Entre os momentos mais simbólicos destaca-se a tradicional oferta de trigo pelos peregrinos, iniciativa que se realiza este ano pela 86.ª vez.
O Santuário de Fátima está a preparar a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de agosto, uma das celebrações mais marcantes do calendário religioso, que reúne habitualmente milhares de peregrinos provenientes de Portugal e de vários países.
A peregrinação será presidida pelo núncio apostólico em Portugal, D. Andrés Carrascosa.
As celebrações integram igualmente a Peregrinação Nacional do Migrante e do Refugiado, promovida pela Obra Portuguesa Católica de Migrações, reforçando uma mensagem de acolhimento, esperança e solidariedade.
Entre os momentos mais simbólicos destaca-se a tradicional oferta de trigo pelos peregrinos, iniciativa que se realiza este ano pela 86.ª vez. A tradição, iniciada em 1940, destina-se ao fabrico das hóstias utilizadas nas celebrações litúrgicas do Santuário.
O ano passado foram oferecidos 319,5 quilogramas de trigo e farinha, perpetuando um gesto de partilha que continua a marcar esta peregrinação.
O programa desta peregrinação tem início no dia 12 de agosto, às 17h30, com a Procissão Eucarística, no Recinto de Oração. Às 21h30 realiza-se a Bênção das Velas e a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a tradicional Procissão das Velas. Pelas 22h30 decorre a Celebração da Palavra, que culmina com a Procissão do Silêncio.
No dia 13 de agosto, as celebrações começam às 07h00 com a Procissão Eucarística. Às 9h00 será rezado o Rosário na Capelinha das Aparições e, às 10h00, terá lugar a celebração principal, que inclui a Procissão para o Altar, a Missa, a Bênção dos Doentes, a Palavra do Bispo Diocesano e a tradicional Procissão do Adeus, que encerra a peregrinação.
O Santuário de Fátima espera acolher milhares de fiéis nestes dois dias de oração e celebração, num dos momentos de maior afluência de peregrinos ao recinto durante o mês de agosto.
Santuário de Fátima prepara Peregrinação Nacional do Migrante e do Refugiado e a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de agosto.
Relacionadas
- Advertisement -