fbpx
10.4 C
Tomar

Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira aposta em projetos inovadores na área social

Relacionadas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...
Ana Isabel Felício
Comecei a trabalhar no Jornal Cidade de Tomar em 1999. Já lá vão uns anitos. Depois de sair da Universidade e de todas as dúvidas e dificuldades que surgem, foi-se construindo um caminho de experiência, com muitas situações, muitas pessoas, muitas aventuras e, claro, muito trabalho. Ao fim de todos estes anos, apesar de todos os percalços que a vida nos vai dando, cá estou, todos os dias a fazer o meu trabalho o melhor que sei, aprendendo com os que me rodeiam e também ensinando alguma coisa.

A Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira comemorou, no passado dia 20 de fevereiro de 2022, o seu 82.º aniversário. São 82 da Banda, há também o Coro, a vertente desportiva, cultural e a área social, com destaque para o Lar Raízes do Nabão, fundado há quase oito anos. Os dois anos de pandemia foram difíceis, mas vieram mostrar muitas coisas que fizeram até nascer novos projetos na área social. O “Cidade de Tomar” falou com Joaquim Góis e Lénia Mendes, presidente e vice presidente da direção, respetivamente, sobre essas novidades.

Cidade Tomar – A Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira comemorou recentemente o seu 82.º aniversário. Como é que foi esse dia, depois de algum tempo sem comemorações devido à pandemia?

Joaquim Góis (JG) – Todos estávamos ávidos dessas comemorações. O ano que passou não foi possível comemorar e para nós as comemorações são sempre um momento importante, é sempre um momento de muita emoção. Nas comemorações costumamos fazer uma retrospetiva do passado, da nossa história e projetamos o futuro. Estamos a investir fortemente no nosso parque desportivo e cultural e, portanto, aquele espaço que ainda está em remodelação, mas já está bastante digno, ao ar livre, foi o espaço escolhido para o aniversário, o que foi um êxito, pois houve uma participação muito alargada de associados, de amigos da Sociedade, músicos, coralistas, utentes do lar, trabalhadores, entidades, não estávamos à espera de tantas pessoas, mas foi um momento importante.

– Durante dois anos não houve festa…

Lénia Mendes (LM) – Sim, por isso foi um dia diferente, estávamos todos desejosos, não estávamos à espera de tanta adesão, mas o que é certo é que, tanto a população como os utentes do lar se deslocaram, os que podem deslocar-se e estão em condições de o fazer, e vieram junto de nós para um espaço contíguo ao lar, que temos para realização de eventos, comemorar o aniversario. Estamos a passar por um percurso de renovação e melhoramentos, mas, neste momento, era o que tínhamos e foi um dia muito agradável, onde estiveram entidades oficiais, vários parceiros, trabalhadores, utentes, sócios e amigos.

– A Sociedade já é mais do que a Banda e se calhar quando se fala no lar não se associa a uma das vossas valências?

LM – Foram 82 anos após a sua fundação, inicialmente um grupo de Cordas, depois, passou a Banda Filarmónica, mais tarde surge o Coro e o Desporto e recentemente surge a área social com a construção do Lar Raízes do Nabão. Todas estas áreas são desenvolvidas pela Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira, que é a instituição mãe. Inicialmente Instituição de Utilidade Pública e posteriormente IPSS. (…)

Uma entrevista para ler na íntegra na edição impressa de 8 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -