fbpx
16.6 C
Tomar

Leões com excelente atitude competitiva… foram penalizados mesmo à beira do fim!

Relacionadas

7.ª Peregrinação Solidaria no próximo dia 17 de maio

Um grupo de amigos tomarenses em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Nuno Santa Maria e...

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

Várias decisões da arbitragem deixaram, hoje, a equipa do Sp. Tomar/IPT à beira de um ataque de nervos – e uma em especial, a sete segundos do final, que permitiu ao Ó. Barcelos vencer, por 3-4, este encontro da jornada 22 do principal campeonato nacional. Os leões de Tomar estiveram no comando do marcador por três vezes, mas o adversário soube responder… e passou para a frente no último suspiro, em mais um lance de bola parada.

O jovem Lucas Honório, logo no minuto 5, na cobrança de um livre direto (por cartão azul a Miguel Rocha), não conseguiu bater o guardião Bruno ‘Joka’ Ferreira e abrir o marcador! No entanto, aproveitando a superioridade numérica, a equipa tomarense chegou ao golo volvido pouco mais de um minuto, por Pedro Martins (remate à boca da baliza, após excelente passe de Filipe Almeida).

A resposta da equipa de Barcelos aconteceu passado também um minuto: Miguel Rocha, num lance individual (a partir da direita), entrou na área e finalizou já em posição frontal, restabelecendo o empate (1-1). Reinado Ventura, pouco depois, ficou perto de conseguir a reviravolta: a bola embateu na trave da baliza leonina.

O guardião Francisco Veludo, já no minuto 12, negou o golo a Darío Giménez, na cobrança de um livre direto (cartão azul a Ivo Silva por falta sobre Miguel Rocha).

Rúben Sousa, que entrou em pista para completar a equipa tomarense depois de cumpridos os dois minutos em under-play, marcou o segundo golo leonino no minuto 16: finalização na área (antes de entrar na baliza, a bola bateu no poste e no guarda-redes…), após passe de Alexandre ‘Xanoca’ Marques.

Veludo voltou a negar a golo ao argentino Giménez, no minuto 19, na cobrança de uma grande penalidade. Mas o suplente Rafael Lourenço igualou o marcador (2-2) a pouco mais de dois minutos do intervalo: passe de João ‘Joca’ Guimarães, da esquerda, e excelente finalização na cara do guardião leonino.

Reinaldo Ventura (29’) e Rúben Sousa (31’) não conseguiram desfazer a igualdade, na cobrança dos livres diretos resultantes das décimas faltas das duas equipas, logo na fase inicial do segundo tempo.

O encontro continuava vivo, emotivo… e as oportunidades sucediam-se junto das duas balizas. Foi novamente o Sp. Tomar/IPT a adiantar-se no marcador (3-2), no minuto 37, por Filipe Almeida, na cobrança de uma grande penalidade (falta de Luís Querido sobre Anderson ‘Nery’ Silva). Esta nova vantagem leonina durou menos de dois minutos: num livre direto (Ivo Silva, após queda aparatosa na área, foi advertido pela segunda vez e, consequentemente, Paulo Almeida mostrou-lhe o cartão azul), Darío Giménez forçou novo empate, a três golos.

A vitória estava de novo ao alcance das duas equipas… Miguel Rocha, num excelente remate frontal, acertou no poste! Pedro Martins, isolado, também não foi capaz de bater o guardião barcelense…

Os leões de Tomar entraram nos últimos três minutos com 14 faltas; por isso, defenderam a sua baliza com todo o cuidado… E tendo recuperado a bola a 54 segundos do final, a equipa leonina optou por gerir o tempo… e, no mínimo, amealhar um ponto. No entanto, a sete segundos do último apito, Sílvia Coelho entendeu que uma queda de Filipe Almeida (após contacto do setique de Reinaldo Ventura) devia ser sancionada com falta… contra a equipa tomarense! Era, portanto, a 15.ª falta: com os tomarenses ainda incrédulos, Darío Giménez, no respetivo livre direto, levantou a bola… e bateu Veludo, consumando a reviravolta no marcador (3-4).

Depois de quase 50  minutos em que enfrentou um dos líderes do campeonato de igual para igual, o Sp. Tomar/IPT não merecia tamanha punição…

Ainda assim, continua num tranquilo sexto lugar, com 35 pontos… e mais nove que o Valongo, sétimo classificado.

Outros resultados desta jornada 22: Sporting-Juv. Viana, 9-3; Riba D’Ave-FC Porto, 2-7; Sanjoanense-H. Braga, 5-2; Tigres Almeirim-Turquel, 2-5; Oliveirense-Famalicense, 8-6; Benfica-Valongo, 3-3.

Na próxima jornada, agendada para 13 de março, o Sp. Tomar/IPT visita o candidato FC Porto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

7.ª Peregrinação Solidaria no próximo dia 17 de maio

Um grupo de amigos tomarenses em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Nuno Santa Maria e...

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de militares, muitos milicianos, que nelas...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -