Carregueiros cumpriu, no passado domingo, dia 19 de maio, Dia de Pentecostes, a tradição com a realização do cortejo de tabuleiros no âmbito da Festa em Honra do Divino Espírito Santo, uma festa secular, com o cortejo de tabuleiros, entre a capela de Santo Amaro e a Igreja Matriz, que têm a particularidade de serem decorados com flores naturais.
Na véspera, no sábado, a comunidade reuniu-se para decorar os cerca de 50 tabuleiros com flores naturais, como dita a tradição nesta localidade.
A eucaristia foi presidida pelo padre Leopoldo Gonçalves e o cortejo contou, este ano, com a participação da vice-presidente da câmara, Filipa Fernandes, e da vereadora Rita Freitas. O cortejo foi acompanhado pela Banda da Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina.
A Festa em Honra ao Divino Espírito Santo realiza-se todos os anos em Carregueiros no Domingo de Pentecostes. O seu início perde-se nos tempos, mantendo no essencial a tradição que esteve na sua origem. Trata-se de uma festa essencialmente religiosa ligada à Irmandade do Divino Espírito Santo, que todos os anos elege de entre os Irmãos aquele que irá ser o Juiz da Festa do ano seguinte, o qual escolherá sete Irmãos para o ajudar.
Os festejos terminam hoje, dia 20, onde pelas 19h00, se fará a simbólica entrega da coroa e alfaias religiosas ao novo juiz que terá a tarefa de organizar a festa no próximo ano.