18.5 C
Tomar
Início Site Página 30

IP Thomar Rugby abre portas à formação de crianças e jovens

0

A IP Thomar Rugby – Associação deu esta semana início aos escalões de formação, abrindo portas às categorias Sub-8, Sub-10 e Sub-12. A iniciativa marca uma nova etapa no percurso do clube tomarense, que desde 2007 tem promovido a prática do rugby na região.

Com treinos a decorrer no Campo de Rugby do Instituto Politécnico de Tomar, às terças e quintas-feiras, pelas 18h30, o projeto de formação pretende captar novos praticantes e dinamizar o rugby junto das camadas mais jovens.

Durante o mês de outubro, a participação nos treinos é gratuita, numa estratégia que visa incentivar pais e mães a levarem os filhos e filhas a experimentar a modalidade.

Segundo os responsáveis do clube, esta aposta na formação “representa um passo natural no crescimento da IP Thomar Rugby”, que pretende “criar uma base sólida de jovens atletas e fomentar valores como o espírito de equipa, o respeito e a disciplina”.

A direção deixa o convite aberto a todas as famílias interessadas em conhecer melhor o rugby e o ambiente de convívio que o caracteriza. Para tal, basta aparecer no Campo de Rugby do Instituto Politécnico de Tomar às terças e quintas às 18h30.

NOTA DO DIRECTOR

0
E, no Domingo vamos votar na expectativa de saber quem estará na 2.º feira na Presidência da Câmara
E, devagar, mas com extrema expectativa está a findar a campanha eleitoral para as eleições autárquicas. Importa, assim, não esquecer aqueles que durante muitos anos se bateram por num Portugal moderno em que todos pudessem escolher, em liberdade, quem, em seu nome, governa os seus destinos.
Ainda, importa louvar, e agradecer, todas e todos que, muitas vezes, com sacrifício pessoal, familiar e profissional, sem esquecer o financeiro, se dispõem a encarar uma luta política e partidária em defesa dos ideais em que acreditam. É, assim, o jogo democrático.
Em Tomar, a nossa terra, a Comunidade Tomarense vai elege aquelas e aquelas que, para a Assembleia Municipal, a Presidência da Câmara e as Assembleias e Juntas De Freguesia, melhor entendem defender os seus anseios e convicções todos num sentimento de defesa dos interesses comuns. Não, acredito, os seus interesses pessoais.
É, pois, este simples, ou não, acto de escolha que importa assumir, com a devida consciência, respeitando na noite da contagem de votos as e os que ganharem ou perderem, numa perfeita manifestação de civismo que, estou certo, acontecerá.
E, não só o longo da campanha eleitoral, mas nos tempos que a antecederam, Cidade de Tomar abriu as suas páginas a todas as Forças Partidárias que se vão apresentar ao acto eleitoral. Ainda, Cidade de Tomar, divulgou as iniciativas que as mesmas Forças Partidárias promoveram e comunicaram. Foi um esforço que me cumpre salientar, mas senti que cumprimos. Esforço em que englobo a Rádio Cidade de Tomar, bem como a Rádio de Vila de Rei e a CR – Golegã, numa união de informar.
Importa, agora, defender que, quem ganhar para os vários órgãos autárquicos do nosso Concelho, terá a responsabilidade de defender e promover o bem-estar dos seus fregueses e munícipes. Na verdade, após a eleição, o que deve estar presente é o interesse da comunidade pela qual foi eleito, reflectindo que a campanha eleitoral terminou em 10 de Outubro de 2025. E, assim, como entendo e defendo, a partir de 12 de Outubro, à noite ou de madrugada as e os eleitos, serão, para mim, o meu Presidente da Assembleia Municipal, o meu Presidente da Câmara e o meu Presidente da Assembleia e da Junta de Freguesia.
Bem-Hajam, por isso, todas e todos as e os candidatos.
Todavia, não posso terminar esta minha nota sem uma nota de pesar pelo falecimento de Fernando Paulouro das Neves, antigo Director do Jornal do Fundão. Outros, muito melhor que eu, tecerão escritos sobre esta triste ocorrência. Tudo como a Nota da Associação Portuguesa de Imprensa destaca. Ocorrência que a todos encheu de pesar. E, com Fernando Paulouro das Neves, lembro a memória de seu Tio António Paulouro das Neves, este, também, histórico Director do Jornal do Fundão com quem tive o privilégio de contactar nos tempos do Partido Renovador Democrático – PRD.
Neste tempo, em que a Imprensa, Nacional, Regional e Local, atravessa momentos de enorme angústia, nomes como os que referi precisam de ser lembrados e reconhecidos como autênticos de defensores da mesma Imprensa, sempre posta ao serviço da comunidade em que se inseria, neste caso o Fundão e as Beiras. Cuidado extremo de verticalidade.
Fica o reconhecimento de Cidade de Tomar pelo que Fernando Paulouro das Neves representou, com sentimento de condolências à Família e, no seu todo, ao Jornal do Fundão.
O Director,
António Cândido Lopes Madureira.

Tomar volta a receber o “Tejo a Copo” com 26 produtores da região

0

Realiza-se no sábado, dia 11 de outubro, entre as 15h30 e as 20h30, no Vila Galé Collection Tomar a segunda edição do “Tejo a Copo”, iniciativa organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) em parceria com a Câmara Municipal de Tomar e com o apoio do grupo Vila Galé.

Este ano, o evento reúne 26 produtores de toda a região do Tejo, incluindo oito produtores do concelho de Tomar, Adega Casal Martins, Adega da Gaveta, Casal das Freiras, Herdade dos Templários, Pedro Sereno, Quinta da Alba, Santos & Seixo e Solar dos Loendros, que vão apresentar vinhos certificados DOC e IG Tejo.

O programa inclui duas provas comentadas pelo sommelier Rodolfo Tristão: às 16h00 será feita uma seleção de vinhos vencedores do Concurso de Vinhos do Tejo 2025, e às 17h30 a prova será dedicada aos produtores de Tomar, momento em que será anunciada a criação da nova sub-região vitivinícola “Serra”.
Para além das provas, o evento terá petiscos preparados pelo restaurante Vila Galé Collection Tomar e animação musical com DJ Fernandinho. Uma loja da Rota dos Vinhos do Tejo permitirá adquirir vinhos a preços especiais, com ofertas e portes grátis mediante condições.

A entrada no “Tomar um Tejo a Copo 2025” é gratuita, sendo que o acesso às degustações requer a aquisição do copo oficial (5 euros). As provas comentadas são gratuitas, mas sujeitas a inscrição no local.

“Tomar Metropolitano” propõe uma viagem artística por vários espaços da cidade

0

Foi inaugurado no sábado, 4 de outubro, o percurso expositivo “Tomar Metropolitano”, uma iniciativa promovida pela Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Tomar, que convida o público a descobrir a cidade através de uma rota artística e cultural distribuída por diversos espaços.

A mostra, que pode ser visitada até 25 de outubro, estende-se por vários pontos do centro urbano, onde se encontram obras de diferentes autores locais. O percurso inclui o Largo da Biblioteca Municipal de Tomar (António Diogo Rosa), a Ótica Alípios (Senhor Paulinho), o espaço Segunda-Feira (Sílvia Marieta), a Condótica (Carina Graça), o Vila Galé Collection Tomar (João Bruno), a Estrelas de Tomar (Pedro Caldeira e Paulo Graça), o Hanne Café (Duarte Carolino), o Café Paraíso (Filipe Lourenço), a Ótica Barreto (José Becerra Vitorino), o Insensato (Cristiana Fernandes) e a Rua Pedro Dias (Vasco Mourão).

Foto: Arlindo Homem 

“Mercado de 1900” recriou um mercado do princípio do século XX

0
A Praça da República, em Tomar, recebeu no domingo, 5 de outubro, o “Mercado de 1900”. A organização foi do Conselho Técnico Regional do Alto Ribatejo da Federação do Folclore Português e Ranchos Folclóricos do concelho de Tomar e teve o objetivo de recriar um mercado do princípio do século XX, no local onde decorria habitualmente nessa época.

Os “vendedores” do mercado chegaram pelas 9h50 chegaram, vindos de vários locais da cidade. Seguiu-se a abertura do mercado pelas 10h00. Durante o evento os visitantes foram presenteados com muita animação, bailarico, cantadores e tocadores de instrumentos tradicionais.

– Leia o desenvolvimento na próxima edição semanal

Rádio Cidade de Tomar assinala 36.º aniversário com espetáculo na Várzea Grande

0

A Rádio Cidade de Tomar vai celebrar o seu 36.º aniversário no  domingo, 19 de outubro, com um espetáculo musical aberto ao público, que terá lugar na Várzea Grande, em Tomar.

O evento, de entrada livre, começa às 17h30 e conta com um programa musical diversificado, reunindo artistas de renome nacional e regional. Entre os nomes confirmados destacam-se Paco Bandeira, Ricardo José e Belito Campos, a que se junta o Grupo Pé na Música, prometendo uma tarde de animação e convívio entre tomarenses e visitantes.

A Rádio Cidade de Tomar iniciou oficialmente as suas emissões a 20 de outubro de 1989 e, atualmente, a estação pode ser sintonizada em 90.5 FM, mantendo-se fiel à sua missão de proximidade e serviço à comunidade tomarense.

“Sons na Adega” encantou no Casal das Freiras com fado, gastronomia e vinhos do Tejo

0

Os Sons na Adega de 4 de outubro teve lugar no Casal das Freiras, no lugar de Carvalhal Grande, Madalena, num final de tarde e noite, em que a arte e simpatia dos anfitriões, de bem receber, com os néctares de eleição de uma adega Tejo, histórica e de referência regional, associado a repasto bem confecionado, garba apresentação, deveras delicioso, fez com que os convivas pudessem desfrutar de momento que não irão esquecer e muitas recomendações de visita à quinta, vão dar aos amigos.

O Grupo Saltimbancos de Tomar fez a receção musical, sendo que a noite foi abrilhantada pela Riachense Teresa Tapadas, acompanhada pelos irmãos Silva, Ricardo na guitarra portuguesa e na viola o João, em mostra do melhor que o fado nos oferece.

– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal

Carlos Gonçalves

Cinco animais adotados na mais recente campanha do CRO de Tomar

0

O Centro de Recolha Oficial de Tomar (CRO) realizou no domingo, 5 de outubro, mais uma campanha de adoção de animais. A iniciativa contou com uma boa participação da comunidade.
A edição deste ano incluiu como novidade uma aula de Dog Yoga, atividade que juntou participantes e animais num momento de convívio e descontração.
No total, três cães e dois gatos foram adotados, resultado que reflete a continuidade do interesse da população pelas ações promovidas pelo CRO.

9º Passeio de Motas e Motorizadas “Os Mata Bielas” juntou 210 participantes

0
Depois de em 2022 ter atraído cerca de 150 participantes, “Os Mata Bielas” organizaram mais uma edição do seu grandioso passeio, no dia 5 de outubro, nas instalações da ACRS da Venda Nova – Casais. Um evento que voltou a reunir os amantes de motas e motorizadas antigas, nesta edição juntaram 210 participantes.
Um dos pontos altos da atividade esteve relacionada com a inauguração oficial da sede da Associação da dos Mata Bielas a funcionar nas instalações da coletividade da Venda Nova, seguida da bênção dos capacetes para o passeio de Motas Antigas pelo padre Tiago Alberto.
– Leia mais desenvolvimentos na próxima edição semanal
M. Subtil

9º Passeio de Motas e Motorizadas “Os Mata Bielas” juntou 210 participantes

0

Depois de em 2022 ter atraído cerca de 150 participantes, “Os Mata Bielas” organizaram mais uma edição do seu grandioso passeio, no dia 5 de outubro, nas instalações da ACRS da Venda Nova – Casais. Um evento que voltou a reunir os amantes de motas e motorizadas antigas, nesta edição juntaram 210 participantes.

Um dos pontos altos da atividade esteve relacionada com a inauguração oficial da sede da Associação da dos Mata Bielas a funcionar nas instalações da coletividade da Venda Nova, seguida da bênção dos capacetes para o passeio de Motas Antigas pelo padre Tiago Alberto.

– Leia mais desenvolvimentos na próxima edição semanal
M. Subtil