25.7 C
Tomar
Início Site Página 7

Festival de Lanternas Flutuantes volta a iluminar o rio Nabão a 13 de junho

0

O rio Nabão, em Tomar, volta a transformar-se num cenário de luz e cor no próximo dia 13 de junho, com a realização da terceira edição do Festival de Lanternas Flutuantes. Entre a Ponte Velha e a Ponte do Flecheiro, serão lançadas cerca de mil lanternas, num espetáculo que promete voltar a atrair centenas de pessoas ao centro histórico de Tomar.

A iniciativa foi apresentada no auditório da Escola D. Nuno Álvares Pereira por alunos do 6.º ano, que representaram as turmas envolvidas neste projeto escolar e comunitário.

O festival nasceu no ano letivo 2018/2019 e rapidamente conquistou o público pela beleza das lanternas iluminadas a flutuar nas águas do Nabão.

Inspiradas numa tradição oriental com cerca de dois mil anos, as lanternas apresentam desenhos ligados ao património tomarense e são produzidas com materiais biodegradáveis. A recolha dos materiais será assegurada por equipas de canoagem, garantindo a reciclagem e reutilização dos elementos usados no evento.

– Leia a notícia na próxima edição semanal.

Fotos: Stephany Mendes

Flores naturais, tradição e fé marcaram o Cortejo do Divino Espírito Santo em Carregueiros

0

O cortejo das Festas em Honra do Divino Espírito Santo decorreu no domingo, dia 24 de maio, em Carregueiros, Tomar, reunindo dezenas de participantes e muito público ao longo do percurso. A iniciativa foi organizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo, com o apoio da Junta de Freguesia de Carregueiros, da Câmara Municipal de Tomar e o patrocínio de várias empresas locais.

O desfile integrou cerca de 40 tabuleiros ornamentados com flores naturais e cestas, num momento marcado pela tradição e pela forte participação da comunidade. O cortejo contou ainda com a presença de várias entidades oficiais, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, a vereadora Sandra Cardoso, o vereador Hugo Cristóvão, a vereadora Filipa Fernandes (que transportou um tabuleiro) e o mordomo da Festa dos Tabuleiros, Mário Formiga. Marcaram igualmente presença o juiz da festa, José Lopes, e o presidente da Confraria, Rui Miguel da Graça.

Carlos Gonçalves

– Leia a notícia completa e veja as fotos na próxima edição impressa.

Tejo Ambiente sensibilizou associações para gestão sustentável de resíduos em eventos

0

A Tejo Ambiente – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Médio Tejo promoveu, no passado dia 22 de maio, uma ação de sensibilização na Biblioteca Municipal de Tomar dedicada à gestão de resíduos em festas e eventos, dirigida a associações e juntas de freguesia.

A iniciativa teve como objetivo alertar para a importância da adoção de boas práticas ambientais na organização de atividades culturais, recreativas e festivas, incentivando uma gestão mais eficiente e sustentável dos resíduos produzidos.

A sessão contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da Tejo Ambiente e presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, que destacou o papel das associações na promoção de comportamentos ambientalmente responsáveis junto das comunidades locais.

Tomarense João Patrício participou na novela da SIC com interpretação de um prior

0

“Participar na novela ‘Vitória’ foi um belo desafio.” É desta forma que o tomarense João Patrício descreve a experiência de integrar o elenco da novela atualmente em exibição na SIC.
O ex-professor e ator participou no episódio 126 da produção televisiva, interpretando um prior durante uma cena de funeral da personagem Nuno, gravada no cemitério de Oeiras, em outubro do ano passado.

Ligado há vários anos ao teatro e às artes performativas, João Patrício revelou que parte da sua intervenção acabou por ser improvisada no momento das gravações, uma vez que o texto não se encontrava totalmente definido.

Aposentado do ensino, o ator continua ligado à atividade cultural, participando regularmente em iniciativas do grupo Fatias de Cá, recriações históricas, leituras públicas e programas televisivos, entre os quais “A Sentença”.

Sobre esta experiência em televisão, João Patrício destacou as diferenças entre palco e ecrã, sem deixar de sublinhar a essência comum da representação. “Levar essa bagagem para a televisão e dar vida a este prior foi uma experiência fascinante”, afirmou.

– Leia a notícia completa na próxima edição semanal.

Encerramento temporário do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar

0

O Centro de Estudos em Fotografia de Tomar informa que estará temporariamente encerrado ao público entre os dias 18 de maio e 20 de junho de 2026, devido à realização de intervenções de valorização e requalificação da sua sala de exposições, com o objetivo de melhorar as condições de acolhimento, conservação e apresentação de projetos expositivos.

A reabertura ao público terá lugar no dia 20 de junho, com a inauguração da exposição RAMOT – António da Costa Cabral, um projeto expositivo e editorial dedicado à valorização da obra e do legado fotográfico de António da Costa Cabral, último Conde de Tomar a residir no Convento de Cristo.

A exposição será desenvolvida em dois núcleos complementares, instalados no Centro de Estudos em Fotografia de Tomar e no Convento de Cristo, permitindo uma abordagem articulada entre as dimensões documental, artística e histórica da obra do fotógrafo.

O projeto resulta de uma parceria institucional entre o Arquivo Municipal de Lisboa, o Município de Tomar e o Instituto Politécnico de Tomar, através do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, e a Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., através do Convento de Cristo.

Palestra sobre felicidade reuniu mais de uma centena de participantes no IPT

0

A palestra “A Ciência da Felicidade”, dinamizada por Fábio Borges, reuniu cerca de 110 participantes no Auditório Principal do Campus de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar, no passado dia 15 de maio, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Família.

A iniciativa foi promovida pela Casa do Pessoal do Instituto Politécnico de Tomar e proporcionou uma reflexão sobre o bem-estar e a importância da felicidade no quotidiano pessoal e profissional.

Ao longo de cerca de uma hora, a sessão combinou momentos de humor, música, dança e partilha de experiências, transmitindo a ideia de que a felicidade deve ser encarada como uma prioridade e não como um luxo.

Segundo a organização, a forte adesão e o entusiasmo demonstrados pelos participantes evidenciam a importância de iniciativas que promovam a proximidade entre as pessoas e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Após o evento, Fábio Borges destacou o ambiente vivido durante a palestra, referindo que “ficou uma certeza: felicidade não é ausência de problemas. É a forma como escolhemos viver, amar, servir e enfrentar a vida apesar deles”.

O orador agradeceu ainda ao Instituto Politécnico de Tomar, à organização e aos participantes “pela entrega e pelo carinho”.

ANMP e Federação Minha Terra assinam protocolo para reforçar desenvolvimento rural

0

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Federação Minha Terra assinaram na sexta feira, 22 de maio, em Pombal, um protocolo de colaboração institucional com o objetivo de reforçar a coesão territorial e promover o desenvolvimento local de base comunitária nos territórios rurais.

O acordo foi formalizado durante o Encontro LEADER/Assembleia Geral da Federação Minha Terra, realizado em colaboração com a Associação Terras de Sicó, através das assinaturas do presidente da ANMP, Pedro Pimpão, e do presidente da direção da Federação Minha Terra, Jorge Rodrigues.

O protocolo prevê uma maior articulação entre municípios e associações de desenvolvimento local, consideradas entidades fundamentais na dinamização dos territórios de baixa densidade.

Entre as principais medidas previstas está a criação de um Conselho para o Desenvolvimento Rural, que terá como missão identificar problemas específicos das zonas rurais, promover a partilha de soluções entre autarcas e responsáveis dos Grupos de Ação Local e emitir pareceres sobre políticas públicas com impacto nestes territórios.

Câmara de Tomar apoia limpeza de terrenos afetados pela tempestade Kristin com apoios até 1.500 euros por hectare

0

O Município de Tomar aprovou a Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP 2.0), medida que permite avançar com ações de recuperação e valorização das áreas florestais afetadas pela tempestade Kristin no concelho de Tomar.

A operação prevê apoios até 1.500 euros por hectare para proprietários de terrenos rústicos abrangidos que realizem trabalhos de limpeza e recuperação das suas propriedades.

Segundo a autarquia, já se encontram inscritos mais de 300 proprietários no concelho, numa adesão considerada positiva e reveladora do envolvimento da população na recuperação da floresta e na prevenção de futuros riscos.

O registo dos proprietários deve ser efetuado através da plataforma do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas em https://pse-florestas.icnf.pt/

Para concluir o processo poderão ser necessários documentos como o Cartão de Cidadão, número de contribuinte, caderneta predial e elementos de localização ou identificação do prédio rústico.

A identificação georreferenciada dos terrenos poderá igualmente ser efetuada através do BUPi: https://bupi.gov.pt/

U. Tomar, 0 – Coruchense, 3

0

Triste despedida! Nesta tarde de sábado, no encerramento do principal campeonato distrital, o U. Tomar perdeu, em casa, diante do Coruchense por claro 0-3 (0-0 ao intervalo).

Com esta derrota, a equipa tomarense terminou a competição num desolador 10.º lugar… a 39 pontos de distância (74-35) do Fazendense, o novo campeão distrital (0-4 em Amiais de Baixo).

Riachense, Cartaxo e Tramagal descem ao segundo escalão distrital.

Parque Urbano de Tomar abriu ao público este fim de semana

0

O Parque Urbano de Tomar (antigo parque de campismo) abriu ao público oficialmente este sábado, 23 de maio, após uma primeira intervenção de limpeza e manutenção realizada pelo Município de Tomar, informa um comunicado da autarquia.

O parque estará aberto diariamente entre as 08h00 e as 20h00, contando já com sanitários em funcionamento e serviços de limpeza urbana assegurados.

Segundo o município, “esta reabertura marca o início de uma nova fase para um dos espaços de lazer e convívio com maior potencial na cidade, estando já em preparação um projeto mais abrangente de valorização e reabilitação”.

A futura intervenção deverá incluir melhorias ao nível do paisagismo, instalação de mobiliário urbano, criação de zonas de estadia e novas dinâmicas de utilização do espaço.

A autarquia refere ainda que pretende envolver a população no processo de renovação do parque, apelando à participação da comunidade através da partilha de opiniões e sugestões.