O surto de Covid-19 no lar de S. José, situado no Carrascal, subiu de 12 para 40 casos, entre utentes, funcionárias e dirigentes. Depois de surgirem os primeiros casos, foram feitos testes a cerca de 100 pessoas, que confirmaram seis casos positivos de Covid-19 entre utentes do lar de S. José, quatro em colaboradores e dois na direção, entre os quais o presidente da instituição, Pedro Marques.
No domingo, dia 17 de janeiro, o CAST divulgou um comunicado dando a conhecer este aumento dos casos e referindo que “apesar do número alargado de utentes com testes positivos, a situação continua estável no que diz respeito ao estado de saúde dos utentes e também relativamente aos recursos humanos que deles cuidam. Foi apenas encaminhado um utente às urgências hospitalares por motivo que pensamos não estar relacionado com a Covid-19 e por precaução”.
É ainda referido no comunicado que os dois primeiros idosos que testaram positivo já se encontram completamente recuperados da infeção.
A situação no CAST está a ser acompanhada pelo médico da instituição e pelas autoridades competentes, nomeadamente pela Delegada de Saúde e a Segurança Social.