Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera: “Está a ocorrer o transporte de poeiras sobre o território continental devido a um fluxo de sul induzido pela depressão Célia. As poeiras em suspensão, oriundas do norte de África, atingiram a Península Ibérica prevendo-se que persistam até ao fim do dia 17, quinta feira”.
Em Tomar estas poeiras também já são visíveis, encontrando-se a atmosfera pesada, de cor alaranjada.
Esta massa de ar com origem no Norte de África, transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão, vai afetar as regiões do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.
As partículas de poeira, que originam o fenómeno conhecido por “Chuva de Lama”, podem causar problemas respiratórias e/ou alergias, alerta a Proteção Civil. Por isso, as autoridades de saúde recomendam: Evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco ou o contacto com produtos irritantes; É aconselhado a grupos específicos, como crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos e doentes do foro cardiovascular, que, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, permaneçam no interior dos edifícios com as janelas fechadas; Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso; Em caso de agravamento de sintomas ligar Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou procurar uma unidade de saúde.