25.7 C
Tomar
Início Site Página 546

Câmara anuncia suspensão de eventos culturais, encerramento da piscina e atividades desportivas sem público

0

Depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, esta manhã, a câmara, através da presidente, Anabela Freitas, anunciou, em conferência de imprensa, medidas a implementar face ao Covid-19, nomeadamente o encerramento das piscinas municipais, até dia 5 de abril; a realização das competições federadas sem público; a suspensão do Campeonato Distrital de Ginástica Acrobática que se iria realizar este fim de semana; o cancelamento de todos os eventos anunciados para a biblioteca, Cine Teatro e Complexo da Levada. Na biblioteca será ainda encerrado o espaço internet. Foram também adiados o Seminário Regional de Educação e o Bibliotecando.

Quanto à cedência do autocarro municipal que está destinado às associações, aos fins de semana, está a ser feito um levantamento e se os destinos forem para sítios com casos confirmados de Covid-19, o serviço será suspenso até 5 de abril.

Também as aulas na Universidade Sénior de Tomar (UST) estão suspensas até 13 de abril e pondera-se suspender as Atividades Extra Curriculares (AEC’s) nas escolas, uma vez que os professores que prestam este serviço, frequentam um grande número de escolas. Isto até não se saber qual a decisão do Conselho Nacional de Saúde Pública e do Ministério da Educação sobre a decisão, ou não, de encerrar todas as escolas. De qualquer forma, as orientações nacionais que vão ser anunciadas hoje, serão adotadas pela Câmara de Tomar.

Foi também levantada a questão do mercado municipal e a opinião da Comissão Municipal de Proteção Civil é que, atendendo ao facto de se realizar num espaço aberto, não há necessidade de o suspender.

Estas foram as medidas apresentadas até ao início/meados de abril, medidas que podem, ou não, ser agravadas consoante o avançar do vírus.

Notícia completa na edição impressa de 13 de março.

CHMT solicita que doentes mantenham os agendamentos dos atos clínicos

0

No âmbito da recente evolução da situação do novo Coronavírus(Covid-19) em Portugal, tem-se verificado no Centro Hospitalar do Médio Tejo, um elevado número de desmarcações de exames, tratamentos e consultas, por parte dos doentes.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, apesar de compreender esta atitude que decorre de algum receio, alerta no entanto que estas desmarcações serão remarcadas, apenas, no fim de lista de doentes em espera, o que atrasará consideravelmente a efetivação destas mesma consultas,tratamentos ou exames.

A falta ou desmarcação a consultas, exames ou tratamentos pode, ainda, prejudicar a evolução de saúde do doente, potenciando uma eventual ida aos Serviços de Urgência, estes sim, largamente desaconselhados.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo solicita que os doentes mantenham os agendamentos dos atos clínicos que estão em curso, sendo que será o próprio CHMT o primeiro a alterar algum ato clínico se a situação o exigir, comunicandoesse facto aos seus utentes.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo informa que todas as medidas protocoladas de prevenção ao novo Coronavírus(Covid-19) estão em curso, visando a segurança dos doentes e dos seus profissionais.

Laje na Ponte Nova cedeu e causa apreensão a peões

0

As infraestruturas de Portugal vão intervir na Ponte Eng.º Arantes e Oliveira (Ponte Nova) em Tomar uma vez que a laje, na parte do passeio, cedeu na tarde desta terça-feira, 10 de março, apresentando uma elevação. Muitos transeuntes que passaram no local mostravam-se curiosos mas também apreensivos em relação a esta situação. O Jornal “Cidade de Tomar” deslocou-se ao local, pelas 16h30, na ocasião em que os técnicos do Departamento de Obras Municipais e do dono da obra estavam a observar o sucedido, tendo chegado nesse momento a PSP para sinalizar a laje elevada, de modo a prevenir os peões para este perigo.

Entretanto, a Câmara de Tomar já veio a público esclarecer que “na sequência da deformação de parte do revestimento de um dos passeios da ponte Eng.º Arantes e Oliveira (Ponte Nova), ocorrida no início desta tarde, e após deslocação ao local de técnicos do Departamento de Obras Municipais e do dono da obra, as Infraestruturas de Portugal, constatou-se que esta situação foi provocada por movimentos oscilatórios do tabuleiro da ponte, não acompanhados pela dilatação das juntas do revestimento em pedra do passeio”.

De acordo com a autarquia, “trata-se de uma situação que não coloca em causa o normal funcionamento da ponte em termos pedonais e rodoviários”, estando prevista para esta quarta-feira, 11, a intervenção por parte das Infraestruturas de Portugal, a fim de efetuar as necessárias reparações.

Não há qualquer caso de coronavírus na Escola Santa Maria do Olival

0

Andou a circular, em Tomar, um boato de que uma aluna da Escola Santa Maria do Olival estaria infetada com o Covid-19, o que pôs em sobressalto muitas pessoas.

O “Cidade de Tomar” contatou a diretora do Agrupamento Nuno Santa Maria, Celeste Sousa, que nos adiantou que o mesmo não passou de uma “brincadeira de mau gosto por parte de uma aluna, afirmando que o pai estaria infetado e, por isso, ela também poderia estar”.

A situação já foi esclarecida junto dos pais.

Há situações com as quais não se brinca e esta é uma delas.

Aulas da Universidade Sénior de Tomar suspensas até 13 de abril devido ao Coronavirús

0

As aulas na Universidade Sénior de Tomar (UST) vão ser suspensas entre esta quarta-feira, dia 11 de março e 13 de abril, devido ao Coronavírus confirmou ao Jornal “Cidade de Tomar a vereadora da Cultura da Câmara de Tomar, Filipa Fernandes. A autarca explicou que os alunos da UST “pertencem a uma faixa etária mais vulnerável” relembrando que na passada semana já tinham sido canceladas as visitas de estudo desta instituição.

Olinda Maria Ferreira festejou 100.º aniversário

0

A aniversariante é utente do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Tomar há já 19 anos e por isso aquela é a sua casa.  Um ano antes, foi utente da valência Centro de Dia da mesma instituição. Olinda Maria Ferreira completou os seus 100 anos de vida a 6 de março último, mas a festa fez-se no domingo, dia 8. Consigo, para além da diretora do lar e do provedor da Santa Casa estiveram os filhos, os netos e os bisnetos. Ao chegarmos à Santa Casa percebemos que a festa estava preparada. Algumas crianças andavam por ali partilhando o espaço com os utentes e familiares em hora de visita.

Notícia completa na edição impressa de 13 de março.

Peditório da Cáritas até 15 de março

0

A Cáritas de Tomar trabalha com pessoas vulneráveis e carenciados do nosso concelho há mais de 30 anos. O seu objetivo é, sempre que possível, apoiar estas pessoas por um período de tempo determinado e promover a sua autonomia.

Contam apenas com os apoios de empresas e de pessoas do nosso concelho, para poder oferecer alimentos, mobiliário, eletrodomésticos, roupa de casa, vestuário, apoio ao sobre endividado e apoio ao estudo. Apoiam atualmente 460 pessoas, maioritariamente idosos, famílias monoparentais, crianças e jovens. Uma das receitas mais relevantes para poderem apoiar os seus utentes é o peditório anual que este ano se realiza de 12 a 15 de março em que solicitam apoio em dinheiro.

Atendendo ao problema de saúde pública que este ano se verifica, o peditório de rua fica muito comprometido pois há poucos voluntários para o realizar e muitas pessoas estão pouco recetivas a dar com medo de contágio.

Assim, a Cáritas solicita o vosso apoio monetário através de transferência bancária para a conta da Cáritas de Tomar entre os dias 12 e 15 de março para poder ser contabilizado no âmbito deste peditório. O NIB da Cáritas de Tomar é: 003600219910007895126. Contam com uma pequena ajuda para poderem conseguir fazer a diferença.

Caso queiram recibo para efeitos fiscais, a Cáritas agradece que enviem um email para caritastomar@gmail.com com o vosso NIF.

“A Canoa” oferece tapas e vinho a copo na Rua Silva Magalhães

0

Abriu na Rua Silva Magalhães n.º 61, em frente à Nabantina, no dia 1 de março, o Bar com Tapas “A Canoa” um espaço que tem como rosto Maria Olinda Bárbara, mais conhecida por Bárbara. A empresária, ex-emigrante na Suiça, contou ao nosso jornal que trabalhou muitos anos na restauração após ter emigrado, tendo desenvolvido um grande gosto por esta àrea e pelo contacto com o público. ” Tive um restaurante na Suíça onde estive 22 anos. Entretanto fiquei viúva e decidi regressar às minhas raízes, os meus pais eram da zona de Castelo de Bode. Depois de regressar senti que me faltava algo e um dia, ao ver o espaço na Rua Silva Magalhães pensei que era para mim”, contou.
O nome “A Canoa” é uma homenagem da empresária a um local que lhe é muito especial. “Eu nunca podia viajar por causa do restaurante na Suiça mas, um dia, consegui tirar 8 dias de férias e fui ao Brasil onde existia um barzinho onde me sentia muito bem e chamava-se A Canoa. Foi quando disse que, se alguma vez voltasse para as minhas raízes iria colocar o nome A Canoa”, explicou. 

  • Leia o desenvolvimento desta notícia na próxima edição semanal

Utentes de Asseiceira e Paialvo sem médico

0

Não correu bem a substituição do médico que prestava serviço na freguesia de Asseiceira, ontem, dia 9, e hoje, na freguesia de Paialvo, também não houve consultas.

Depois dos comunicados das Juntas de Freguesia de Asseiceira e Paialvo contra esta alteração, a população também reagiu e a médica que iria substituir o profissional que ali desempenhava funções, acabou por não conseguir trabalhar. Hoje, na freguesia de Paialvo, a médica não se apresentou para trabalhar como era suposto.

Uma fonte disse à Rádio Cidade de Tomar que a nova médica destacada para as freguesias de Asseiceira e Paialvo terá optado por desistir de assumir as funções que tinha acordado com o ACES do Médio Tejo nas extensões de saúde em causa.

Recorde-se que as Juntas de Freguesia de Asseiceira e Paialvo lamentaram, em comunicado, mudanças na saúde, sublinhando não concordar com a substituição do médico que ali prestava serviço por um outro profissional.

Notícia completa na edição impressa de 13 de março.

PAINTBALL: 1ª prova dinamizada pela NERSANT foi um sucesso

0

A novidade do programa dos eventos outdoor da NERSANT para 2020 foi o Paintball. Um jogo de equipa ao ar livre onde a cooperação, organização, comunicação e pensamento estratégico foram a chave para o sucesso. A 1ª edição da prova teve lugar no passado sábado, dia 7 março no Funpark, na Serra d’Aire/Fátima, com a presença de 70 participantes, em que a Resitejo foi a vencedora.

Num jogo de equipa ao ar livre onde a cooperação, organização, comunicação e pensamento estratégico foram a chave para o sucesso, a 1ª edição da prova teve lugar no passado sábado, dia 7 março no Funpark, na Serra d’Aire/Fátima, com a presença de 70 participantes.

Do programa constou provas de orientação e a prova de paintball, com os participantes em equipas de 5 elementos. Na prova de paintball o objetivo do jogo em equipa é atingir os elementos da equipa adversária, marcando as roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal.

O pódio ficou completo com 3º e 2º lugar para equipas da CBI – Chassis Brakes International Portugal, S. A e o 1º lugar foi atribuído à Resitejo – Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo.

A 1ª edição foi um sucesso, ficando o interesse dos participantes de voltar em 2021.