25.7 C
Tomar
Início Site Página 6

Convento de Cristo, Castelo Templário e Barragem de Castelo do Bode candidatos às novas 7 Maravilhas de Portugal

0

Tomar assume um lugar de destaque na representação do Médio Tejo na candidatura às novas 7 Maravilhas de Portugal, sendo o concelho da região com o maior número de patrimónios selecionados nesta fase do projeto.

Entre os candidatos encontram-se três dos mais emblemáticos símbolos do concelho: o Convento de Cristo, o Castelo Templário de Tomar e a Barragem de Castelo do Bode, referências incontornáveis da história, identidade e riqueza patrimonial do território tomarense.

A presença destas três candidaturas reforça a relevância cultural, histórica e turística de Tomar no panorama nacional, colocando o concelho em evidência numa iniciativa que pretende distinguir alguns dos mais importantes tesouros patrimoniais de Portugal.

Esta é uma oportunidade para valorizar e promover o património local, projetando-o além-fronteiras e reforçando o orgulho da comunidade tomarense nas suas raízes e na sua história.

Mais informações: www.7maravilhas.pt

Tenente-Coronel Alexandra Nascimento é a primeira mulher na história do Exército Português a comandar o Estabelecimento Prisional Militar

0

Realizou-se na quinta-feira, 28 de maio, na parada do Estabelecimento Prisional Militar (EPM), a cerimónia de tomada de posse da Tenente-Coronel de Artilharia Alexandra Sofia de Barros Nascimento como nova comandante daquela unidade militar.

Trata-se de um marco relevante na história daquela unidade militar e no percurso das mulheres nas Forças Armadas Portuguesas, simbolizando uma nova etapa na liderança do EPM uma vez que é a primeira mulher do Exército Português a assumir o comando de um Estabelecimento Prisional Militar.

A cerimónia foi presidida pelo diretor de Serviços de Pessoal do Exército, Brigadeiro-General Miguel António Pereira da Silva, contando com a presença de diversas entidades militares e civis. Durante a sessão decorreu a entrega do Estandarte Nacional do EPM à nova comandante, num ato simbólico e solene que assinalou formalmente a assunção do comando da unidade.

Natural de Chaves, a Tenente-Coronel Alexandra Sofia de Barros Nascimento sucede no comando do Estabelecimento Prisional Militar ao Tenente-Coronel de Artilharia João Miguel de Oliveira Capitulino, que exercia funções desde 12 de janeiro de 2024.

– Leia a notícia completa na próxima edição semanal

Salão Internacional da Miniatura & Companhia regressa a Tomar nos dias 6 e 7 de junho

0

O Pavilhão Municipal Patrícia Sampaio recebe, nos dias 6 e 7 de junho, a 4.ª edição do Salão Internacional da Miniatura & Companhia, um evento que já se afirma como uma referência nacional no universo do colecionismo e das miniaturas.

Durante dois dias, os visitantes poderão encontrar miniaturas de automóveis, comboios e outros veículos, materiais para maquetismo, figuras impressas em 3D, cartas colecionáveis e muito mais. Entre as novidades desta edição destacam-se dois espaços interativos: um layout ferroviário e uma pista de carros slot, onde o público poderá participar e recordar memórias de infância.

A entrada é gratuita e estarão presentes expositores de várias regiões do país.

O convite é deixado por José Vaz, um dos organizadores do evento: “Saiam de casa, mesmo que esteja calor. Brindem-nos com a vossa visita, porque certamente vão gostar”.

Golegã anuncia 50.ª Feira Nacional do Cavalo de 6 a 15 de novembro

0

A Golegã vai receber, entre 6 e 15 de novembro de 2026, a 50.ª Feira Nacional do Cavalo e a 27.ª Feira Internacional do Cavalo Lusitano. O evento decorre no âmbito da histórica Feira de São Martinho, realizada desde 1571.

Durante dez dias, a vila volta a afirmar-se como “Capital do Cavalo” e ponto de encontro de criadores, cavaleiros e visitantes de vários países. A edição deste ano assinala o 50.º aniversário da Feira Nacional do Cavalo, com destaque para a promoção e valorização da raça lusitana.

O cartaz oficial já foi divulgado e reforça a ligação da Golegã à tradição equestre, com a imagem de cavaleiros trajados à ribatejana. O programa inclui concursos de morfologia, provas de equitação de trabalho, galas equestres e demonstrações nas ruas da vila.

A feira mantém ainda a forte componente cultural e gastronómica, com tasquinhas, artesanato, animação e a presença de coudelarias de referência.

Considerada a maior montra mundial do cavalo lusitano, a Feira da Golegã é também um dos principais motores turísticos e económicos da região.

O programa detalhado será divulgado em breve pela Câmara Municipal da Golegã e pela organização.

32.º Congresso da Sopa realiza-se no próximo sábado no Parque Urbano

0

Tomar acolhe este sábado, 30 de maio, a 32.ª edição do Congresso da Sopa, que este ano estreia-se no Parque Urbano em vez do jardim do Mouchão. A partir das 12h30, o público pode provar 32 sopas preparadas por 25 restaurantes e associações, acompanhadas por vinhos de produtores do concelho.

Os bilhetes custam 5€ para adultos e 2€ para crianças dos 6 aos 12 anos, com Kit Família a 12€ para dois adultos e duas crianças. O Kit do Congressista, com copo, colher, tigela e guardanapo, fica por 4€.

Podem ser comprados no CIRE Tomar, no Posto de Turismo ou, no próprio dia, a partir das 10h00 no local.

Apontamentos

0

Terminei a minha Nota da passada semana em Cidade de Tomar com a pergunta, que repito: Há na autarquia uma Comissão de Toponímia?

E, sobre esta pergunta, relembro o que, em tempos, escrevi:

Lembrando o Sr. Dr. Amândio Marques Murta, no centenário do seu nascimento:
Tomar encerra em si alguma estranheza.

Vem esta minha afirmação a propósito do centenário do nascimento do sr. Dr. Amândio Marques Murta, nascido a 10 de Março de 1921, oftalmologista considerado, e Presidente de Câmara da nossa terra nos mandatos de 1980 a 1986.
Com ele, naqueles já longínquos anos, a afirmação de Tomar foi uma constante, quer nos contactos com Amares, terra de nascimento de Gualdim Pais, quer no desempenho de inúmeros cargos públicos, como o de Presidente da nóvel Região de Turismo; quer como impulsionador e defensor do nosso Instituto Politécnico; quer na sua inserção social de protecção aos desfavorecidos.

E, no aspecto cultural, recordo que, com ele, sendo vereador com o Pelouro da Cultura o Sr. Dr. Duarte Nuno Vasconcelos, se iniciou a publicação do Boletim Cultural e Informativo da Câmara Municipal de Tomar, tendo o primeiro número sido dado à estampa em 1 de Março de 1981.

Mas a razão desta Nota, prende-se com o esquecimento a que alguns, que a Tomar tudo deram, são votados. É este o caso do Sr. Dr. Amândio Marques Murta.
Daí a minha estranheza de, ao que os jornais da época noticiaram, nunca ter sido prosseguida a deliberação camarária de atribuir o nome de Amândio Marques Murta a uma rua da nossa cidade, tal como o noticiou o Cidade de Tomar de 6 de Janeiro de 2012.

Bem sei que, aquando das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal, já sob a Presidência da Sra. Dra. Anabela Freitas, homenageou, a título póstumo, autarcas nabantinos. Entre estes estava Amândio Marques Murta. Mas pergunto: não seria de concretizar a decisão camarária de Janeiro de 2011?

Perpetuando a memória daquele que tanto lutou, como, naturalmente outros o fizeram e, diariamente, o fazem, pela afirmação da nossa terra? Que tal reparar esta injustiça?


*


Recupero aquele meu escrito, face à surpresa da atribuição do nome de Amândio Murta à estrada que sempre conheci como Estrada da Platex e que passa junto ao Cemitério de Marmelais. Reconheço que houve atribuição do nome da Amândio Marques Murta, mas, com toda a humildade, pergunto: avisaram a Família de tal acto de descerramento da placa toponímica? Face à figura de tomarense dedicado e interessado do Dr. Murta, não se poderia ter pensado numa outra localização?
Daí a pergunta inicial: Há uma Comissão de Toponímia que se debruce e pondere a razão de atribuição de nome a ruas da nossa Cidade? E relembro os escritos de Romualdo Mela no Boletim Cultural e Informativo da Câmara Municipal de Tomar, com início em 1 de Março de 1981, historiando a razão de atribuição de nomes às ruas da nossa Terra. Razão pela qual lanço este desafio – não será de prosseguir o então realizado pelo Pelouro de Cultura da Câmara?

Todavia, não quero terminar esta minha Nota sem uma referência à Carta Encíclica do Papa Leão XIV, intitulada Magnífica humanidade. Naturalmente, outros, muito melhor que eu próprio, falarão sobre tal. Mas não posso deixar de referir tal encíclica num período em que a discussão do direito laboral assume relevância e sobre o conteúdo de tal texto. Relevância num tempo em que a Dignidade e salvaguarda da pessoa humana, na era da Inteligência Artificial, parece não merecer protecção. É momento de reflexão.

O diretor,
António Cândido Lopes Madureira

Hugo Costa preside a Comissão de Acompanhamento do PTRR

0

O deputado tomarense Hugo Costa tomou posse esta quarta feira, 27 de maio, como presidente da Comissão Eventual para Resiliência, Prevenção de Catástrofes Naturais e Acompanhamento do Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR) na Assembleia da República.

A comissão foi aprovada por unanimidade no passado dia 8 de maio, na sequência de uma resolução parlamentar aprovada a 9 de abril. A composição resultou de uma proposta apresentada pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, tendo em conta a representatividade dos diferentes grupos parlamentares.

No total, a comissão será composta por 27 deputados efetivos, o número máximo permitido. O PSD terá oito representantes, o Chega cinco, o PS cinco, a Iniciativa Liberal dois, o Livre dois, enquanto PCP, CDS, Bloco de Esquerda, JPP e PAN terão um deputado cada.

Em comunicado, “a Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista congratula-se com a escolha do deputado Hugo Costa para a presidência da Comissão Eventual para a Resiliência, Prevenção de Catástrofes Naturais e Acompanhamento do Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR), um orgulho que é o reconhecimento da consistência da experiência, competência e do trabalho parlamentar e político desenvolvido por Hugo Costa ao longo dos anos na defesa dos superiores interesses das pessoas e dos territórios, em especial do distrito de Santarém”.

Lara e Eduarda campeãs nacionais de trampolim sincronizado

0

Lara Fernandes e Eduarda Correia, do Ginásio Clube de Tomar (GCT), sagraram-se campeãs nacionais de trampolim sincronizado no escalão de Juniores (1.ª Divisão).

Viana do Castelo (concretamente o Pavilhão Praça Viana) recebeu o Campeonato Nacional de Trampolim Individual e Sincronizado, no passado fim de semana, 23 e 24 de maio. A maior competição nacional da modalidade reuniu mais de 400 ginastas, de cerca de 40 clubes de todo o país, distribuídos por vários escalões competitivos, desde formação até elite, mostrando, durante os dois dias de competição, elevada técnica, precisão e dificuldade acrobática.

As duas atletas do GCT, ambas com 15 anos, conseguiram estar ao melhor nível (marca final de 74.420), superando uma dupla do Sporting (74.250) e outra dupla do AG Sines e do V. Setúbal (74.200).

– Notícia completa na edição 4747, desta semana.

Antiga Escola Primária da Charneca da Peralva recebe evento para celebrar Dia Internacional do Ceramista

0

No dia 28 de maio é comemorado o Dia Internacional do Ceramista. Para marcar a data, no dia 30 de maio, na antiga Escola Primária da Charneca da Peralva, na freguesia de Paialvo, em Tomar, irá ter uma programação que terá início às 09h00. O evento será gratuito e aberto ao público.

Pretende-se promover um encontro entre ceramistas, tendo, também, como objetivo integrar ceramistas da região, projetado o concelho de Tomar, como referência e polo da cerâmica artística e consolidando, esta arte milenar, como atrativo cultural do Concelho

A dinâmica do encontro, permitirá que os participantes passem pelas oficinas como observadores, mesmo que nem todos estejam a produzir as peças. Vai haver um circuito de passagem por entre os fazeres das oficinas, para que as pessoas possam entender e observar e participar “Haverá o piquenique partilhado, junte-se a nós e traga a sua “marmita”, convida a organização.

A comemoração é a oportunidade para conhecer o trabalho dos artesãos que com habilidade e dedicação, transformam o barro em verdadeiras obras de arte.

Granfondo Médio Tejo reuniu 1.500 ciclistas em Ferreira do Zêzere

0

A quinta edição do Granfondo Médio Tejo levou mais de 1.500 participantes até Ferreira do Zêzere no domingo, 24 de maio, confirmando o crescimento do evento no calendário nacional de granfondos.

Segundo a organização, estiveram presentes atletas de 27 nacionalidades diferentes, num fim de semana marcado não apenas pela componente desportiva, mas também pelo ambiente familiar e pela forte ligação ao território do Médio Tejo.

Com partida e chegada junto ao Mercado Municipal de Ferreira do Zêzere, os participantes tiveram à disposição três percursos adaptados a diferentes níveis de preparação física.

Os vários trajetos levaram os ciclistas por estradas rodeadas de floresta, aldeias e zonas ribeirinhas da região, numa combinação entre desafio físico e descoberta das paisagens locais.

Ao longo do fim de semana, o centro da vila recebeu centenas de atletas, acompanhantes e famílias, criando um ambiente muito ligado ao cicloturismo e aos eventos de participação massiva que têm vindo a crescer em Portugal nos últimos anos.

  • Noticia desenvolvida na próxima edição semanal.