Realizou-se na tarde de quinta-feira, 21 de março, a cerimónia de lançamento das obras de adaptação e reabilitação da futura Residência de Estudantes do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), na Av. Dr. Cândido Madureira, no centro histórico de Tomar. A ocasião contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, entre muitos convidados.
Com esta obra, o Instituto Politécnico de Tomar pretende disponibilizar uma maior oferta de alojamento para os seus estudantes deslocados em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras.

João Freitas Coroado, presidente do IPT, referiu que este “é um investimento de aproximadamente 2 milhões e 300 mil euros e que vai permitir a oferta aos estudantes mais 68 camas, a juntar às 230 camas já existentes”, para além de permitir reabilitar um edifício que, apesar da manutenção que foi tendo, vai tornar-se mais eco-eficiente, com boas acessibilidades a todos os andares.
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, referiu que “a falta de alojamento estudantil, mais do que um problema nacional, é um problema europeu” pelo que o governo tentou, nos últimos dois anos, colmatar esta questão porque “ninguém deve desistir de entrar no ensino superior devido a (falta de) alojamento. “
A Residência de Estudantes do IPT vai ter uma capacidade de 68 camas, distribuídas por 37 quartos, dos quais 3 são individuais, 31 duplos, e 3 adaptados a portadores de mobilidade condicionada. As obras devem estar concluídas em abril do próximo ano.
– Notícia desenvolvida na próxima semanal