Três profissionais de saúde do hospital de Tomar acusaram positivo à Covid-19 e estão em casa sem sintomas. São casos, segundo a Delegada de Saúde, Maria dos Anjos Esperança, que “já vêm da semana passada e que foram infetados através de um senhor que foi internado para uma cirurgia e que se revelou positivo”. A Delegada de Saúde disse que a situação está controlada e que “não há qualquer problema em ir aos hospitais”.
Em conferência de imprensa online, na terça feira, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Carlos Andrade, afirmou desconhecer qualquer surto no hospital de Tomar. “Não tenho qualquer conhecimento de surto. Estamos a analisar duas ou três situações de enfermagem e de uma auxiliar de ação médica. Mas não é um surto, é uma situação que está controlada”.
Disse também que foi criado no CHMT um mecanismo “que dá total autonomia a qualquer um dos colaboradores desta casa de requererem serem testados. Qualquer profissional do CHMT que sinta a necessidade de ser testado, aciona um mecanismo instituído na casa e nesse mesmo dia ou no limite, no dia a seguir, é testado”, disse.