É oficial: a Elite Cup de hóquei em patins será realizada em Tomar. A confirmação foi dada pela presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, na reunião do executivo municipal, na passada segunda feira.
As oito melhores equipas do hóquei em patins português – classificação da fase regular do campeonato de 2020/21 – vão medir forças em Tomar – no Pavilhão Cidade de Tomar – nos dias 10, 11 e 12 de setembro.
FC Porto (vencedor da última edição da Elite Cup, em 2019), Sporting (campeão europeu em título), Ó. Barcelos, Benfica, Oliveirense, Sp. Tomar, Valongo e Juv. Viana serão os clubes em luta pelo troféu relativo à quinta edição.
Lançada pela Associação Nacional de Clubes (ANACP), a Elite Cup, cujas duas primeiras edições decorreram em Coimbra e as outras duas em Portimão (em 2020 não se realizou devido à pandemia), transforma-se este ano numa prova oficial da Federação de Patinagem de Portugal (FPP).
O presidente da FPP, Luís Sénica, salientou que “a Elite Cup sempre foi uma prova que permite a potencialização da pré-época desportiva, em modo competitivo de nível superior. Este ano, e também pelo reconhecimento da sua importância no calendário nacional, assumimos a oficialização da mesma, o que, estou certo, permitirá ainda dar mais destaque e importância a este evento. Estou certo que esta competição vai cumprir os objetivos de todos os seus intervenientes e que se irá jogar sempre dentro do espírito da ética e do fair-play”.
Anabela Freitas, presidente da autarquia tomarense, considerou que “a Elite Cup é o mais prestigiado evento de clubes da modalidade de hóquei em patins e faz todo o sentido que aqui tenha a sua sede”: “Somos uma cidade de hóquei e será possível, acredito que sim, a todos os tomarenses, assistirem ao vivo ao melhor hóquei nacional. Por outro lado é uma oportunidade para mostrar as condições únicas que temos em Tomar, quer nas condições para a prática desportiva, quer nas condições que temos no acolhimento e lazer de excelência, que permite assegurar a força da nossa pretensão – tornar Tomar a capital do hóquei em patins. A forte promoção e divulgação, quer prévia quer durante o evento, que irá colocar Tomar no centro de todas as atenções de uma forma ímpar. Tenho a certeza que é uma aposta certa e que será um grande sucesso organizativo e desportivo”.
Francisco Madureira, vereador do PSD, questionou, na referida reunião de câmara, se o pavilhão vai receber obras no âmbito da Elite Cup, tendo a presidente da câmara respondido que irá avançar o que estava projetado fazer este ano, nomeadamente o afagamento do piso (a seguir à Elite Cup a empresa que fará o afagamento irá repor as marcações para as outras modalidades).
Será ainda adquirido um novo placard, que nos intervalos passará publicidade sobre Tomar e estará posicionado a meio do campo, na parede sem bancada.
O sorteio da Elite Cup – organizada pela empresa Sigma Stars – irá realizar-se no início de setembro, em Tomar, na conferência de imprensa de lançamento da prova.
O modelo competitivo será semelhante ao usado em 2019, com dois potes de quatro equipas cada. Num pote estarão os quatro primeiros classificados (cabeças de série) e no segundo pote os clubes classificados do quinto ao oitavo lugar.