A época oficial de 2021/22 do hóquei em patins arranca amanhã, sexta feira, em Tomar. As melhores equipas de Portugal (e, algumas delas, do Mundo); prova oficial; público nas bancadas: estão reunidos todos os ingredientes para que, de 10 a 12 de setembro, todas as atenções dos adeptos da modalidade (e, claro, do desporto em geral) estejam voltadas para o Pavilhão Municipal Cidade de Tomar. A cidade templária assume-se como a capital do hóquei em patins ao receber a quinta edição da Elite Cup.
Esta competição foi lançada pela Associação Nacional de Clubes de Patinagem (ANACP) em 2016: as duas primeiras edições realizaram-se em Coimbra, com triunfos de Sporting (2016) e Benfica (2017); as duas edições seguintes foram em Portimão, onde os leões somaram o seu segundo triunfo (2018) e o FC Porto ergueu pela primeira vez o troféu (2019).
Sem realização em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a prova de abertura da época regressa agora em Tomar, e com estatuto oficial – ou seja, sob a égide da Federação de Patinagem de Portugal (FPP) -, com os oito mais bem classificados da fase regular do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da época passada: Sporting, FC Porto, Ó. Barcelos, Benfica, Oliveirense, Sp. Tomar/IPT, Valongo e Juv. Viana.
O sorteio, efetuado no dia 23 de agosto, durante a cerimónia de apresentação no Salão Nobre da Câmara de Tomar, determinou confrontos interessantes logo nos quartos de final, no dia 10, sexta feira: Sporting-Oliveirense (10h00); FC Porto-Valongo (14h00), Ó. Barcelos-Sp. Tomar/IPT (18h00) e Benfica-Juv. Viana (21h00).
Nuno Lopes considera que a realização da Elite Cup em Tomar “é já uma vitória da cidade, do clube e dos adeptos tomarenses”: “Tem de se dar mérito a quem o merece. É claramente uma aposta de quem tem dado muito ao hóquei em patins. Falo, obviamente, da Câmara de Tomar… no apoio ao clube e à modalidade. É também fruto da nossa classificação na época passada. É um presente que a cidade, no seu todo, merece. Independente do resultado final, deve ser um motivo de orgulho para todos os tomarenses. Ser a ‘capital do hóquei’… é um título feliz. O próximo fim de semana vai entrar na história do desporto em Tomar”.
“Os clubes já olhavam para esta prova como se fosse oficial. E a Federação foi inteligente na forma como acolheu a prova… e como está a tratar dela. Acima de tudo, é importante mostrar que o hóquei em patins também consegue organizar eventos ao nível do futebol – futebol de praia, de sala, de ‘onze’… Acho que a visibilidade da Elite Cup vai ser grande. E isso será bom para todos. Vai ser certamente uma prova de sucesso”, acrescentou o treinador do Sp. Tomar/IPT.
Sobre as expetativas da equipa tomarense, o técnico afirma que, sobretudo, querem “desfrutar deste momento”: “Olhamos para a prova… jogo a jogo! Para já, vamos apostar as ‘fichas’ para tentar ganhar o primeiro jogo, com o Ó. Barcelos. A equipa chega bem a esta primeira prova oficial. Participámos no torneio de Turquel, onde tivemos o que queríamos em termos de exigência competitiva. Na Marinha Grande não fomos tão rigorosos… e faltou marcar mais golos, principalmente no jogo com o Parede. Mas, acima de tudo, estamos a prepararmo-nos para o campeonato nacional. Essa é a nossa grande prova. Queremos consolidar uma posição… na forma como jogamos. Os resultados são importantes, mas, e os jogadores sabem disso, se consolidarmos a forma como treinamos e jogamos, os bons lugares acabam por acontecer naturalmente. Mais ponto ou menos ponto…”.
Esta prova fica também já marcada pelo regresso do público às bancadas (50% da lotação). Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, partilhou, na apresentação da prova, o regozijo e a vontade de que este facto simbolize “o pontapé de saída para a normalidade”.
O treinador Nuno Lopes também vinca a importância do “calor do público”: “Os jogadores precisam desse apoio. Mas também têm de retribuir. Queremos reforçar essa união, essa simbiose entre o público e os jogadores. Sei que o grau de exigência está alto, mas também tem de haver tolerância. Há sempre momentos nos jogos em que precisamos do público para nos ajudar a dar a volta por cima”.
Bilhetes à venda
A presença de público na Elite Cup vai ser possível dentro das normais definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), onde constam, entre outras, a obrigatoriedade do uso de máscara, a apresentação do certificado digital de vacinação ou teste PCR, e a medição da temperatura corporal, logo à entrada.
Os bilhetes para os três dias de competição (à venda desde o dia 7) podem ser adquiridos nas bilheteiras do Pavilhão Cidade de Tomar, nos seguintes horários: 14h30 às 19h30 (quinta feira), 8h30 às 21h00 (sexta feira e sábado) e das 8h00 às 16h00 (domingo). Confira estas e outras informações no site oficial da prova: https://www.elitecup.pt/.