O projeto “Fuga”, de Rita Gaspar Vieira, foi inaugurado, na segunda feira, dia 17 de janeiro, na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, na sede do Agrupamento de Escolas Templários, na Escola Jácome Ratton.
O projeto/instalação “Fuga” propõe-se como “um caminho para a redescoberta de um território de emoção e de liberdade, sugerindo uma releitura dos espaços e objetos que nos são próximos, que definem e povoam os lugares onde vivemos. Animados com vida própria, cada um deles pode aqui ser entendido como um gerador de múltiplas possibilidades de evasão”.
Rita Gaspar Vieira estudou Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa – FBAUL, onde também fez o Mestrado em Teorias da Arte e o Doutoramento em Belas Artes –
Desenho. É artista visual, docente no Instituto Politécnico de Tomar e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e investigadora no Techn&Art – IPT – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, Instituto Politécnico de Tomar e Membro Colaborador no CEIS20/UC – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra.
Na cerimónia de inauguração da exposição, concretizada no âmbito do Plano Nacional das Artes, o diretor do Agrupamento, Paulo Macedo, sublinhou que esta é a sexta exposição na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, um espaço que permite que os alunos participem e visitem as exposições ali patentes. Na apresentação do projeto, Rita Gaspar Vieira referiu que o mesmo é denominado projeto e não exposição, pois trata-se de um conjunto de peças bastante delimitado que apresenta as questões de fundo do que tem sido a sua pesquisa artística e investigação em arte.