Regresso às vitórias! Depois de dois resultados que ficaram aquém das expetativas – derrota em Valongo, por claro 5-1, e empate caseiro frente ao H. Trissino, a três golos, para a Liga Europeia -, o Sp. Tomar/IPT voltou aos triunfos na passada quarta feira, na visita ao Paço de Arcos, num jogo, da jornada 16 do campeonato, adiado devido ao compromisso europeu.
E as duas equipas, separadas na tabela classificativa por apenas quatro pontos, ofereceram um excelente espetáculo de hóquei em patins aos (relativamente poucos) presentes no pavilhão, mas onde se incluíam, entre outros, Nuno Resende e Paulo Freitas, treinadores de Benfica e Sporting, respetivamente. Recorde-se que os leões da capital serão os próximos adversários da equipa tomarense, na tarde do próximo domingo.
Os pupilos de Nuno Lopes foram crescendo desde os minutos iniciais, ganhando ascendente sobre o adversário… e tomaram a dianteira no marcador no minuto 11, por Caio, na cobrança de um livre direto (cartão azul a Pedro Vaz por falta sobre o número 8 leonino).
Contudo, o Paço de Arcos reagiu volvidos cerca de dois minutos: na marcação rápida de uma falta, Gonçalo Nunes (ex-Sporting) serviu João Sardo, que, sozinho na área, bateu Francisco Veludo e repôs a igualdade no marcador.
Mas os leões de Tomar estavam melhor… colocando mais intensidade no jogo em busca de nova vantagem. O segundo golo, por entre várias oportunidades, surgiu a cerca de dois minutos e meio do intervalo… com alguma felicidade: Guilherme Silva rematou forte da zona frontal e a bola, ressaltando num adversário, acabou no fundo das redes da baliza defendida por Diogo ‘Matraco’ Rodrigues.
E o Sp. Tomar/IPT também entrou da melhor forma na segunda parte: passados apenas 35 segundos, Caio elevou para 1-3, em remate cruzado da esquerda.
Mais uma vez, a resposta da equipa da casa não tardou muito: no minuto 31, no livre direto resultante da décima falta da equipa leonina, Bruno Frade bateu Veludo e reduziu para a diferença mínima: 2-3.
No entanto, volvidos mais três minutos, Caio completou o hat-trick: passe de Filipe Almeida da direita e remate certeiro da zona frontal, a repor a vantagem de dois golos (2-4).
Após quatro lances de bola parada desperdiçados – grandes penalidades de Filipe Fernandes (falta de Pedro Martins sobre Vaz) e Caio (falta de Fernandes sobre o número 8) e livres diretos de Lucas Honório (décima falta do Paço de Arcos) e Bruno Frade (cartão azul a Honório) -, o encontro entrou nos últimos 10 minutos com a equipa da casa em vantagem numérica… E, a 8.42 do final, Vaz rodou na zona frontal e serviu João Sardo, que, na direita, levantou a bola… e reduziu novamente para a diferença mínima: 3-4.
Cauteloso, gerindo a posse da bola, o Sp. Tomar/IPT não se precipitou no ataque… apesar da tentativa final de André Luís, treinador do Paço de Arcos, com a equipa armada com cinco jogadores de campo (portanto, sem guarda-redes).
Tomás Moreira, já a menos de 30 segundos do final, selou o triunfo leonino (com um remate forte…) na cobrança de um livre direto (pela 15.ª falta do PA).
Os leões de Tomar estiveram quase sempre na frente do marcador e somaram a oitava vitória (em 15 jornadas) no campeonato, retomando o sexto lugar da tabela classificativa, agora com 27 pontos. Ou seja, estenderam, para sete pontos, o avanço em relação ao Paço de Arcos, primeira equipa fora dos (oito) lugares de play-off.
O encontro entre a equipa tomarense e o Sporting, para a jornada 17 do campeonato, vai ser disputado no próximo domingo, 6, pelas 15h00, no Pavilhão Cidade de Tomar.