18.5 C
Tomar
Início Site Página 31

20º Encontro Aéreo dos Templários juntou 15 aeronaves

0

O 20º Encontro Aéreo dos Templários em Tomar da Associação Tomarense de Aviação Ultraligeira (ATAUL), juntou, no domingo, dia 5 de outubro, 15 aeronaves, 12 das quais pilotadas por pilotos de vários pontos do nosso país.

Para além do encontro de aeronaves, destaque para o almoço de convívio que juntou pilotos e acompanhantes e muitas outras pessoas que se juntaram para partilharem uma refeição, uma tradição destes eventos.

– Leia mais desenvolvimentos na próxima edição semanal

M. Subtil

 Primeira caminhada “Dar vida à nossa aldeia” organizada pelos Benfiquistas de Carregueiros

0

No sábado, dia 4 de outubro, os “Benfiquistas de Carregueiros”, promoveram a sua Primeira caminhada “dar vida à nossa aldeia” e de acordo com a organização: “realizamos com enorme alegria a nossa primeira caminhada, um momento de partilha e bem-estar entre todos. Caminhámos juntos pelos caminhos da nossa terra, observamos a natureza, a nossa Fonte de São Miguel e claro, não podíamos deixar para trás o nosso Aqueduto, é, o espírito de união que nos move. A todos os que estiveram presentes, o nosso muito obrigado. Foi maravilhoso sentir a energia, os sorrisos e a vontade de fazer parte deste momento de partilha. Não vamos parar por aqui. Vamos continuar a dar vida à nossa aldeia, com mais atividades, mais encontros, mais momentos como este que aquecem o coração e fortalecem os laços entre todos. Todos são bem-vindos. Sempre. Fiquem atentos às próximas iniciativas”. O grupo é dirigido por João Évora, Mariana Paiva e António Mira.

– Notícia na próxima edição semanal

Texto: Manuel Subtil

Centro Social e Paroquial de Além da Ribeira realizou almoço de outono

0

O Centro Social e Paroquial de Além da Ribeira conta com 20 anos de vida e realizou no domingo, dia 5 de outubro, o seu tradicional Almoço de Outono com o salão do Centro de Convívios padre Mário Duarte completamente cheio.

A história do Centro Social Paroquial de Além da Ribeira (CSPAR) é já muito antiga. Uma família ofereceu uma casa da habitação, pedindo em troca poder usufruir do espaço, continuando a habitar na sua residência. A ideia do casal era que a sua antiga casa se transformasse num centro de dia ou num lar, mas a burocracia foi tão longa que o último dos dois parceiros acabou por falecer 12 anos antes da abertura do mesmo. Todo o processo burocrático e logístico levou cerca de 20 anos a ser executado.

– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal

Texto: Manuel Subtil

11 anos de vindima na rua dos Arcos

0
“Dedicada a vizinhos e amigos, vamos proceder à vindima que perfaz o 11º ano na rua dos Arcos”, disse José Sousa, assinalando esta iniciativa que é promovida pelo “Salão de Cabeleireiros Sousa” e pela “Cada Bebé Giro”.
Subindo um escadote, um colaborador, no caso, Octávio Silveira, tesoura em punho, iniciou o corte dos cachos de uvas dependurados nas parreiras afixadas nas paredes das moradias. Isto enquanto Anabela Antunes e José Sousa seguravam os cestos onde os cachos iam sendo depositados.
Seguiu-se o momento de convívio, saboreando os vinhos e os acepipes. Vinhos que convivas trouxerem em garrafas, umas de produtores caseiros, outras de marcas mais comerciais. Como dizia um participante “O bem vinho é aquele que sabe bem”.
– Leia o desenvolvimento desta reportagem na próxima edição semanal

Desfile “Noivas de Setembro” revive memórias e tradições em Alviobeira

0

No último domingo de setembro, realizou-se no recinto da antiga escola primária de Alviobeira, o evento “Noivas de Setembro”, um desfile de vestidos de noivas de várias épocas, desde os finais do século XIX, até aos nossos dias, uma iniciativa do RFEA. Noivas de Setembro” foi mais que um desfile de moda, foi um encontro de gerações, onde o passado encontrou o presente e inspirou o futuro.

O objetivo era dar protagonismo aos vestidos e retratar a evolução do vestido de noiva, ao longo das várias décadas, assim como proporcionar à comunidade a oportunidade de juntar-se e partilhar emoções. E foi isso que aconteceu! Não foram só vestidos que desfilaram, pois cada vestido de noiva, que desfilou na passerelle nessa tarde, carregava consigo uma história, um pedaço da vida de quem a confecionou ou de quem a vestiu em tempos passados. Foi uma viagem no tempo que nos lembrou momentos e que nos permitiu ver as mudanças e evoluções que moldaram a nossa sociedade.

– Leia o desenvolvimento na próxima edição semanal

Associação de Solidariedade Antunes (ASA) nasce em Tomar e já desenvolve em Cabo Verde um projeto que promove a continuidade escolar

0

Foi apresentada publicamente no sábado, 27 de setembro, em Tomar, a Associação de Solidariedade Antunes – ASA, fundada em memória do empresário Filipe Antunes e que já está ativa em Cabo Verde com um projeto que combate o abandono escolar.
“Hoje partilhamos convosco a criação da Associação de Solidariedade Antunes – ASA. Este é um sonho que nasce de um legado: o exemplo da Ilda, do Filipe, Manuel e Ramiro que, com pequenos gestos, sempre nos mostraram que a solidariedade é uma forma de viver. Inspirados por eles, damos agora continuidade a esse caminho, unindo três gerações numa mesma missão”, referiu. “Eles os quatro, que nos inspiraram com o seu exemplo.

Nós, os filhos, que damos continuidade a esse caminho. E os netos, a geração mais jovem que assume com entusiasmo o compromisso de levar mais longe esta missão”, sublinhou Nuno Antunes, um dos elementos fundadores da associação.

“A ASA é mais do que uma associação, é um convite à transformação. Queremos estar próximos, cuidar, mas também capacitar, dar ferramentas para que cada pessoa possa acreditar em si mesma e construir um futuro com dignidade. Não queremos ser grandes em números, mas enormes no coração de quem tocarmos, tendo como missão intervir de forma ativa no desenvolvimento da comunidade, respondendo às suas necessidades”, prosseguiu.

“É com enorme alegria e orgulho que partilho também que o nosso primeiro projeto já começou, em Cabo Verde (São Vicente), onde lançamos as primeiras sementes deste sonho. É só o início, mas acreditamos que, juntos, podemos transformar muitas vidas. Obrigado por nos apoiarem ao estarem aqui presentes hoje. Gostávamos muito que caminhassem connosco nesta missão. Que esta seja uma jornada feita de afetos, partilhas e esperança”, disse.

– Leia o desenvolvimento na edição que já está nas bancas

Cannab4ll: novo espaço em Tomar dedicado à cultura e usos terapêuticos da canábis

0

 

O centro da cidade de Tomar conta com um novo espaço dedicado à cultura da canábis. A loja, de seu nome Cannab4ll, abriu portas no dia 13 de julho e é gerida por Inês F. Dinis, mestre em Bioquímica Médica, que aprofundou os estudos sobre os efeitos da planta no cérebro humano em instituições de Lisboa, Coimbra e Bordéus.

Na Cannab4ll é possível encontrar uma grande diversidade de produtos desde roupas, bonés, merchandising, acessórios como mortalhas, filtros, isqueiros, bebidas e até plantas decorativas. Mais recentemente, a responsável introduziu também canábis e haxixe, uma decisão tomada apesar do preconceito ainda existente. “No início, optei por não vender erva porque ainda não me sentia segura para isso. Só mais tarde, quando ganhei confiança – tanto em mim como também no acolhimento por parte dos residentes de Tomar – é que avancei.”, explica.

Para Inês Dinis, o que distingue o projeto é a sua componente educativa. “Tenho formação em canábis medicinal e consigo esclarecer dúvidas sobre os efeitos das substâncias. Aqui não falta informação”.

Utentes lançam petição contra eventual encerramento da maternidade de Abrantes e da urgência pediátrica de Torres Novas

0

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo lançou uma petição pública para contestar a possibilidade de encerramento da maternidade de Abrantes e da urgência pediátrica do Hospital de Torres Novas, medidas que têm vindo a ser equacionadas pelo Governo no âmbito da reorganização dos serviços de saúde.

Sob o lema “Vamos defender a maternidade e urgência pediátrica do Médio Tejo”, o documento é dirigido à Ministra da Saúde e já recolheu mais de quatro mil assinaturas, em menos de uma semana. Paralelamente, está também a ser promovido um abaixo-assinado em formato físico, numa estratégia que visa manter o tema na agenda pública.

A Comissão de Utentes tem agendada uma reunião com o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo para o próximo dia 14 de outubro e vai solicitar uma audiência com a Ministra da Saúde. A estrutura pretende ainda envolver os autarcas que tomem posse após as eleições de 12 de outubro, de forma a reforçar a oposição ao eventual fecho destes serviços.

Com estas ações, os utentes pretendem travar o que consideram um “retrocesso grave no acesso a cuidados de saúde materno-infantis na região”.

A petição pode ser assinada aqui

Estabelecimento Prisional Militar de Tomar inaugurou espaço multirreligioso

0
O Estabelecimento Prisional Militar (EPM) de Tomar inaugurou, no dia 30 de setembro, o seu novo Espaço Multirreligioso, considerado único no contexto prisional português. A cerimónia contou com a presença de representantes de várias confissões religiosas, incluindo muçulmanos, judeus e católicos.

Na ocasião, o comandante do EPM, João Miguel Capitulino, sublinhou a relevância da iniciativa, explicando que o objetivo passa por disponibilizar um local multiregioso que permita “a toda a gente professar a sua fé, independentemente da sua religião ou crença”. O responsável destacou ainda que o espaço, desprovido de símbolos religiosos específicos, integra apenas a Árvore da Vida, símbolo universal de renovação.

– Notícia desenvolvida na edição semanal

XIV Festival Internacional do Acordeão no dia 11 de outubro

0

O Centro Cultural Alfredo Keil, em Ferreira do Zêzere, recebe no próximo dia 11 de outubro, às 21h30, a gala do XIV Festival Internacional do Acordeão.

O espetáculo contará com a atuação de músicos locais, Júlio Vitorino, Rodrigo Gomes e Márcio Cabral — e de artistas convidados de várias regiões do país, entre os quais Rodrigo Maurício, Rita Nunes, Maria Adélia Botelho e o DuoKasal. O cartaz inclui ainda a presença especial do acordeonista italiano Gianluca Campi, convidado internacional desta edição.

Os bilhetes têm o custo de 5 euros por pessoa (entrada gratuita até aos 12 anos) e podem ser adquiridos na tesouraria do município, nos Postos de Turismo de Ferreira do Zêzere e Dornes, ou no próprio dia do evento, estando sujeitos à lotação da sala.

A programação do festival começa mais cedo, às 15h00, com uma Masterclass de Acordeão orientada por Gianluca Campi na Academia Artística do Zêzere. A formação é limitada a oito participantes, tem um valor de 10 euros e as inscrições devem ser feitas através do email audioarte.unip@gmail.com.

O evento é organizado pela Audioarte, em colaboração com o Município de Ferreira do Zêzere, a Academia Artística do Zêzere e o Atelier do Acordeon.