O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas tem vindo a alertar a necessidade da aplicação da carreira aos trabalhadores auxiliares, tendo sido publicada pelo Decreto-Lei n.0 120/2023 de 22 de dezembro que aprova a carreira especial de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), esta transição efetua-se por lista nominativa, tendo sido já ultrapassados os prazos legais da sua publicação.
O Sindicato alerta para a crescente falta de pessoal nos serviços de saúde, nomeadamente pessoal técnico e auxiliar nos hospitais, entre outras categorias profissionais. Estão os trabalhadores confrontados com escalas de serviço com horas de trabalho suplementar, estando muitos a chegar à exaustão.
Também a correta aplicação do SIADAP é exigida, pois os trabalhadores que deveriam ter mudado de nível em 2023, pela avaliação do biénio 2021/2022 tendo obtido os 10 pontos, ainda não sabem quando lhes será aplicada essa mudança. A correta aplicação do SIADAP é um direito dos trabalhadores.
Segundo nota enviada à comunicação social, “Os trabalhadores estão cansados da inércia do conselho de administração da ULS Médio Tejo para a resolução dos problemas existentes. Basta de frases feitas, queremos e exigimos soluções! Estamos em Luta pela: Transição justa para a carreira especial de Técnico Auxiliar de Saúde! Correta aplicação do SIADAP! Contratação de trabalhadores necessários ao bom funcionamento dos serviços! Valorização profissional e salarial dos trabalhadores! Convocámos os trabalhadores para uma concentração frente ao conselho de administração da ULS, no Hospital de Torres Novas pelas 10h30, do dia 30 de abril”.