Quinze dias depois do empate na cidade do Nabão, a três golos, Sp. Tomar/IPT e Hockey Trissino voltaram a encontrar-se, desta vez em Itália, para a quarta jornada do Grupo A da Liga Europeia. E o resultado… foi mais um empate, a quatro golos.
Mas este segundo encontro (tal como o primeiro…) não começou bem para a equipa tomarense: logo no minuto 4, na sequência de um contra-ataque, Giulio Cocco (ex-FC Porto) finalizou da direita… e abriu o marcador para o Trissino.
Volvidos apenas dois minutos, os leões de Tomar tiveram excelente oportunidade de igualar: na cobrança de um livre direto (por cartão azul a Emanuel García), Stefano Zampoli defendeu os remates de Caio… e de Filipe Almeida!
O guarda-redes italiano foi o grande obstáculo (tal como tinha sido em Tomar) à reação da equipa de Nuno Lopes… ao negar o golo com uma mão cheia de excelentes intervenções.
Mas, a pouco mais de um minuto do intervalo, num lance disputado no lado direito (entre Pedro Martins e Giulio Cocco…), a bola sobrou para Guilherme Silva, que, com um remate cruzado (e colocado), restabeleceu a igualdade: 1-1.
O início do segundo tempo também não foi muito feliz para o Sp. Tomar/IPT. Ou seja, ficou novamente em desvantagem, à entrada do segundo minuto, num remate frontal de Andrea Malagoli… ao ângulo superior esquerdo da baliza de Francisco Veludo.
A resposta leonina demorou menos de dois minutos: em contra-ataque, Filipe Almeida atirou da direita… e bateu Zampoli, igualando pela segunda vez o marcador: 2-2.
Ainda no minuto 28,foi assinada grande penalidade a favor do Sp. Tomar/IPT, por falta sobre Caio… No entanto, a decisão foi anulada após conversa entre os dois árbitros italianos.
Logo na resposta (segundos depois de anulado o penálti), aconteceu o terceiro golo do Trissino: passe de Francisco Ipiñazar da esquerda e finalização do inevitável Andrea Malagoli, ao segundo poste.
A décima falta do Trissino, passados cerca de dois minutos, levou Tomás Moreira para a marca de livre direto: o número 7 leonino atirou forte… à trave da baliza de Zampoli!
Filipe Almeida, à entrada do minuto 34, após falta junto da tabela lateral, viu dois cartões azuis seguidos: na cobrança do respetivo livre direto, Cocco falhou a baliza de Veludo.
Ainda dentro desse mesmo minuto, a equipa italiana, aproveitando a superioridade numérica, aumentou a diferença no marcador (4-2): passe de Cocco para a zona frontal… e remate certeiro de Malagoli, sem hipóteses para Veludo.
A equipa, devido ao segundo cartão azul, continuou com menos um jogador em pista… mas, desta vez, sem consequências no marcador!
Sem nada a perder, os leões de Tomar lançaram-se no ataque… E um cartão azul a Davide Gavioli, já no minuto 39, deu a Lucas Honório a hipótese de recolocar a equipa na luta pelo resultado: o jovem avançado levantou a bola… e não conseguiu rematar! No entanto, passados apenas 20 segundos (portanto, com a equipa italiana reduzida…), Honório veio da esquerda e finalizou rasteiro, por debaixo de Zampoli, reduzindo a diferença no marcador: 4-3.
Andrea Malagoli, que tinha sido o marcador de serviço na equipa italiana, desperdiçou (39’ e 42’) duas excelentes oportunidades – um livre direto (pela décima falta do Sp. Tomar/IPT) e uma grande penalidade – para colocar, definitivamente, o Trissino no caminho da vitória. Mérito também para Veludo, que (depois de ter sofrido três golos…) travou estas duas tentativas do número 6.
E o possante Guilherme Silva, em mais um remate frontal, surpreendeu Zampoli e completou a recuperação da equipa tomarense: 4-4.
Ainda faltavam cerca de sete minutos e meio para o final… mas, apesar das oportunidades criadas pelas duas equipas, o marcador não voltou a ser alterado.
Imparável no campeonato italiano (Serie A), onde soma 15 vitórias… em 15 jornadas, o Hockey Trissino apenas não venceu, esta época, os dois jogos que disputou com a equipa tomarense!
Os leões de Tomar conseguiram reagir a tempo… e trazer de Itália um ponto que pode ser importante nas contas do apuramento para a final-4 da Liga Europeia.
Contudo, devido à vitória do Amatori Lodi no recinto do La Vendéenne (2-3), nesta quarta jornada da Liga Europeia, a equipa leonina caiu para o terceiro lugar do Grupo A (com seis pontos, a dois do Trissino e a um do Lodi).
Na quinta jornada, agendada para 26 de março, o Sp. Tomar/IPT recebe a visita do Amatori Lodi, atual terceiro classificado no campeonato italiano. Em Itália, logo na abertura desta competição, registou-se um empate, a quatro golos.
O embate entre o Parede e a equipa tomarense, para a jornada 18 do principal campeonato português, realiza-se na próxima quarta feira, 16, às 21h00.
Foto: Hockey Trissino Facebook