegaram mesmo à final, após triunfos sobre São Vicentense (11-2) e CAD Coruche (4-2), respetivamente. Os ferreirenses conquistaram o troféu com mais uma vitória expressiva: 8-0. E, logicamente, desta vez voltam a ser os grandes favoritos…
João Venâncio, treinador que se mantém na equipa de Carvalhos de Figueiredo, salienta que, mais uma vez, a sua equipa vai “fazer o melhor possível”: “O troféu, em 99% das hipóteses, está entregue ao Ferreira do Zêzere. Quem disser o contrário, não estará dentro da realidade. Há um equipa – Ribeira do Fárrio, que enfrenta a de Ferreira do Zêzere na qualificação – a quem saiu a ‘fava’ no sorteio. As outras duas vão lutar pelo acesso à final… Nós queremos mostrar o trabalho que temos feito, sabendo de antemão que os orçamentos, a capacidade de recrutamento de novos jogadores, são muito diferentes. Estou contente com o plantel que tenho. Mas vamos lutar com equipas reforçadas para participarem nos campeonatos nacionais. Vamos à luta, com a entreajuda e a vontade que sempre nos carateriza, pelo melhor resultado possível… e, neste caso, para tentar estar novamente na final. E na final… pode ser que nos saia o ‘prémio’!”.
Os dois primeiros jogos, de qualificação, vão decorrer na tarde/noite de sábado, dia 11: Ribeira Fárrio-Ferreira Zêzere (17h30) e C. Figueiredo-CB Golegã (20h00).
Os dois jogos que definem a classificação final estão agendados para a tarde de domingo: vencidos às 16h00 e vencedores às 18h30.
Plantel 2021/22
A equipa de Carvalhos de Figueiredo parte com a ambição de fazer melhor que na época passada – chegou à final da prova distrital (disputada em formato reduzido devido à pandemia de Covid-19), onde perdeu diante do Ribeira do Fárrio por 4-0.
Tal como o treinador, a maior parte dos jogadores transita para a época 2021/22: Cláudio Cobra, Ivo Silva, Paulo Azeitona (guarda-redes), João ‘China’ Domingos, Mário Capela, Bruno ‘Mandioca’ Henriques, Luís Carrão, Bruno Lima, Daniel Nunes, João ‘Pato’ Venâncio, José Inácio, Diogo Graça e Marco Ferreira. Nuno Freitas e Marco ‘Mantorras’ Ferreira ainda estão em dúvida. Há três reforços confirmados: Filipe Barnabé (ex-Caxarias), Alain Moreira (ex-Ferreira do Zêzere) e Leandro Tavares (ex-CB Golegã).
A nona edição do Torneio Alberto Mesquita (habitualmente incluído na fase de preparação para a época desportiva) vai decorrer, no pavilhão de Carvalhos de Figueiredo, no dia 18 de setembro (sábado).
Os dois convidados deste ano são ACREDEM (de Maçãs de Dona Maria) e U. Serra, do Distrital de Leiria.