Assinalou-se, no passado dia 21 de maio, o segundo aniversário da atividade denominada “Corridas no Terreno”, que acontece, todos os sábados, entre as 9h00 e as 10h00, na Mata dos Sete Montes ou, excecionalmente, junto ao mercado, ao longo do rio (quando não é possível na Mata, como acontece em dias de inverno). A atividade tem o nome “Corridas no Terreno”, mas podem ser corridas, caminhadas, cada um decide o que fazer, o que interessa é participar.
Segundo Randy Goodell e Chris Davison, os rostos do evento em Tomar, esta atividade teve início em Tomar há dois anos, mas o evento propriamente dito – “Corridas no Terreno” – teve início na Inglaterra, com apenas seis pessoas, agora são milhões a praticá-la, quer na Inglaterra, quer em todo o mundo.
Estes eventos de sábado de manhã têm um percurso de cinco quilómetros, no caso de Tomar, são duas voltas ao percurso (2,5 km cada). Ao fim de dez corridas, os participantes recebem uma t-shirt e depois vão recebendo quando perfazem 20, 30, 40, 50 corridas…. e depois só quando fizerem 100.
Os participantes são livres de escolher correr ou caminhar. À chegada, de preferência um pouco antes das 9h00, é feito um registo com o nome e idade, até para saber quantos vezes correram para receber a t-shirt.
Chris Davison é inglês e começou a participar nas “Corridas no Terreno” em Abrantes e agora, juntamente com Randy Goodell, são os promotores desta atividade em Tomar que conta já com dois anos. A cada sábado participam cerca de 30 pessoas, mas o objetivo é que participem mais.
Esta iniciativa “Corridas no Terreno” acontece, igualmente, nos concelhos vizinhos de Abrantes (onde tiveram início), Constância e Entroncamento, o que é salutar para os participantes poderem conhecer outros locais e outras pessoas.
Notícia completa na edição impressa de 24 de maio.