fbpx
16.3 C
Tomar

Hóquei em patins: Sp. Tomar vice-campeão nacional de Sub-23

Relacionadas

Trabalhadores da ULS Médio Tejo em greve dia 30 de abril

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas tem vindo a...

Alunos das escolas do concelho na Assembleia Municipal Jovem

Alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho de Tomar, o Agrupamento Nuno de Santa Maria e...

Oleiros: Secretário de Estado do Turismo na inauguração do Miradouro do Zebro

O Município de Oleiros inaugurou, a 25 de abril, Dia da Liberdade, uma obra “há muito aguardada”...

7.ª Peregrinação Solidaria no próximo dia 17 de maio

Um grupo de amigos tomarenses em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Nuno Santa Maria e...

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Um brilhante trajeto… ao qual faltou apenas a ‘cereja no topo do bolo’! Com um grupo de atletas sub-19 (e um ainda juvenil), o Sp. Tomar caiu na final do Campeonato Nacional de Sub-23, diante da mais experiente equipa do Valongo, por 1-5.

A última fase (Prova 3) da primeira edição deste campeonato, instituído esta época pela Federação de Patinagem de Portugal, decorreu durante o recente fim de semana, no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira.

Era a final mais previsível, tendo em conta os resultados alcançados por Valongo e Sp. Tomar nas duas fases anteriores.

Recorde-se que, depois de uma fase regional, a Prova 2 (com oito equipas divididas em dois grupos, servindo para definir o alinhamento para a decisiva Final-8) decorreu no fim de semana anterior, em Alenquer.

Valongo e Sp. Tomar confirmaram a sua candidatura à final; os valonguenses vincaram a sua candidatura ao título. Após duas vitórias nos dois primeiros jogos, Valongo (4-1 ao Ac. Feira e 10-3 ao Oeiras) e Sp. Tomar (10-2 ao Oeiras e 7-4 ao Ac. Feira) encontraram-se no confronto que servia de ‘aperitivo’ para a final do campeonato.

A equipa valonguense (com Bernardo Mendes, Rafael Bessa, Diogo Barata e Diogo Abreu, quatro jogadores habituais na equipa sénior) venceu por claro 3-10.

Na decisiva Final-8, disputada na Capital do Móvel, o Sp. Tomar começou (na sexta feira) por bater o Campo de Ourique por expressivo 10-4. Lucas Honório (4), Francisco Beirante (2), Pedro Batista (2), João Inácio e Francisco Ferreira apontaram os golos leoninos.

Seguiu-se, na meia-final, no sábado, o confronto com a Oliveirense. Mais uma vitória dos jovens leões tomarenses, por claro 7-2. Francisco Beirante (3), João Inácio, Pedro Baptista, Lucas Honório e Francisco Ferreira marcaram os golos que carimbaram a presença no jogo mais desejado.

Também o Valongo teve, nesta terceira fase (e em toda a competição) um percurso digno de registo: 11-1 ao H. Mealhada e 10-3 ao Oeiras.

Na final, ao início da tarde de domingo, a equipa treinada por Vítor ‘Viti’ Oliveira foi superior, em particular no primeiro tempo. Com muita intensidade, aproveitou os erros dos tomarenses para chegar ao intervalo a vencer por 0-3 (dois golos de Gabriel Azevedo e um de Diogo Barata).

João Sousa motivou os seus pupilos no intervalo… e, efetivamente, o Sp. Tomar foi diferente, para melhor, na segunda parte, mas continuou com dificuldades para acertar na rede da baliza defendida por Bernardo Mendes.

Mais maduro, matreiro, o Valongo consolidou a vantagem com mais dois golos, por ‘Gabi’ Azevedo e Diogo Barata (0-5).

Pedro Baptista reduziu a diferença, para 1-5, a pouco mais de 15 minutos do final.

A equipa leonina, que já tinha desperdiçado três livres diretos, ainda poderia ter encurtado mais a distância no marcador, mas, entre outras oportunidades, não conseguir aproveitar uma nova situação de bola parada.

Triunfo da equipa que entrou como favorita nesta final… e que, efetivamente, nos 50 minutos, acabou por justificar a conquista deste título.

Mas o percurso do Sp. Tomar (a juntar ao do título nacional de Sub-17 conquistado na época 2011/12) também merece ser enaltecido: 14 vitórias e um empate em 16 jogos na primeira fase; duas vitórias em três jogos na segunda; duas vitórias nesta decisiva fase final.

Apenas três derrotas em 22 jogos mostram que o futuro destes jogadores pode ser risonho!

E por tudo isto, na cerimónia final do campeonato, os jogadores tomarenses… mereciam ter recebido pelo menos uma medalha!

Classificação final do campeonato: 1.º – Valongo; 2.º – Sp. Tomar; 3.º – Oeiras; 4.º – Oliveirense; 5.º – Campo de Ourique; 6.º – H. Mealhada; 7.º – Riba D’Ave; 8.º – Ac. Feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Trabalhadores da ULS Médio Tejo em greve dia 30 de abril

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas tem vindo a...

Alunos das escolas do concelho na Assembleia Municipal Jovem

Alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho de Tomar, o Agrupamento Nuno de Santa Maria e...

Oleiros: Secretário de Estado do Turismo na inauguração do Miradouro do Zebro

O Município de Oleiros inaugurou, a 25 de abril, Dia da Liberdade, uma obra “há muito aguardada” e cuja requalificação torna este...

7.ª Peregrinação Solidaria no próximo dia 17 de maio

Um grupo de amigos tomarenses em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Nuno Santa Maria e Templários, organiza a 7.ª Peregrinação...

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução dos Cravos que pôs fim...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de militares, muitos milicianos, que nelas...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -