Francisco Sousa conseguiu subir ao pódio na primeira prova da Taça de Portugal de Enduro 2021

0
3859

A vila de Lorvão, no concelho de Penacova, recebeu, neste domingo, a primeira prova da Taça de Portugal de Enduro 2021. Estiveram em prova, nas diversas categorias, 185 atletas.

O tomarense Francisco Sousa, do Team Ribeirense DH, estreou-se nesta vertente do BTT e aproveitou para treinar para as próximas competições. Ainda assim, com muito esforço, e depois de alguns contratempos, conseguiu subir ao último lugar do pódio na categoria e-bike.

Miguel Pardal (tempo total de 10:07.722), do goRide Portugal, e Pedro Cândido (10:26.608), do Movefree/ONfm/CM Torres Vedras, repartiram o pódio da categoria E-MTB Masculino com o atleta tomarense (10:29.872).

“Foi um fim de semana muito duro, talvez a prova mais difícil que realizei… Vinha apenas para treinar e experimentar a vertente (e-bike); tinha andado apenas uma vez nesta bicicleta, ainda estava muito pouco à vontade. No sábado, queria fazer o maior número de descidas de treino para conseguir decorar o percurso, pois era tudo novo e tinha três especiais para decorar. Infelizmente, logo na segunda descida tive uma queda forte que me deixou com bastantes escoriações, hematomas, e dois dedos do pé partidos, além de danos na bicicleta. O abandono estava à vista, era quase impossível continuar. Mas no domingo, com bastantes analgésicos, lá estava, pronto a partir… Chovia bastante, o que iria complicar as coisas. Fiz uma corrida completamente ‘às cegas’, visto não ter treinado no dia antes. Acabei a primeira pec no sétimo lugar. Mas daí para a frente foi sempre a recuperar e consegui o terceiro lugar na Pec2 e na Pec3. Nas contas finais consegui também o terceiro lugar. Soube a vitória; era impossível fazer melhor, visto todos os contratempos. Agora é descansar até aos próximos compromissos”, salientou Francisco Sousa.

José Borges, como o tempo de 9:39.390, destacou-se na categoria de Elite Masculina, nesta primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de Enduro. O atleta do Clube BTT Matosinhos disputou a corrida com Marco Veiga (9:50.453), do Ciclos Quintena Giant, vencendo com uma diferença de 11 segundos.

No setor feminino, Sophie Bagnall (12:23.764), do Gravity Bc, ganhou a prova com uma vantagem de oito segundos sobre Maaris Meier (12:32.530), do Maiatos.

A segunda prova da Taça de Portugal de Enduro vai realizar-se em Cadafaz, Celorico da Beira, no dia 6 de junho.

Para o próximo domingo, 16 de maio, está agendada a segunda prova da Taça de Portugal de Downhill, em Boticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here