“É com sentido orgulho e reconhecimento que nos encontramos hoje a proceder à cerimónia de transição do troféu relativo à junta de freguesia que conquistou o primeiro lugar nos jogos populares da última festa dos tabuleiros”, disse Feliciano Nunes, mordomo dos jogos populares, terça-feira, na Casa Vieira Guimarães”. Recordou quando no dia 6 de julho de 2019, na grande final dos jogos, e pela primeira vez, se registou um empate de pontos entre as freguesias de Junceira/Serra e S. Pedro. Junceira/Serra atingiam pela primeira vez o primeiro lugar, S. Pedro era habitual vencedora dos jogos. A solução prevista nos regulamentos seria recorrer aos melhores segundos lugares. Proposta da presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro, Lurdes Ferromau, o troféu ser repartido pelas duas juntas de freguesia. Assim aconteceu. Nesta primeira fase o troféu esteve na Junceira/Serra, agora transita para S. Pedro.
Recordou Feliciano Nunes que os jogos populares foram recriados na festa dos anos 50, baseados nos trabalhos rurais, exemplo de carregamentos de cestos, corrida de cântaros, corte de tronco a serrote, até que, no final da época de 70, um dos decanos da festa, Fernando (Nini) Ferreira, então presidente da Casa do Concelho de Tomar, decidiu elaborar um regulamento dos jogos que passaram a ser comparticipados com medalhas e troféus pela Casa de Tomar, o que ainda hoje acontece.
Frisou Feliciano Nunes o inquestionável interesse da Comissão Central da Festa em prosseguir os fundamentos dos jogos populares, não adulterando as suas raízes populares e o envolvimento de largas centenas de pessoas nas eliminatórias e na grande final, sempre com o espírito de salutar concorrência e convívio.
Esse espírito de convivência foi destacado pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro, António Vicente, o qual frisou a excecional importância do apoio e colaboração da Casa do Concelho de Tomar.
Em representação da Casa do Concelho de Tomar, Carlos Silva enalteceu a importância da festa em termos do envolvimento de todos os tomarenses qualquer que seja a sua localização.
Na transição do troféu, participaram a secretária e o tesoureiro da Junta de Freguesia de S. Pedro, Marta Pedro e José Rosa.
Em representação da mordoma da festa, Maria João Morais, que não pode estar presente por motivos profissionais, esteve João Victal, ex-mordomo.