Tomar celebrou no sábado, 16 de novembro, o 102º aniversário de José-Augusto França, com uma sessão evocativa no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), iniciativa que contou com uma grande adesão de público, ao que se seguiu uma visita guiada à coleção, por Cristina Azevedo.
Nascido em Tomar, José-Augusto França foi uma figura central da cultura nacional dos séculos XX e XXI, notabilizando-se especialmente na História da Arte, área em que foi precursor no nosso país. Nos anos 90, ofereceu à cidade natal a maior parte da sua coleção de arte, com a qual foi criado este museu, que Cristina Azevedo Tavares definiu, na sessão, como um dos que melhor conseguem fazer, no país, um périplo abrangente pela arte portuguesa dos anos mil e novecentos.
Perante uma sala composta de público, Filipa Fernandes, abriu a sessão enfatizando a importância do patrono para a vida cultural tomarense, materializada naquela magnífica coleção. “Hoje é um dia muito especial para todos nós, mas um dia muito especial a nível nacional em que celebramos aquilo que é a verdadeira arte e cultura. Ao longo destes anos, temos dedicado muitas ações a esta figura incontornável e esta é mais uma forma de o homenagear, E não posso deixar de agradecer ao Rotary Clube Tomar Cidade e aos amigos do NAC, por terem a iniciativa de retomar a vida do NAC”, evocou.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal