“Leve o que precisar, deixe o que quiser”. Esta é a mensagem que se pode encontrar numa caixa de prateleiras que está instalada junto ao Quartel dos Bombeiros Municipais de Tomar, desde segunda-feira, 20 de abril.
A ideia da Caixa Solidária partiu de Nuno Botelho. Preocupado com os muitos milhares de pessoas que perderam rendimentos – por terem ficado desempregadas ou por as empresas onde trabalham terem entrado em lay-off, na sequência da Covid-19 – entendeu que tinha de fazer alguma coisa para as ajudar. Foi quando lhe ocorreu colocar, a 4 de abril, uma caixa com alimentos e artigos de higiene pessoal no bairro onde mora, em Sassoeiros. Desde então, o gesto do fotojornalista, de 40 anos, tem sido replicado por todo o país.
Como funciona?
Deve colocar os bens de primeira necessidade previamente higienizados (bens alimentares e de higienização pessoal e dos espaços); Não ignorar bens alimentares para animais de companhia; Dispensar sacos para o transporte dos bens, para evitar o extravio de caixas e Ao manusear as Caixas devem ter os procedimentos de segurança necessários, tal como o uso de luvas e/ou gel desinfectante.
Quem quiser contribuir, é só passar e deixar bens alimentares. E quem precisa só tem que levar, permanecendo a caixa sempre no mesmo local.