A caminho da terceira fase de desconfinamento em Portugal verificou-se, nos últimos 14 dias, uma estabilização da situação epidemiológica no concelho de Tomar e tudo aponta para um tranquilo, mas gradual, regresso à normalidade.
Os dados indigitam para uma situação epidemiológica controlada, apesar de ainda existirem registos de infeções por SARS-COV-2 no concelho. Na ocorrência ou suspeita de novos casos positivos de contaminação o procedimento adotado será o cumprimento das normas e orientações emitidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), de isolamento e testes à Covid-19, como é atualmente o caso nas escolas Raul Lopes e Santa Iria.
Atendendo à atual realidade, a presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, com unânime concordância dos parceiros que agregam o Posto de Comando Municipal da Proteção Civil de Tomar(PCMPCT) deliberou, em cumprimento do disposto nos artigos 35º e 41º da Lei de Bases da Proteção Civil, a desativação do Posto de Comando.
Recorde-se que o PCMPCT agrega várias entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Tomar e respetiva Proteção Civil, a Autoridade de Saúde Local, a PSP, a GNR, a Segurança Social e o Centro Hospitalar do Médio Tejo. Num esforço conjunto, têm trabalhado no combate à pandemia e acompanhado a situação epidemiológica do concelho através da monitorização e vigilância tanto na comunidade em geral como em instituições.
Apesar da desativação do Posto de Comando o acompanhamento e apoio direto continuarão a ser efetuados pelas entidades competentes, nas suas áreas de atuação. As ações de sensibilização a fiscalização continuarão a decorrer bem como os trabalhos de descontaminação de espaços e apoio à vacinação.
Nas últimas duas semanas registaram-se 11 novos casos positivos à Covid-19. O boletim enviado pela USPMT – Unidade de Saúde Pública do ACES Médio, indica que em Tomar recuperaram 2419 pessoas dos 2488 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 registados desde março de 2020.